Turismo em Goiás | Viajar para Goiás

O turismo em Goiás é muito cosmopolitano, como as belezas naturais, como águas termais, locais intocados pelo homem do cerrado, grutas, cachoeiras, e temos também o turismo histórico, como em Pirenópolis e Cidade de Goiás, com seus monumentos históricos, e temos as festas tradicionais como ocorre em Pirenópolis, que é o caso das cavalhadas de Pirenópolis e a Festa do Divino de Pirenópolis. O principal centro turístico de Goiás é Caldas Novas, pelas suas águas termais, e Caldas é o 10° ponto mais visitado no Brasil.

No turismo ecológico destaca-se as áreas de cerrado, as inúmeras cachoeiras e grutas existentes no estado, como também formações rochosas. As regiões do cerrado são regiões ricas em biodiversidade e por isso criaram dois parques para proteger este bioma o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas. Sendo o Ipê-amarelo símbolo do estado.

Por ser uma região da antiga Goiás possui inúmeras grutas e cachoeiras, que predominam em todo o Norte Goiano, sendo que a cidade de São Domingos possui mais de 1000 grutas e cavernas, algumas ainda inexploradas. As cidades de Formosa, Corumbá de Goiás, Alto Paraíso e Pirenópolis.

Em Cachoeira Dourada, ocorre um fenômeno estranho um lago com águas quentes e salgadas.Em época de verão os goianos vão sempre ao Rio Araguaia que chega a receber cerca de 150.000 turistas na temporada sendo acidade com maior número deles é Aruanã.As águas termais encantam os turistas principalmente de Goiânia região Sudeste e de Brasília que vão para Caldas Novas / Rio Quente hoje consideradas uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil por abrigar grandes hotéis de classe superior e o maior park hidrotermal do mundo, pessoas do todo Brasil vão para região das águas termais para fugir do stress, e curtir as água quentes, como por exemplo o maior rio de águas termais do mundo situado na cidade de Rio Quente à 27 km de Caldas Novas.

A pratica de mergulho que ocorre nos lagos, sendo Lago de Serra da Mesa, em Niquelândia; o Lago das Brisas, em Buriti Alegre, a Lagoa Santa no município de mesmo nome, o Lago Azul em Três Ranchos. As formações rochosas predominam em Ivolândia onde a pessoa encontra com a Cidade de Pedra e na cidade de Paraúna conta com formações rochosas. Em Vila Propício com grutas que possuem estalaquitites em formação. Na cidade de Hidrolândia, próxima a Goiânia há a maior concentração de jabuticabeiras, que atrai até turistas de outros países, sendo os mais presentes os americanos e canadenses.

A região do estado é muito antiga por isso a locais que são considerados sitio arqueológico, sendo a cidade de Serranópolis, com o mais conhecido do estado o Sítio Arqueológico Manoel.Por Goiás ser um estado colonizado há muito, possui varias cidades com Patrimônio Colonial, criadas a partir das descobertas de ouro e prata.

A cidade de Goiás, foi capital até 1933 até a transferência para Goiânia, possui o Centro Histórico de Goiás, declarado em 2001 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade de Pirenópolis, possui também um vasto patrimônio histórico, com suas ladeiras e ruas de pedra, algumas cidades possuem patrimônio histórico mais com acervo moderado como Niquelândia que surgiu por causa do ouro de aluvial, seu acervo que se concentra ao Largo da Matriz, e no povoado de Tupiraçaba que foi por um dia a capital federal, e que no passado possui mais de 200 casas, a cidade de Corumbá de Goiás, onde seu patrimônio todo se concentra no morro, era antigamente entreposto comercial de gado, e a cidade e a Cidade de Pilar de Goiás, com patrimônio conservado, antigamente com minas de prata.

A predominância em Goiás e de patrimônio colonial sendo o estilo art decó em Goiânia, sendo o maior do país, que se destaca, concebida originalmente neste estilo, o centro administrativo da cidade, e basicamente na Avenida Goiás, agora com projetos de restauração.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Goiás

Imagem vetorial em formato de estrela Sítio Arqueológico Manoel

A região do estado é muito antiga por isso há locais que são considerados sítios arqueológicos, sendo o da cidade de Serranópolis, com o mais conhecido do estado, o Sítio Arqueológico Manoel.

Por Goiás ser um estado colonizado há muito, possui varias cidades com Patrimônio Colonial, criadas a partir das descobertas de ouro e prata.

A predominância em Goiás e de patrimônio colonial sendo o estilo art decó em Goiânia, sendo o maior do país, que se destaca, concebida originalmente neste estilo, o centro administrativo da cidade, e basicamente na Avenida Goiás, agora com projetos de restauração.


Imagem vetorial em formato de estrela Turismo Ecológico

No turismo ecológico destaca-se as áreas de cerrado, as inúmeras cachoeiras e grutas existentes no estado, como também formações rochosas.

As regiões do cerrado são regiões ricas em biodiversidade e por isso criaram dois parques para proteger este bioma o Parque Nacional das Emas e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Sendo o ipê-amarelo símbolo do estado do Goiás e também de Alagoas.


Imagem vetorial em formato de estrela Águas Termais

As águas termais encantam os turistas que vão para Caldas Novas, hoje considerada uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil, por abrigar grandes hotéis de classe superior e o maior parque hidrotermal do mundo com suas águas que chegam a 58ºC.

A cidade também é conhecida por ser uma das cidades com o maior número de hotéis de luxo, mesmo não sendo uma cidade grande.

A pratica de mergulho que ocorre nos lagos, sendo Lago de Serra da Mesa, em Niquelândia; o Lago das Brisas, em Buriti Alegre, a Lagoa Santa no município de mesmo nome, o Lago Azul em Três Ranchos.


  • DDD(s) do estado de Goiás
  • 62
  • 64

Demografia Goiás

Bioma: Cerrado

Densidade: 17,65 Habitantes por Km²

Gentílico: goiano

População (em 2010): 6.003.788 Habitantes

Unidade Territorial: 340.103,467 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Goiás? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Goiás para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Goiás


Descubra tudo sobre Goiás. Previsão do tempo Goiás. Localização Goiás. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades de Goiás

» Goiânia (1302001 Hab.)
» Aparecida de Goiânia (455657 Hab.)
» Anápolis (334613 Hab.)
» Rio Verde (176424 Hab.)
» Luziânia (174531 Hab.)
» Águas Lindas de Goiás (159378 Hab.)
» Valparaíso de Goiás (132982 Hab.)

» Trindade (104488 Hab.)
» Formosa (100085 Hab.)
» Novo Gama (95018 Hab.)
» Itumbiara (92883 Hab.)
» Jataí (88006 Hab.)
» Catalão (86647 Hab.)
» Senador Canedo (84443 Hab.)

» Planaltina (81649 Hab.)
» Caldas Novas (70473 Hab.)
» Santo Antônio do Descoberto (63248 Hab.)
» Goianésia (59549 Hab.)
» Cidade Ocidental (55915 Hab.)
» Mineiros (52935 Hab.)
» Inhumas (48246 Hab.)


Hospedagem em Goiás


Pacotes de viagens em Goiás

Pacotes de Viagens em Goiás

Bandeira do estado de Goiás

Bandeira do estado de Goiás

Mapa de Goiás