Turismo em São Paulo | Viajar para São Paulo

São Paulo possui vários museus. Dentre os principais museus estão o Museu do Ipiranga, onde foi proclamada a independência do Brasil, o Museu da Língua Portuguesa, o primeiro museu do mundo dedicado a um idioma, o MASP, um dos principais do continente e de todo o Hemisfério Sul, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Memorial do Imigrante, o Museu do Futebol, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, todos localizados no município de São Paulo. Outros museus importantes localizados fora da capital são o Museu do Café Brasileiro, Museu de Arte Sacra de Santos, Museu do Porto (em Santos), Museu de Arte Contemporânea de Campinas, Museu de Arte Moderna de Campinas, Museu de História Natural (em Campinas), etc.

O turismo presente no estado provoca um grande movimento interno por parte da população. São Paulo possui três polos de turismo: a capital, o litoral e o interior. A capital é o centro do turismo de negócios no Brasil, o que proporciona à cidade cerca de 45 mil eventos por ano. São Paulo também possui a maior rede hoteleira brasileira. Por especulação imobiliária em meados dos anos 1990, hoje existe excesso de oferta em número de vagas. A cidade também conta com procura no turismo gastronômico, depois de receber o título de capital mundial da gastronomia. O turismo cultural também é destaque dada a quantidade de museus, teatros e eventos como a Bienal de Artes e a Bienal do Livro.

O litoral paulista, com 622 quilômetros de extensão, abrange praias dos mais diversos tipos e tamanhos. Entre as cidades que mais recebem turistas no verão estão Santos, Praia Grande, Ubatuba, São Sebastião, Guarujá, entre outras, todas consideradas como estâncias balneárias.

No interior é possível encontrar estâncias, turismo rural, ecológico, municípios com clima europeu, cachoeiras, cavernas, rios, serras, fontes de água mineral, parques naturais, construções históricas dos séculos XVI, XVII e XVIII, igrejas em arquitetura jesuíta e sítios arqueológicos como o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). Quem procura diversões mais intensas pode procurar, como exemplo, o Hopi Hari, um dos principais parques temáticos do país, na Região Metropolitana de Campinas. Em matéria de ecoturismo, Brotas e Juquitiba têm a melhor infraestrutura. No inverno, o município de Campos do Jordão surge como a principal referência turística do estado, com o Festival de Inverno e diversas outras atrações em um ambiente cuja temperatura pode chegar a marcas negativas. Outro destino que recentemente tem sido muito procurado por turistas, são as águas termais naturais existentes em parques aquáticos instalados na cidade de Olímpia., que conta com ampla infraestrutura hoteleira voltada a atender os turistas que se dirigem ao local em busca do lazer proporcionado pelas piscinas de águas naturalmente aquecidas.

A capital paulista é o principal centro financeiro e a maior cidade do Brasil. Contando com a maior rede hoteleira do país, oferece vários pontos de entretenimento, centros culturais, museus e parques. Em razão da especulação imobiliária ocorrida em meados dos anos 1990, hoje existe excesso de oferta em número de vagas. Segundo a EMBRATUR, a cidade é o destino mais procurado pelos estrangeiros que viajam ao Brasil a negócios, eventos e convenções, e a terceira colocada nas viagens de lazer.

Após receber o título de capital mundial da gastronomia, a cidade conta com grande procura pelo turismo gastronômico. Muitos dos melhores restaurantes do Brasil encontram-se na capital paulista, com uma enorme variedade de culinárias para todos os bolsos.

Os principais eventos do calendário paulistano são: o réveillon da avenida Paulista, a Parada do Orgulho Gay, a Bienal de Arte de São Paulo, a Bienal do Livro de São Paulo, a São Paulo Fashion Week, o Carnaval de São Paulo, o Anima Mundi, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Salão do Automóvel, o Grande Prêmio do Brasil e a São Paulo Indy 300. Também sedia feiras, congressos e exposições específicos de determidas áreas de atuação do mercado ou da academia, como a Couromoda, Hospitalar e Hair Brasil. Além de toda a decoração de Natal feita em seus principais pontos turísticos, marcos, avenidas e edifícios, que em 2008 foi considerado o natal mais iluminado do mundo. Entre os principais pontos de interesse, encontram-se a avenida Paulista, o MASP, o Museu de Arte Moderna (MAM), a Pinacoteca do Estado, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o Memorial da América Latina, o Parque do Ibirapuera, o Parque da Independência e o Parque Zoológico.

