Turismo em Piauí | Viajar para Piauí

A capital, dita "A Rainha do Nordeste", é a única capital nordestina fora do litoral, porém com muitas belezas a serem descobertas para quem chega ao estado do Piauí. Fundada no ano de 1852, foi a primeira capital planejada no Brasil, conhecida como Mesopotâmia do Nordeste por se encontrar entre dois grandes rios. A cidade é muito bem projetada e arborizada, conhecida como 'Cidade Verde'.

O turista encontra no centro de Teresina antigos casarões históricos bem conservados em ruas bem traçadas. Em Teresina pode-se encontrar muitos pontos turisticos como o Encontros dos Rios, o Parque Zoobotânico de Teresina, Pólo Cerâmico do Poty Velho, Central de Artesanato, Ponte Estaiada, Floresta Fóssil, Balneário Curva São Paulo e uma vasta culinária típica que vai da Maria Isabel, passando pelo capote até o caranguejo e a famosa Cajuína. Teresina é também o principal portão de entrada para quem deseja conheçer as belezas naturais do Piauí.

No norte do estado o turismo apresenta-se mais forte por conta do litoral com as suas belas praias e o Delta do Rio Parnaíba. As praias do Piauí atraem turistas do mundo inteiro e principalmente esportistas que aproveitam os fortes ventos da região para a prática de surf e esportes similares. Os principais municípios do litoral do estado são Parnaíba e Luís Correia.

Na região centro-norte encontra-se o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, onde nos primeiros semestres de cada ano a abundância das quedas d'água proporcionam uma paisagem de imensa beleza conhecida como as "cataratas do iguaçu piauiense". Também na região centro-norte do estado encontra-se Cânion do Rio Poti.

Destaca-se ainda, a realização do Festival de Inverno de Pedro II desde 2005. Por ter o clima de montanha, a Suíça Piauiense como é conhecida a cidade de Pedro II são realizadas shows com artistas do blues e do Jazz conhecidos nacionalmente e até internacional. Com jazidas de Opalas (pedra preciosa) o mirante do Gritador (localizada na Serra dos Matões com altitude de 700m), casarões coloniais, trilhas com cachoeiras e artesanatos são atrativos que fazem do Festival de Inverno de Pedro II, um dos maiores eventos do Estado do Piauí.

Parques Nacionais - No sul do estado o forte são os parques nacionais, onde há os mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, onde numa belíssima paisagem de fauna e flora selvagens há inúmeros vestígios do homem da pré-história e onde fica o Museu do Homem Americano. O parque atrai turistas do mundo inteiro que ficam fascinados com a beleza, magia e mistérios da região. Também há o Parque Nacional de Sete Cidades e o Parque Nacional da Serra das Confusões, este último ainda não liberado a visitações.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Piauí

Imagem vetorial em formato de estrela Parque Nacional da Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um tesouro histórico e natural, não apenas para o Brasil como para toda a América. Ali foram encontrados vestígios da presença humana tão antigos que foram capazes de mudar o que até então era ensinado nos livros de História sobre como os primeiros humanos chegaram no continente.

Há nada menos que 30 mil pinturas rupestres que foram deixadas pelos nossos antepassados nas formações rochosas. Elas fazem parte da maior concentração de sítios arqueológicos já encontrados no mundo.

Se você tiver a oportunidade de conhecer esse local privilegiado, saiba que estará visitando um cenário tranquilamente comparável aos principais sítios arqueológicos do mundo.


Imagem vetorial em formato de estrela Delta do Rio Parnaíba

No limite com o estado do Maranhão, está um dos principais pontos turísticos do Piauí: o Delta do Parnaíba. Essa é uma formação geográfica que só é encontrada no nordeste brasileiro, no Egito e no Vietnã.

Existe um roteiro muito procurado que passa pela região, chamado Rota das Emoções, contemplando os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. No Delta do Parnaíba, você tem a oportunidade de avistar e se banhar em um arquipélago com cinco diferentes saídas para o mar.


Imagem vetorial em formato de estrela Praia da Pedra do Sal

Você prefere uma praia de águas mansas? Pode encontrar na Praia da Pedra do Sal! Ou quem sabe um mar de ondas fortes para praticar surf e outros esportes? Pode encontrar na Praia da Pedra do Sal também!

Esse ponto do litoral do Piauí tem um morro de pedras que divide a praia em duas partes, uma mais calma e outra de mar revolto. Ou seja, atende a todos os gostos.


  • DDD(s) do estado do Piauí
  • 86
  • 89

Demografia Piauí

Bioma: Caatinga

Densidade: 12,40 Habitantes por Km²

Gentílico: piauiense

População (em 2010): 3.118.360 Habitantes

Unidade Territorial: 251.576,644 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Piauí? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Piauí para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Piauí


Descubra tudo sobre Piauí. Previsão do tempo Piauí. Localização Piauí. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Piauí

» Teresina (814230 Hab.)
» Parnaíba (145705 Hab.)
» Picos (73414 Hab.)
» Piripiri (61834 Hab.)
» Floriano (57690 Hab.)
» Campo Maior (45177 Hab.)
» Barras (44850 Hab.)

» União (42654 Hab.)
» Altos (38822 Hab.)
» Esperantina (37767 Hab.)
» Pedro II (37496 Hab.)
» José de Freitas (37085 Hab.)
» Oeiras (35640 Hab.)
» São Raimundo Nonato (32327 Hab.)

» Miguel Alves (32289 Hab.)
» Luís Correia (28406 Hab.)
» Piracuruca (27553 Hab.)
» Cocal (26036 Hab.)
» Batalha (25774 Hab.)
» Corrente (25407 Hab.)
» Luzilândia (24721 Hab.)


Hospedagem em Piauí


Pacotes de viagens em Piauí

Pacotes de Viagens em Piauí

Bandeira do estado do Piauí

Bandeira do estado do Piauí

Mapa do Piauí