Turismo em Mato Grosso do Sul | Viajar para Mato Grosso do Sul

O turismo mato-grossense enquanto matéria-prima existe e é inestimável. É necessária a orquestração entre atores públicos e privados para a estruturação e promoção da oferta cultural dos territórios na construção do produto turístico. O turismo é indiscutivelmente a atividade econômica que mais cresce e se desenvolve em todo mundo. Alguns setores da sociedade classificam-no de Indústria sem Chaminés, já que é grande gerador de divisas e de empregos. Nos países com grande potencial de recursos naturais, como é o nosso caso, é imprescindível que se direcione a indústria turística para o caminho que lhe é devido.

As milhares de cabeças de gado e a excelente performance na produção de grãos caracterizam muito bem a economia de Mato Grosso, fazendo com que as ações governamentais se voltem mais acentuadamente, para estes dois setores tidos como vitais para nossas divisas. No entanto, as potencialidades turísticas naturais existentes em Mato Grosso devem merecer atenção devida da classe política e empresarial para seu desenvolvimento de forma efetiva e perene.

As pessoas e instituições públicas e privadas, nas esferas municipal, estadual e federal, que administram e desenvolvem projetos voltados à área do turismo em Mato Grosso, devem ater-se às questões orçamentárias dos órgãos responsáveis, ou seja, enquanto não houver planejamento e investimento devido, não haverá turismo como forma de economia saudável em no Estado.

Os roteiros turísticos existentes são de beleza ímpar e, deve-se, objetivar, através de ação conjunta, harmônica e bem coordenada, elevar o turismo mato-grossense à sua posição de justiça, de forma a contribuir com o processo de desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Todas as organizações ligadas à economia mundial ONU, OCOE e BIRD, são unânimes em afirmar que, nas primeiras décadas do terceiro milênio o turismo será a primeira atividade da economia mundial.

O turismo é uma importante indústria. Como tal é entendido em todos os países desenvolvidos do mundo e assim também deve ser entendido em Mato Grosso. No contexto do próprio comércio entre nações, faz parte das chamadas exportações invisíveis porque gera divisas sem a contrapartida de intercâmbios de produtos físicos. Seu produto principal é a beleza natural, da qual Mato Grosso foi prodigamente contemplado, pois temos o Pantanal, com sua exuberante fauna e flora, de beleza ímpar, um dos últimos santuários ecológicos do planeta, e, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

Nossas florestas, que com todo o fetichismo que exercem sobre as populações, ainda resistem em diversas regiões do Estado, ocupando quase 50% de seu território de cerca um milhão de quilômetros quadrados. Na região norte mato-grossense o eco-turismo, hotéis de selva, sítios arqueológicos, torres de observação de pássaros, turismo rural, pesca esportiva e turismo indígena, são os principais atrativos da região. A Chapada dos Guimarães, com suas fantásticas quedas d'água, suas formações rochosas, canyons lindíssimos, misturando mistérios e misticismo encanta a todos que a visitam. No leste mato-grossense temos o fantástico potencial turístico da Serra do Roncador e do Rio Araguaia, em toda sua extensão, com centenas de praias maravilhosas que se estendem por todo território, ao longo do histórico rio.

Além de todas as belezas naturais existentes em nosso Estado, há que se destacar a importância da histórica capital Cuiabá, com seus poucos, mas antigos casarões e suas igrejas bicentenárias. Citam-se ainda as cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital mato-grossense, onde a história paira no ar; Cáceres, às margens do Rio Paraguai, onde perfilha-se casarões construídos no século XIX e ainda pode-se visitar o histórico Marco do Jauru na praça central em frente à catedral. Cáceres firma-se como centro turístico internacional em função do Campeonato Anual de Pesca, que está incluído no Guiness Book, pelo grande número de participantes.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Mato Grosso do Sul

Imagem vetorial em formato de estrela Bonito

Entre as cidades do Mato Grosso do Sul, Bonito é o principal destaque turístico. A cidade respira ecoturismo e conta com mais de 80 passeios diferentes distribuídos em dezenas de lugares na zona rural da cidade.

Entre os principais passeios, se destacam as flutuações em rios e nascentes de água incrivelmente transparente. Além dos rios, há grutas, cachoeiras, balneários e inúmeras atividades, como mergulho, tirolesa, cavalgada, passeios de bote, entre outros.


Imagem vetorial em formato de estrela Corumbá

Corumbá é uma das mais antigas cidades do Mato Grosso do Sul, fundada em 1778 e também o maior município do estado.
Situada às margens do Rio Paraguai, na fronteira com a Bolívia, a cidade conta com vários prédios históricos bem conservados, além de várias praças e atrativos turísticos.

Corumbá é bastante procurada pelos passeios pelo Rio Paraguai, abordo de barcos muito confortáveis. Há opções de passeios de um dia, como também de cruzeiros de até 5 dias, Pantanal adentro.

Os passeios mais longos são experiências bem completas que incluem atividades no rio e também em safáris por terra para avistar animais, além de vivenciar a cultura e provar a gastronomia pantaneira.


Imagem vetorial em formato de estrela Pantanal

O Pantanal é a maior área inundável do planeta e ocupa 65% da párea do estado de Mato Grosso do Sul. Com fauna e flora abundante, o Pantanal tem duas estações bem definidas: A cheia (época das chuvas) e a vazante (época seca).

Reconhecido pela UNESCO, como Reserva da Biosfera, o Pantanal é destino de turistas que procuram os safaris e passeios pelos rios, como também é um dos preferidos dos pescadores.


  • DDD(s) do estado do Mato Grosso do Sul
  • 67

Demografia Mato Grosso do Sul

Bioma: Cerrado

Densidade: 6,86 Habitantes por Km²

Gentílico: mato-grossense

População (em 2010): 2.449.024 Habitantes

Unidade Territorial: 357.145,836 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Mato Grosso do Sul? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Mato Grosso do Sul para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Mato Grosso do Sul


Descubra tudo sobre Mato Grosso do Sul. Previsão do tempo Mato Grosso do Sul. Localização Mato Grosso do Sul. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Mato Grosso do Sul

» Campo Grande (786797 Hab.)
» Dourados (196035 Hab.)
» Corumbá (103703 Hab.)
» Três Lagoas (101791 Hab.)
» Ponta Porã (77872 Hab.)
» Naviraí (46424 Hab.)
» Aquidauana (45614 Hab.)

» Nova Andradina (45585 Hab.)
» Sidrolândia (42132 Hab.)
» Paranaíba (40192 Hab.)
» Maracaju (37405 Hab.)
» Amambai (34730 Hab.)
» Coxim (32159 Hab.)
» Rio Brilhante (30663 Hab.)

» Caarapó (25767 Hab.)
» Miranda (25595 Hab.)
» Jardim (24346 Hab.)
» Anastácio (23835 Hab.)
» Bela Vista (23181 Hab.)
» Ivinhema (22341 Hab.)
» Aparecida do Taboado (22320 Hab.)


Hospedagem em Mato Grosso do Sul


Pacotes de viagens em Mato Grosso do Sul

Pacotes de Viagens em Mato Grosso do Sul

Bandeira do estado do Mato Grosso do Sul

Bandeira do estado do Mato Grosso do Sul

Mapa do Mato Grosso do Sul