A cidade também conta com o Aquário de São Paulo, o maior oceanário da América Latina, um complexo com mais de 4.500 m² com exposições temáticas, onde o visitante pode observar vários ecossistemas aquáticos, tanto de água doce quanto salgada. Nos extremos norte e sul da cidade, mais precisamente a Serra da Cantareira a norte e o distrito de Engenheiro Marsilac na serra do mar a sul, também são boas opções de turismo em São Paulo. A serra da Cantareira conta com parques naturais, abrigando diversas trilhas, tendo destaque para as cachoeiras. Ja no extremo sul do município, encontra-se uma reserva de mata atlântica, pouco povoada e em plena serra do mar. Apesar de ser uma reserva, conta com alguns parques naturais que possuem variadas trilhas, onde a principal atração é a vista para o mar, mais precisamente, a Baixada Santista.

Em 2008, o turismo em São Paulo alcançou um novo recorde, recebendo 11 milhões de turistas durante o ano, sendo 9 milhões domésticos (turistas brasileiros) e 2 milhões de estrangeiros, os quais deixaram R$ 8 bilhões na cidade. Dentre esses turistas, 25% são paulistas, do próprio estado de São Paulo, seguidos pelos mineiros. Entre os turistas estrangeiros, os norte-americanos e argentinos são os que mais visitam a cidade de São Paulo.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em São Paulo

Imagem vetorial em formato de estrela Avenida Paulista

Principal avenida da cidade e um dos melhores pontos turísticos de SP, a Avenida Paulista é um bom resumo do turbilhão de diferentes culturas que formam a cidade. Ela é capaz de ocupar um viajante por bastante tempo, por isso, se for a sua primeira vez em São Paulo, não se apresse em sair da Paulista.

Caminhar sem rumo já é o suficiente para entrar no clima de uma das maiores cidades do mundo. Vale até alugar uma bike compartilhada para percorrer a nova ciclovia que corta a Paulista de ponta a ponta.

A avenida, um dos principais pontos turísticos de SP, é sempre movimentada, até mesmo tarde da noite. E a cada momento ela é tomada por um público diferente, sendo assim, não perca a oportunidade de sempre dar uma passadinha por lá.


Imagem vetorial em formato de estrela Parque Ibirapuera

Quintal predileto dos paulistanos, o Parque Ibirapuera encanta pela ampla área verde, espaços bem cuidados e grande número de atrações gratuitas. Além de poder curtir o parque para correr, pedalar, andar de skate ou fazer um piquenique, o visitante ainda tem como opção vários centros culturais.

Destaque para o Museu de Arte Moderna (MAM), o surpreendente Museu Afro Brasil, a Fundação Bienal, e o Auditório Ibirapuera, que constantemente tem programação gratuita e a preços populares.

Vale ainda visitar o Planetário Prof. Aristóteles Orsini, recentemente reaberto à população e a Oca do Ibirapuera, que recebe feiras e eventos temporários. Como se não bastasse, ainda é possível esticar o passeio até o Museu de Arte Contemporânea da USP, vizinho ao Ibirapuera e com uma linda vista para o parque.


Imagem vetorial em formato de estrela Catedral da Sé e Mosteiro de São Bento

Duas das mais belas igrejas de São Paulo, a Catedral da Sé e o Mosteiro de São Bento, estão entre as visitas imperdíveis na cidade.

E não apenas por questões religiosas, mas também pela história e linda arquitetura de cada uma delas. A imponente construção da Catedral da Sé marca o centro da cidade e o marco zero de São Paulo, na Praça da Sé. O interior, com capacidade para 8.000 pessoas, é rodeado por vitrais, mosaicos e obras de arte sacra, além de um grande órgão, considerado o maior da América do Sul.

Já o Mosteiro de São Bento, além do belo interior, encanta os visitantes pelas missas com Canto Gregoriano, a visita ao Mosteiro de São Bento e a missa com Canto Gregoriano são de graça.


