Nordeste Região de Jacobina

Tudo sobre Várzea do Poço

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
8.101
PIB Total
R$ 116,19 Mi
Per Capita
R$ 14.342,30
Área (km²)
204,900
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

Durante esse mês, as temperaturas são agradáveis e ocorrem algumas festividades locais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Várzea do Poço é uma cidade tranquila, mas é sempre bom estar atento aos cuidados básicos de segurança.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Várzea do Poço, um encantador município localizado na região do Piemonte da Bahia. Conhecido por sua rica história e beleza natural, Várzea do Poço oferece uma experiência única para aqueles que desejam explorar a autêntica cultura baiana e o bioma característico da caatinga.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Uma das principais igrejas da cidade, é um local de devoção e oferece uma bela arquitetura que encanta os visitantes.

Praça da Igreja

Uma praça linda onde ocorrem eventos e feiras, ideal para relaxar e apreciar a vida local.

Dúvidas Comuns

? Qual a população de Várzea do Poço?

A população é de aproximadamente 8.101 habitantes.

? Várzea do Poço possui hospitais?

Sim, há um hospital conveniado com o SUS que dispõe de 40 leitos.

? Como é o acesso à água e energia elétrica?

Cerca de 57,8% dos domicílios têm acesso à água encanada e 75,8% à energia elétrica.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Várzea do Poço?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Várzea do Poço é um município brasileiro do estado da Bahia.

Anteriormente denomidado de Campo Alegre, foi formada distrito em 1953 e elevado à categoria de cidade em 1962, desmembrado do município de Miguel Calmon por Lei estadual de número 30.07.1952 com a denominação de Várzea do Poço.

Na sede municipal existe uma agência bancária do SICOOB Compemar, e possui 1 agência de correio e telégrafo e um posto do Bradesco que atende as necessidades bancárias do município. Para o atendimento da população existe 1 hospital conveniado com o SUS dispondo de 40 leitos.

Na área da educação o município conta com 27 colégios de ensino fundamental, sendo 21 na zona rural, e 1 de ensino médio. O abastecimento de água é feito pela Embasa, sendo que 57,8% dos domicílios possuem acesso a água encanada.

A Coelba é a distribuidora de energia elétrica no município atendendo 75,8% dos domicílios.

O município de Várzea do Poço está localizado na região do Piemonte da Diamantina do estado da Bahia, limitando-se a leste com o município de Serrolândia, a sul com Mairi e Piritiba, a oeste com Miguel Calmon e a norte com Jacobina.

Com clima semi-árido e sujeito a passar por longos períodos de estiagem, o município está inserido na área do denominado "Polígono das Secas".

Seus solos são, tipicamente, latossolos álicos ou distróficos e argissolos eutróficos, que sustentam uma vegetação tipo contatos cerrado-caatinga e caatinga-floresta estacional. O relevo vai de tabuleiros interioranos até a patamares de vertente, cortado, no extremo-sul da área, pelo rio Jacuípe.

A geologia do município de Várzea do Poço é constituída essencialmente por rochas cristalinas representantes do complexo Saúde, complexo Mairi, além de greenstone belt de Mundo Novo. Coberturas detrito-lateríticas ocorrem na porção nordeste, sendo constituídas por areias com níveis de argila e cascalho e crosta laterítica.

O complexo Saúde ocorre na maior parte do município e é caracterizado por paragnaisse e xisto aluminoso, em parte migmatíticos, quartzito, formação ferrífera, metamafito e metaultramafito, além de rocha calcissilicática e quartzito impuro.

O complexo Mairi é caracterizado por ortognaisse migmatítico, tonalítico-trondhjemíticogranodiorítico, com enclaves máfico e ultramáfico. O greenstone belt de Mundo Novo ocorre em uma pequena área na porção sudoeste do município, sendo caracterizado por metaultramafito, metabasalto, metadacito, metariodacito, metatufo, rocha calcissilicática, anfibolito, gnaisse aluminoso, metacherte, formação ferrífera, xisto e quartizito.

Granitóides constituídos por leucogranito, biotita-muscovita granito e biotita granito cortam as rochas do complexo Saúde e ocorrem na porção norte e central do município.

Fonte: Wikipedia

Autor do Histórico: SÔNIA MARIA DA SILVA NEVES