Turismo na Paraíba | Viajar para Paraíba

O turismo é uma fonte de divisas que contribui para o desenvolvimento de uma região, de forma mais ou menos intensa, conforme sejam os recursos disponíveis, naturais e culturais, além da infra-estrutura montada para este fim. Na Paraíba, esta atividade vem se desenvolvendo principalmente devido às suas potencialidades, pois ela apresenta uma diversidade de paisagem que varia desde praias de águas mornas e areias brancas, onde “o sol nasce primeiro” até as serras e depressões sertanejas.

João Pessoa e Campina grande já investem muito no setor de serviços e infra-estrutura para o turismo:estrutura viária, hoteleira e de lazer. A construção do Hotel Tambaú, na década de 70, veio dar grande impulso ao turismo da capital, atraindo investimentos para esse setor e ampliando as possibilidades de desenvolvimento comercial na orla marítima. Atualmente, esta prática vem sendo estendida para o restante do Estado, percebendo-se que alguns municípios já se preocupam em desenvolver o turismo, a exemplo de Cabaceiras, Areia, Monteiro, Sousa, Patos, Guarabira, etc., que aproveitam seus recursos naturais, artísticos, históricos e arquitetônicos para a exploração de forma racional pela a prática do turismo.

O ecoturismo é uma exploração econômica pouco destrutiva que objetiva gerar recursos conservando a natureza. Compatibiliza desenvolvimento econômico e conservação ambiental, enquanto o turismo rural é uma atividade fora das áreas intensamente urbanizadas. O turismo rural ocorre quando o turista se hospeda no meio rural e participa dos trabalhos realizados nas fazendas ou sítios. O turismo rural vem sendo praticado em alguns engenhos do Brejo Paraibano. No sertão, em casas rústicas com características próprias do ambiente, explorando culinária regional e demais aspectos do panorama cultural.

Para quem busca agitação, as praias urbanas de João Pessoa são a melhor opção. Além da estrutura de bares, restaurantes, e feiras de artesanato, o turismo encontra ainda passeio de barco até os recifes que acompanham quase toda a extensão da cidade. Um dos lugares mais visitados na capital é a Ponta do Seixas, o trecho de praia que mais se aproxima do continente africano em toda a América do Sul.

Os 37 quilômetros de praias de João Pessoa têm início no Cabo Branco, ponto extremo da América, onde se encontra o mirante e o farol em forma de carnaúba, planta nativa e antiga riqueza da região. Uma vista que permanece na lembrança de todo o visitante, onde se pode ver todo o litoral paraibano, a transparência das águas e sentir a brisa do mar batendo levemente em seu corpo.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos na Paraíba

Imagem vetorial em formato de estrela Curimataú

O Curimataú paraibano é uma região diferenciada, repleta de belezas naturais e formada por 29 municípios. Seu clima é tipicamente semi-árido, caracterizado, na maior parte do ano, pela baixa ocorrência de chuvas e por uma incidência contínua da luz solar ao longo dos dias. No tocante às cidades turísticas, destacam-se Araruna e Cuité.

A primeira, pelas suas montanhas e canyons, prática de esportes radicais e da vegetação típica da caatinga. Cuité, pela realização de festa religiosa por ocasião da Semana Santa, além do investimento no artesanato e na prática do Ecoturismo.


Imagem vetorial em formato de estrela Litoral Norte

Litoral Norte paraibano é repleto de surpresas. Distante 18 km da capital João Pessoa, temos a cidade portuária de Cabedelo. Pequena, porém repleta de curiosidades. O quilômetro zero da Transamazônica começa no litoral da Paraíba. É lá que temos o famoso e único pôr do Sol do Jacaré.

Seguindo em direção ao Norte, temos a cidade de Lucena com suas praias exóticas e igrejas seculares. Mas é em Mataraca que encontramos aldeias indígenas dos bravos e resistentes Potiguaras. Na divisa com o Rio Grande do Norte está a cidade de Baía da Traição, com seus antigos canhões portugueses, praias com areias brancas e aldeias de índios.


Imagem vetorial em formato de estrela Cariri

O Cariri paraibano chama a atenção do visitante pela sua aridez e o clima muito seco. É uma região com baixa ocorrência de chuvas e por isso mesmo gera um interesse das pessoas pelas cidades localizadas nesta importante extensão de terra do estado.

Cariri é integrado por 29 cidades, apesar das adversidades por qual passa essa região, o Cariri possui belezas naturais diversas em forma de vales, serras, plantas e animais. Suas cidades também possuem um belo patrimônio arquitetônico e histórico que vale pena conferir.


  • DDD(s) do estado da Paraíba
  • 83

Demografia Paraíba

Bioma: Caatinga

Densidade: 66,70 Habitantes por Km²

Gentílico: paraibano

População (em 2010): 3.766.528 Habitantes

Unidade Territorial: 56.469,466 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Paraíba? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Paraíba para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo na Paraíba


Descubra tudo sobre Paraíba. Previsão do tempo Paraíba. Localização Paraíba. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades da Paraíba

» João Pessoa (723515 Hab.)
» Campina Grande (385213 Hab.)
» Santa Rita (120310 Hab.)
» Patos (100674 Hab.)
» Bayeux (99716 Hab.)
» Sousa (65803 Hab.)
» Cajazeiras (58446 Hab.)

» Cabedelo (57944 Hab.)
» Guarabira (55326 Hab.)
» Sapé (50143 Hab.)
» Mamanguape (42303 Hab.)
» Queimadas (41049 Hab.)
» Pombal (32110 Hab.)
» Esperança (31095 Hab.)

» São Bento (30879 Hab.)
» Monteiro (30852 Hab.)
» Catolé do Rocha (28759 Hab.)
» Alagoa Grande (28479 Hab.)
» Pedras de Fogo (27032 Hab.)
» Solânea (26693 Hab.)
» Lagoa Seca (25900 Hab.)


Hospedagem na Paraíba

Mamanguape (1)
Mataraca (2)
Patos (3)
Pitimbu (6)


Pacotes de viagens na Paraíba

Pacotes de Viagens na Paraíba

Bandeira do estado da Paraíba

Bandeira do estado da Paraíba

Mapa da Paraíba