Turismo em Santa Catarina | Viajar para Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui um território cheio de contrastes: as serras se contrapõem ao litoral de belas praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas; na arquitetura, vários municípios mantêm as construções típicas da época da colonização; enquanto a capital, Florianópolis, é uma cidade de edificações modernas e sofisticadas, marcada pela forte presença dos jovens, dos esportes náuticos e dos campeonatos de surfe. Dentre as praias podemos destacar Bombinhas, que é considerada a capital do mergulho brasileira, e Balneário Camboriú, uma das praias mais populares.

Hoje, conhecer o estado de Santa Catarina é uma oportunidade de conhecer uma peculiar combinação de nacionalidades, que se reflete não apenas na cultura, mas também no patrimônio histórico. Ademais, existem no estado outros grandes atrativos, como as altas temperaturas do verão, que atraem inúmeros visitantes para suas lindas praias, espalhadas por destinos como Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Garopaba, Joaquina, Praia Mole e praia da vila em Imbituba onde acontece etapa do mais importante campeonato de surf do mundo, o WCT; e o rigoroso frio do inverno da Serra Catarinense com fortes geadas – às vezes acompanhado pela neve –, garantindo aconchegantes e românticos roteiros. Os mais visitados da serra são Lages e São Joaquim. Faça frio ou faça sol, existem incontáveis opções de passeios para o ano inteiro.

No Vale do Itajaí - destacando-se Penha, onde há o Beto Carrero World, e Blumenau – estão concentrados destinos onde o forte é o turismo de negócios. Já no município de Timbó, o destaque fica por conta dos ótimos locais para a prática de esportes radicais como o rafting, canyoning e práticas verticais. No município de Fraiburgo, pertencente a Rota da Amizade, o destaque está para o cultivo da maçã, podendo ser visitadas as diversas etapas desta cultura, como a florada da maçã, a colheita dos frutos, além de desfrutar da estrutura existente na Terra da Maçã para a recepção dos turistas.

Conhecido como um pedaço da Europa encravado no Sul do país, o estado de Santa Catarina tem um dos maiores índices de desenvolvimento econômico do Brasil, baseado numa produção industrial bastante diversificada. Uma grande atração turística é o Farol de Santa Marta, o maior das Américas e o terceiro maior do mundo.

Tem aumentado constantemente o fluxo turístico para o estado, procedente sobretudo de São Paulo e dos países do Prata. O principal foco de atração dos visitantes são as belas praias da ilha de Santa Catarina, bem como os balneários de Laguna, Camboriú, Porto Belo e Itajaí. Também é fator de atração a zona de colonização alemã, com centro em Blumenau, mas estendendo-se, nos arredores, a Pomerode e Timbó e incluindo, mais para o norte, Joinville. Os municípios da região estimulam a construção das tradicionais casas de enxaimel (caibros cruzados de maneira a sustentar o barro que dá forma às paredes).

Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso além de ser o nono mais povoado com 293 municípios. O catolicismo é a religião predominante. O idioma oficial, assim como nas demais unidades federativas, é a língua portuguesa.

As dimensões territoriais abrangem uma área de 95.346,181 km², sendo maior do que Portugal, limitadas aos estados do Paraná (ao norte) e Rio Grande do Sul (ao sul), ao Oceano Atlântico (a leste) e à Argentina (a oeste). A costa oceânica tem cerca de 450 km, ou seja, aproximadamente metade da costa continental de Portugal (943 km). Sua capital e sede de governo é a cidade de Florianópolis, localizada na Ilha de Santa Catarina. Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta, o estado possui clima subtropical. Estas condições variam de acordo com o relevo regional, sendo que no oeste e planalto serrano é relativamente comum a ocorrência de geadas e neve, enquanto no litoral o clima é mais quente podendo atingir altas temperaturas durante a temporada de verão.

Em termos históricos, sua colonização foi largamente efetuada por imigrantes europeus: os portugueses açorianos colonizaram o litoral no século XVIII; os alemães colonizaram o Vale do Itajaí, parte da região sul e o norte catarinense em meados do século XIX; e os italianos colonizaram o sul do estado no final do mesmo século. O oeste catarinense foi colonizado por gaúchos de origem italiana e alemã na primeira metade do século XX.

