Turismo no Rio Grande do Norte | Viajar para Rio Grande do Norte

O turismo é a segunda fonte de renda do estado, o maior de iniciativa própria, responsável pelo principal papel que interfere no desenvolvimento no estado. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR-RN), a receita estimada em 2002 foi de US$ 216.131.752.

O Rio Grande do Norte conta com diversos pontos turísticos, desde sítios arqueológicos, belezas naturais e polos de ecoturismo. Segundo estatísticas, o estado é visitado por mais de dois milhões de turistas, vindos de outros lugares do estado, de outras regiões do Brasil e até mesmo do exterior. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que o Rio Grande do Norte é campeão em investimentos estrangeiros no país, devido a alguns fatores, como a sua localização geográfica. Só em 2002 o estado foi visitado por 1 423 886 turistas, número que dobrou para 2 096 322 em estado, mais da metade brasileiros (1 750 882), com um aumento superior a 100%. O governo criou condições e investiu bastante neste setor nos últimos anos, hoje possui 54 atividades, realizadas direta ou indiretamente, com a implantação de uma capitação dos profissionais e de uma infraestrutura. O turismo no Rio Grande do Norte foi divulgado no Brasil e no exterior, fazendo com que o número de voos internacionais subisse de cinco em 2002 para mais de trinta nos dias atuais. O estado acolhe estrangeiros vindos principalmente de países europeus.

Nas regiões do Seridó, Médio Oeste e Alto Oeste Potiguar, já foram descobertos enterramentos (restos) humanos que viveram naquele lugar há mais de dez mil anos, muito antes da descoberta do continente. Em partes do estado e do Nordeste ocorreu o desenvolvimento de uma das mais ricas e expressivas artes rupestres conhecidas no mundo.

Os pontos de visitação que merecem destaque são a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, ocupada entre 1633 e 1654 por holandeses, agora tombado como patrimônio histórico nacional; a Barreira do Inferno; o Centro de Turismo de Natal; Farol de Mãe Luíza; o Espaço Cultural Palácio Potengi, antiga sede do governo; o Memorial Câmara Cascudo; Antiga Catedral Metropolitana de Natal, entre outros, todas estes localizados na capital. As belezas naturais mais conhecidas no estado no país e no exterior são as Dunas de Genipabu, as praias (litoral); o Cajueiro do Pirangi (maior do mundo), localizado em Parnamirim; piscinas naturais do Pirangi e do Maracajaú; a Reserva Florestal da Mata Estrela e o Parque das Dunas, além de serras, falésias e lagoas. Seus principais polos de ecoturismo são Natal, litoral sul, litoral norte/nordeste, serras localizadas a sul do território potiguar, Serra Branca (São Rafael), a região do Seridó e a Chapada do Apodi. Na Chapada do Apodi, um exemplo de ponto turístico muito visitado é o Lajedo de Soledade, onde se encontram as maiores exposições de rochas calcárias do Rio Grande do Norte, que recebe mais de sete mil visitantes anualmente.

Natal, capital e município mais populoso do estado, é porta de entrada para o turismo no Rio Grande do Norte. Mossoró, segundo município mais importante depois da capital, é um destino especialmente procurado.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos no Rio Grande do Norte

Imagem vetorial em formato de estrela Parque das Dunas

O extenso trecho de dunas e vegetação que é observada ao atravessar a Via Costeira, faz parte do maior parque urbano sobre dunas do Brasil, conhecido como Parque das Dunas.

A entrada do parque tem acesso pela região Central da cidade, e é perfeito para prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas, ou fazer um piquenique. É uma opção de atividade as realizações de trilhas que são oferecidas pelo Parque, acompanhado de guias.

Em 1994, o Parque foi considerado pela UNESCO como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, e em 1999, foi reconhecido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, como posto avançado da Mata Atlântica Brasileira, é realmente uma experiência única.


Imagem vetorial em formato de estrela Praia do Forte

A Praia do Forte é uma das praias urbanas mais belas da cidade e assim como a Praia do Meio, possui uma grande piscina natural, além de ter um dos nossos marcos históricos: A Fortaleza dos Reis Magos.

A Fortaleza dos Reis Magos é uma construção militar da época da fundação da cidade de Natal e foi construída pelos portugueses para defender a capitania do Rio Grande contra as invasões de franceses e holandeses. Sua localização estratégica entre os arrecifes do mar e o Rio Potengi possibilitou a segurança para o desenvolvimento da cidade na época.

Ao lado da Fortaleza, você vai se deparar com a Ponte Newton Navarro, uma bela construção arquitetônica estaiada que atravessa o encontro do Rio Potengi com o Mar. É o local de encontro para quem quer praticar uma descida de Rapel.


Imagem vetorial em formato de estrela Lagoa de Jacumã

A Lagoa de Jacumã está localizada no município de Ceará-Mirim, a 35 km de Natal, onde é famosa por seus atrativos: O Skibunda, que o turista senta em uma prancha para escorregar sobre as dunas, o Kamikaze bem semelhante ao Skibunda, mas neste atrativo o turista é colocado em cima de uma prancha que desliza sobre uma lona instalada sobre as dunas, indo de encontro a lagoa.

Por fim, o Aerobunda onde o turista é pendurado em uma tirolesa que é levado pelos cabos de aço até aterrissar no meio da lagoa.


  • DDD(s) do estado do Rio Grande do Norte
  • 84

Demografia Rio Grande do Norte

Bioma: Caatinga

Densidade: 59,99 Habitantes por Km²

Gentílico: potiguar

População (em 2010): 3.168.027 Habitantes

Unidade Territorial: 52.810,699 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Rio Grande do Norte? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Rio Grande do Norte para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo no Rio Grande do Norte


Descubra tudo sobre Rio Grande do Norte. Previsão do tempo Rio Grande do Norte. Localização Rio Grande do Norte. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Rio Grande do Norte

» Natal (803739 Hab.)
» Mossoró (259815 Hab.)
» Parnamirim (202456 Hab.)
» São Gonçalo do Amarante (87668 Hab.)
» Macaíba (69467 Hab.)
» Ceará-Mirim (68141 Hab.)
» Caicó (62709 Hab.)

» Açu (53227 Hab.)
» Currais Novos (42652 Hab.)
» São José de Mipibu (39776 Hab.)
» Santa Cruz (35797 Hab.)
» Nova Cruz (35490 Hab.)
» Apodi (34763 Hab.)
» João Câmara (32227 Hab.)

» Touros (31089 Hab.)
» Canguaretama (30916 Hab.)
» Macau (28954 Hab.)
» Pau dos Ferros (27745 Hab.)
» Areia Branca (25315 Hab.)
» Extremoz (24569 Hab.)
» Baraúna (24182 Hab.)


Hospedagem no Rio Grande do Norte


Pacotes de viagens no Rio Grande do Norte

Pacotes de Viagens no Rio Grande do Norte

Bandeira do estado do Rio Grande do Norte

Bandeira do estado do Rio Grande do Norte

Mapa do Rio Grande do Norte