Turismo na Bahia | Viajar para Bahia

O estado brasileiro da Bahia é um dos principais pólos turísticos do país. Suas praias do vasto litoral, os sítios históricos coloniais, as belezas naturais e a rica cultura constituem constante atrativo para os visitantes de todas as partes do mundo.

A Bahia é o estado com o maior o litoral do Brasil, num total de 932 km, correspondente a 12,4% do total. A capital do estado, Salvador, destaca-se pelo carnaval local, que atrai cerca de 2,7 milhões foliões em seis dias de festa. Dentre os pontos turísticos, é marcante a Baía de Todos os Santos, o Farol da Barra, localizado na praia da Barra, o Elevador Lacerda e o Pelourinho. No litoral baiano, encontra-se o distrito da Costa do Sauípe, maior complexo turístico do Brasil, projetado desde o seu princípio visando o turismo e preenchida quase em sua totalidade por hotéis e resorts. O Arquipélago dos Abrolhos se destaca por possuir uma excelente área para mergulho autônomo e livre além de atrações como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no mês de julho.

Há ainda muitos outros locais litorâneos procurados pelos turistas: Praia do Forte, Guarajuba, Itacimirim, Prado, Itacaré, Santa Cruz Cabrália, Camamu, Ituberá, Alcobaça, Morro de São Paulo, ilha de Itaparica, entre outros.

Na região metropolitana de Salvador destaca-se a Baía de Aratu, uma imensa enseada que abriga o Porto de Aratu, um estaleiro, além das duas das dez mais luxuosas marinas da América Latina (Aratu Iate Clube e Marina Aratu) e a Base Naval de Aratu, que teve o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva como um de seus recentes hóspedes. Também é marcante a Baía de Camamu, terceira maior baía brasileira. O litoral baiano ainda possui outros lugares bastante turísticos como Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, local da descoberta do Brasil, Morro de São Paulo, Praia do Forte e Maraú.

Segundo a pesquisa "Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009", realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros, já que 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos próximos dois anos optarão pelo estado. A vantagem é grande para os demais, Pernambuco, com 11,9%, e São Paulo, com 10,9%, estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas. A Bahia ainda é pentacampeã do prêmio de melhor estado brasileiro como destino turístico dado pela revista Viagem e Turismo, com cinco vitórias em apenas sete edições.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos na Bahia

Imagem vetorial em formato de estrela Costa dos Coqueiros

O verde dos coqueirais, o azul do mar, as ruínas de um antigo castelo colonial e uma moderna infraestrutura hoteleira compõem um dos cenários mais procurados por visitantes de todas as partes do mundo.

As praias da Estrada do Coco são conhecidas por proporcionar aos visitantes e nativos banhos de mar em águas calmas, quentes e quase sempre cercadas de quebra-mar natural. O local ainda conta com a presença de lagoas, rios e paisagens deslumbrantes. Fazem parte do conjunto de belezas naturais da região os rios Jacuípe, Pojuca e Joanes, sendo este último ponto excelente para prática de esportes náuticos.

Municípios: Mata de São João, Jandaíra, Entre Rios, Conde, Lauro de Freitas, Esplanada, Dias D´Ávila, Camaçari.


Imagem vetorial em formato de estrela Costa das Baleias

Praias cercadas de falésias e ecossistemas intocados pelo homem fazem deste lugar um paraíso para as baleias jubartes e para os visitantes.

No Extremo Sul da Bahia, a Costa das Baleias é um verdadeiro paraíso intocado. Um mar de azul sem fim, com águas cristalinas, reduto do maior e mais diversificado conjunto de recifes de coral do Atlântico Sul – um total de 17 espécies no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, abrigo de uma vasta fauna e flora.

Entre rios, cachoeiras, praias de águas doces e salgadas, ilhas, mangues e coqueirais, o maior destaque fica por conta dos mergulhos imperdíveis em suas águas mornas e tranquilas visitadas regularmente por baleias jubartes, que bailam alheias aos olhares curiosos do público.

Municípios: Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas.


Imagem vetorial em formato de estrela Baía de Todos os Santos

Ao longo de cinco séculos de história, a multiplicidade cultural deu origem a uma das mais fascinantes metrópoles do mundo. Salvador tem um patrimônio histórico e cultural riquíssimo e a maior festa de rua do planeta: o Carnaval. Além do maior litoral urbano do país, que inclui a maior baía tropical do mundo, a Baía de Todos-os-Santos.

São mais de 1.000 km2, 56 ilhas e 16 municípios que compõem o Recôncavo Baiano: com cultura, história e uma culinária especializada em frutos do mar.


  • DDD(s) do estado da Bahia
  • 71
  • 73
  • 74
  • 75
  • 77

Demografia Bahia

Bioma: Caatinga

Densidade: 24,82 Habitantes por Km²

Gentílico: baiano

População (em 2010): 14.016.906 Habitantes

Unidade Territorial: 564.830,859 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Bahia? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Bahia para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo na Bahia


Descubra tudo sobre Bahia. Previsão do tempo Bahia. Localização Bahia. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades da Bahia

» Salvador (2675656 Hab.)
» Feira de Santana (556642 Hab.)
» Vitória da Conquista (306866 Hab.)
» Camaçari (242970 Hab.)
» Itabuna (204667 Hab.)
» Juazeiro (197965 Hab.)
» Ilhéus (184236 Hab.)

» Lauro de Freitas (163449 Hab.)
» Jequié (151895 Hab.)
» Alagoinhas (141949 Hab.)
» Teixeira de Freitas (138341 Hab.)
» Barreiras (137427 Hab.)
» Porto Seguro (126929 Hab.)
» Simões Filho (118047 Hab.)

» Paulo Afonso (108396 Hab.)
» Eunápolis (100196 Hab.)
» Santo Antônio de Jesus (90985 Hab.)
» Valença (88673 Hab.)
» Candeias (83158 Hab.)
» Jacobina (79247 Hab.)
» Guanambi (78833 Hab.)


Hospedagem na Bahia


Pacotes de viagens na Bahia

Pacotes de Viagens na Bahia

Bandeira do estado da Bahia

Bandeira do estado da Bahia

Mapa da Bahia