Os índices sociais do estado situam-se entre os melhores do país. Santa Catarina é o sexto estado mais rico da Federação, com uma economia diversificada e industrializada. Importante polo exportador e consumidor, o estado é um dos responsáveis pela expansão econômica nacional, respondendo por 4% do produto interno bruto do país.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Santa Catarina

Imagem vetorial em formato de estrela Vale Europeu

No Vale Europeu, a arquitetura, os costumes, a gastronomia e até os dialetos que se ouve remetem ao velho continente. Em Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar, a herança cultural alemã é predominante. Já em São João Batista, Rodeio e Nova Trento é a colonização italiana que se destaca. Em quase todos os 49 municípios da região há festas que celebram a herança cultural dos imigrantes europeus. A mais conhecida é a Oktoberfest.

Viajar pelas estradas que interligam as cidades do Vale Europeu é um dos passeios mais agradáveis que você pode fazer em Santa Catarina. Em vários pontos, a paisagem é entrecortada por rios e cascatas.

O Vale Europeu abriga santuários católicos, capelas, oratórios, igrejas e grutas dedicadas a diversos santos. Só em Nova Trento são mais de 30 instituições ligadas à fé católica, incluindo o Santuário Santa Paulina – dedicado à primeira santa brasileira.


Imagem vetorial em formato de estrela Grande Florianópolis

A Grande Florianópolis possui algumas das mais belas praias do Brasil. São centenas delas na Ilha de Santa Catarina, onde está a capital Florianópolis, e nos municípios vizinhos. Todas deslumbrantes, cercadas por dunas, restingas ou morros cobertos de Mata Atlântica, com águas calmas para crianças ou ondas boas para surfistas, em balneários badalados ou em pequenas comunidades de pescadores.

A Grande Florianópolis também é bastante procurada pelos adeptos do turismo religioso e do turismo rural. Há igrejas centenárias, grutas religiosas e celebrações de fé em quase todos os municípios da região.

Voo livre, rafting, rapel, canoagem, trekking. Tudo isso fica ainda mais emocionante em meio às magníficas paisagens da Grande Florianópolis. Tanto no litoral quanto no interior há inúmeras opções para a prática dos mais diversos esportes de aventura.


Imagem vetorial em formato de estrela Caminhos da Fronteira

O ecoturismo é uma das atividades mais promissoras dessa região ainda pouco conhecida pela maioria dos brasileiros. A beleza selvagem dos municípios é um convite para atividades como trekking, rapel e pescarias, entre outros.

Nos Caminhos da Fronteira, as tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses se misturam aos costumes gaúchos, paranaenses e argentinos, formando um rico mosaico cultural.

A culinária alemã está presente em várias outras festas, assim como os pratos típicos da gastronomia italiana e polonesa. O autêntico churrasco gaúcho também é destaque em eventos realizados nos municípios da região.


  • DDD(s) do estado de Santa Catarina
  • 47
  • 48
  • 49

Demografia Santa Catarina

Bioma: Mata-Atlântica

Densidade: 65,29 Habitantes por Km²

Gentílico: catarinense

População (em 2010): 6.248.436 Habitantes

Unidade Territorial: 95.703,487 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Santa Catarina? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Santa Catarina para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Santa Catarina


Descubra tudo sobre Santa Catarina. Previsão do tempo Santa Catarina. Localização Santa Catarina. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades de Santa Catarina

» Joinville (515288 Hab.)
» Florianópolis (421240 Hab.)
» Blumenau (309011 Hab.)
» São José (209804 Hab.)
» Criciúma (192308 Hab.)
» Chapecó (183530 Hab.)
» Itajaí (183373 Hab.)

» Lages (156727 Hab.)
» Jaraguá do Sul (143123 Hab.)
» Palhoça (137334 Hab.)
» Balneário Camboriú (108089 Hab.)
» Brusque (105503 Hab.)
» Tubarão (97235 Hab.)
» São Bento do Sul (74801 Hab.)

» Caçador (70762 Hab.)
» Concórdia (68621 Hab.)
» Camboriú (62361 Hab.)
» Araranguá (61310 Hab.)
» Rio do Sul (61198 Hab.)
» Navegantes (60556 Hab.)
» Içara (58833 Hab.)


Hospedagem em Santa Catarina


Pacotes de viagens em Santa Catarina

Pacotes de Viagens em Santa Catarina

Bandeira do estado de Santa Catarina

Bandeira do estado de Santa Catarina

Mapa de Santa Catarina