  • DDD(s) do estado de São Paulo
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19

Demografia São Paulo

Bioma: Mata-Atlântica

Densidade: 166,25 Habitantes por Km²

Gentílico: paulista

População (em 2010): 41.262.199 Habitantes

Unidade Territorial: 248.196,960 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para São Paulo? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios São Paulo para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em São Paulo


Descubra tudo sobre São Paulo. Previsão do tempo São Paulo. Localização São Paulo. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades de São Paulo

» São Paulo (11253503 Hab.)
» Guarulhos (1221979 Hab.)
» Campinas (1080113 Hab.)
» São Bernardo do Campo (765463 Hab.)
» Santo André (676407 Hab.)
» Osasco (666740 Hab.)
» São José dos Campos (629921 Hab.)

» Ribeirão Preto (604682 Hab.)
» Sorocaba (586625 Hab.)
» Santos (419400 Hab.)
» Mauá (417064 Hab.)
» São José do Rio Preto (408258 Hab.)
» Mogi das Cruzes (387779 Hab.)
» Diadema (386089 Hab.)

» Jundiaí (370126 Hab.)
» Carapicuíba (369584 Hab.)
» Piracicaba (364571 Hab.)
» Bauru (343937 Hab.)
» São Vicente (332445 Hab.)
» Itaquaquecetuba (321770 Hab.)
» Franca (318640 Hab.)


Hospedagem em São Paulo

Adamantina (4)
Aguaí (1)
Águas da Prata (5)
Águas de Lindóia (28)
Águas de Santa Bárbara (8)
Águas de São Pedro (18)
Agudos (4)
Alambari (1)
Altair (1)
Altinópolis (6)
Álvares Florence (1)
Álvares Machado (1)
Americana (14)
Amparo (14)
Analândia (8)
Andradina (7)
Angatuba (2)
Aparecida (97)
Apiaí (5)
Araçatuba (15)
Araçoiaba da Serra (6)
Aramina (1)
Arapeí (4)
Araraquara (23)
Araras (11)
Areias (6)
Artur Nogueira (1)
Arujá (2)
Assis (13)
Atibaia (34)
Avaré (23)
Bady Bassitt (1)
Bananal (18)
Bariri (3)
Barra Bonita (11)
Barra do Turvo (1)
Barretos (20)
Barrinha (2)
Barueri (9)
Bastos (3)
Batatais (3)
Bauru (34)
Bebedouro (9)
Bertioga (62)
Birigui (6)
Bofete (1)
Boituva (6)
Borborema (1)
Botucatu (12)
Bragança Paulista (15)
Brodowski (2)
Brotas (37)
Buri (1)
Buritama (2)
Cabreúva (9)
Caçapava (8)
Cachoeira Paulista (66)
Caconde (9)
Cafelândia (2)
Cajamar (2)
Cajati (1)
Cajobi (1)
Cajuru (3)
Campina do Monte Alegre (2)
Campinas (68)
Campo Limpo Paulista (1)
Campos do Jordão (185)
Campos Novos Paulista (1)
Cananéia (25)
Canas (2)
Capão Bonito (4)
Capela do Alto (1)
Capivari (2)
Caraguatatuba (54)
Carapicuíba (4)
Cardoso (1)
Casa Branca (2)
Cássia dos Coqueiros (1)
Castilho (2)
Catanduva (4)
Cedral (1)
Cesário Lange (5)
Charqueada (2)
Clementina (1)
Colina (5)
Colômbia (1)
Conchal (1)
Cordeirópolis (1)
Corumbataí (1)
Cosmópolis (4)
Cotia (6)
Cravinhos (1)
Cruzeiro (10)
Cubatão (5)
Cunha (47)
Descalvado (2)
Diadema (2)
Divinolândia (1)
Dois Córregos (3)
Dourado (3)
Dracena (2)
Duartina (1)
Dumont (1)
Eldorado (6)
Embu das Artes (5)
Espírito Santo do Pinhal (3)
Fartura (2)
Fernandópolis (3)
Franca (12)
Franco da Rocha (2)

Pacotes de viagens em São Paulo

Pacotes de Viagens em São Paulo

Bandeira do estado de São Paulo

Bandeira do estado de São Paulo

Mapa de São Paulo