Turismo no Espírito Santo | Viajar para Espírito Santo

O estado demonstra um grande potencial turístico, embora pouco explorado. Conta com a versatilidade de ter o clima de montanha a menos de duas horas da praia, construções históricas, belezas naturais e até cidades inteiras fundadas por imigrantes italianos e alemães inteiramente preservadas, dentre outras atrações. Em setembro de 2006, surgiu o "Projeto Visitar", que visa a revitalização do centro de Vitória. O projeto encontra-se na etapa inicial e, com a abertura dos seculares patrimônios para visitação na capital do estado, contabilizou mais de 10 mil visitantes nos primeiros seis meses.

O Estado conta com diversos museus e relíquias históricas como o Convento da Penha, localizado em Vila Velha, construído em 1570, o Museu de Anchieta que guarda peças do mais alto valor sacro e histórico, o Palácio Anchieta construído no século XVI, atual sede do Governo do Estado, o Teatro Carlos Gomes construído no início do século e museus ligados à cultura Teuto-Italiana que se localizam nas Cidades serranas. Conta, ainda, com várias casas de cultura que expõem peças ligadas à história das Cidades e Igrejas que denotam a presença jesuítica no Norte do Estado.

 

A produção de panelas de barro e o artesanato de conchas de Piúma, produzindo colares, pulseiras, cinzeiros e enfeites de conchas e búzios, são o que há de mais típico no Espírito Santo. Em algumas praias, como a de Guarapari e Meaípe, podemos encontrar rendas de bilro e, em Aracruz, o artesanato indígena com enfeites e utensílios de uso doméstico de fibra vegetal.

A culinária capixaba mantém as tradições aprendidas com seus colonizadores e indígenas, aliadas à influência dos Estados vizinhos. Baseia-se no pescado sempre preparado em panelas de barro, características da região de Goiabeiras, ao norte da Ilha de Vitória. São tortas e moquecas, prato mais popular, além de muxá (feito com milho) e o mingau de folhas alternados com receitas de origem italiana e alemã, como a polenta, o anholini, o minestrone, a sopa pavesa, o chucrute, o brote e o caneloni, além das sírio-libanesas, como o charuto, o arroz com lentilhas, o tabule e o quibe. Têm o costume de comer banana-da-terra, com canela e açúcar e, nas serras, de beber vinho. Os doces são bem variados destacando-se o bolo de mandioca, fubá assado no forno, beijus de tapioca, doces de compota, e refrescos de fruta.

Cada região do Estado manifesta seu folclore de forma própria. No Norte, em Conceição da Barra e São Mateus, o Ticumbi, o Rei de Boi, o Congo e o Alardo e, na região serrana, as festas tradicionais dos imigrantes, sendo uma das principais o Festival de Imigração Alemã, ou Sommerfest, em Domingos Martins, que ocorre no final de janeiro e início de fevereiro e a Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante; a de Corpus Christi em Castelo; as Festas de Nossa Senhora da Penha, os festejos de Santo Antônio, em 13 de junho, de São Pedro dos Pescadores, em 29 de junho, e de Nossa Senhora da Vitória, dia 8 de setembro, em Vitória; a Festa de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de outubro, o Alardo, no Natal ou nos dias 19 e 20 de janeiro, em Guarapari.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos no Espírito Santo

Imagem vetorial em formato de estrela Parque Nacional do Caparaó

Para aqueles que buscam a revitalização do espírito por meio da vivência em plena natureza, o Espírito Santo reserva lugares com muito verde. O Parque Nacional do Caparaó, com 70% de seu território em terras capixabas, é o lugar ideal.

Mata Atlântica predominante, muitas cachoeiras, rochas e o contato direto com a natureza fazem deste recanto um lugar imperdível para experiências em busca de relaxamento, autoconhecimento, entendimento e sabedoria.

Em Divino São Lourenço é possível encontrar espaços de terapia, como o Gotas do Dharma, que proporcionam equilíbrio corporal e emocional por meio de técnicas orientais. O Patrimônio da Penha é um lugar de busca individual e espiritual, onde, durante todo o ano, muitas pessoas peregrinam em busca da renovação das energias e da cura das enfermidades físicas e emocionais.


Imagem vetorial em formato de estrela Ecoturismo

O Espírito Santo possui múltiplas ofertas de atrativos naturais, que se diversificam do norte ao sul e do leste ao oeste do Estado. As opções variam de mar à montanha, das águas turvas dos manguezais às águas cristalinas das lagoas, de serras antigas cobertas por matas inexploradas a pontões rochosos, entre outros vários chamarizes que, em cada região do Estado, possuem características paisagísticas singulares que dão ao turista vastas possibilidades de apreciar a natureza da maneira que preferir.

Na região das Montanhas Capixabas estão localizados os Parques Estaduais de Pedra Azul, em Domingos Martins, e o de Forno Grande, em Castelo, que são passeios obrigatórios para quem curte uma boa caminhada ecológica, contemplando a beleza dos locais.


Imagem vetorial em formato de estrela Festa da Penha

A religiosidade do povo capixaba é muito forte e se faz presente durante o ano todo com grandes manifestações. A maior delas é a Festa da Penha, uma homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, que é comemorada com romarias e missas no Convento da Penha, em Vila Velha.

O Convento da Penha, um dos ícones do Espírito Santo, é um santuário construído pelos escravos em 1558 em cima de um grande rochedo. De lá é possível ter uma linda vista da baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.


  • DDD(s) do estado do Espírito Santo
  • 27
  • 28

Demografia Espírito Santo

Bioma: Mata-Atlântica

Densidade: 76,25 Habitantes por Km²

Gentílico: capixaba

População (em 2010): 3.514.952 Habitantes

Unidade Territorial: 46.098,571 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Espírito Santo? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Espírito Santo para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo no Espírito Santo


Descubra tudo sobre Espírito Santo. Previsão do tempo Espírito Santo. Localização Espírito Santo. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Espírito Santo

» Vila Velha (414586 Hab.)
» Serra (409267 Hab.)
» Cariacica (348738 Hab.)
» Vitória (327801 Hab.)
» Cachoeiro de Itapemirim (189889 Hab.)
» Linhares (141306 Hab.)
» Colatina (111788 Hab.)

» São Mateus (109028 Hab.)
» Guarapari (105286 Hab.)
» Aracruz (81832 Hab.)
» Viana (65001 Hab.)
» Nova Venécia (46031 Hab.)
» Barra de São Francisco (40649 Hab.)
» Castelo (34747 Hab.)

» Santa Maria de Jetibá (34176 Hab.)
» Marataízes (34140 Hab.)
» São Gabriel da Palha (31859 Hab.)
» Domingos Martins (31847 Hab.)
» Afonso Cláudio (31091 Hab.)
» Itapemirim (30988 Hab.)
» Alegre (30768 Hab.)


Hospedagem no Espírito Santo


Pacotes de viagens no Espírito Santo

Pacotes de Viagens no Espírito Santo

Bandeira do estado do Espírito Santo

Bandeira do estado do Espírito Santo

Mapa do Espírito Santo