Turismo em Minas Gerais | Viajar para Minas Gerais

Em Minas Gerais, o enfoque é o turismo histórico, com destaque para as cidades de Tiradentes, São João del-Rei, Diamantina e Ouro Preto. A capital e maior cidade do estado, Belo Horizonte, um dos maiores centros financeiros do Brasil, com o complexo da Pampulha, o turismo de negócios e um rico acervo cultural. Sua região metropolitana, com a segunda maior cidade do estado, Contagem.

O Artesanato Mineiro é uma das mais fortes expressões culturais do Estado de Minas Gerais, sendo fonte de renda e incentivo ao turismo, beneficiando e distribuindo renda as mais diversas camadas da população. Este espaço acolhe os artesãos, em suas múltiplas e variadas manifestações, abrindo ao artista o espaço para divulgação e comercialização de suas obras. Minas Gerais é um dos estados com maior número de museus do país, dedicados não apenas à história mineira, mas também às artes e às ciências. Destacam-se o Museu Mariano Procópio, o primeiro fundado no estado, o Museu da Inconfidência, com importante acervo do século XVIII, o Museu de Arte da Pampulha, o Museu do Escravo em Belo Vale, o único museu dedicado à cultura negra no Brasil, entre muitos outros.

O folclore é a identidade, a tradição e o conhecimento de um povo expressos em lendas, crenças, provérbios, canções e costumes. Minas Gerais é um Estado extremamente rico na variedade desses folguedos e mitos. Por sua vez, as manifestações folclóricas em Minas têm suas origens nas tradições, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão guardadas nos objetos de artesanato, na culinária e danças típicas, nas músicas, na linguagem e literatura oral, na medicina popular e nas festas com manifestações populares tradicionais.

Uma maneira de se conhecer as principais cidades históricas é percorrer a chamada Estrada Real. Esse caminho ligava as minas de ouro até o porto de Parati, no litoral sul do Rio de Janeiro, de onde o metal era exportado para Portugal. O rei português determinou, como forma de diminuir desvios e contrabandos, que todo o ouro extraído percorresse exclusivamente esse caminho. Recentemente, a estrada e seus pontos marcantes foram reconstituídos, proporcionando a turistas uma forma rápida e cômoda de se conhecer as principais cidades históricas de Minas.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Minas Gerais

Imagem vetorial em formato de estrela Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira

Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque guarda o grande conjunto paisagístico da Serra Negra da Mantiqueira, sendo o principal conjunto de atrativos turísticos do município de Olaria.

O Parque Serra Negra da Mantiqueira conta com belas montanhas, mirantes com lindas paisagens, formações rochosas exuberantes que encanta a todos que o conhece. Possui belíssimas cachoeiras, como o complexo de cachoeiras do Marciano, também tombado pelo município como patrimônio paisagístico municipal. Este é o maior complexo de cachoeiras da Unidade de Conservação, guardando quedas d' água de até 60 metros e a curiosa Cachoeira do Nariz, que em formato de carranca, encanta com sua singularidade.

Já no campo da flora e da fauna, a biodiversidade é extremamente rica, contendo Campos Rupestres, Matas Nebulares, Florestas Ombrófilas Alto Montana e uma infinidade de animais, entre eles ocorrências de endemismos (animais que só ocorrem na unidade). O Parque se encontra a 15 km da cidade de Olaria.


Imagem vetorial em formato de estrela Pico do Boné

O Pico do Boné, que leva esse nome por causa de sua aparência quando contemplado à distância, encontra-se a 1.870 metros de altitude, e seu cume é formado por um pequeno platô que mede 10 por 15 metros, onde predomina uma vegetação constituída por gramíneas, pequenos arbustos e grande número de bromélias de flores vermelhas.

É um dos Picos mais altos do Parque. Do alto do Pico do Boné, tem-se uma magnífica vista panorâmica em 360º. É possível, dali, avistar os mares de morros e, a leste, o distrito de Bom Jesus do Madeira; ao sul, a Serra do Grama e Pedra do Pato; ao norte, o Pico Soares e a Pedra Branca; e a oeste o município de Araponga.


Imagem vetorial em formato de estrela Travessia Serra Fina

Situada na tríplice divisa entre os estados de MG, SP e RJ, essa travessia emocionante sustenta longos trechos de trekking para quem ama desafios e superação. Incluindo a Pedra da Mina, o 4° pico mais alto do país com 2.798m de altitude, a aventura nas montanhas é procurada por pessoas do mundo inteiro.

São quatro dias de trekking pesado passando por diversos atrativos, como a Toca do Lobo (1.550m), o Pico do Capim Amarelo (2.491m), o Pico da Pedra da Mina (2.797m), o Pico dos 3 Estados (2.656m). Com mais de 2 mil metros de desnível acumulado, o ambiente hostil caracterizado por noites frias e dias quentes aumenta o desafio de transpor suas cristas. Para este passeio é necessário acompanhamento de guias especializados.


  • DDD(s) do estado de Minas Gerais
  • 31
  • 32
  • 33
  • 34
  • 35
  • 37
  • 38

Demografia Minas Gerais

Bioma: Cerrado

Densidade: 33,41 Habitantes por Km²

Gentílico: mineiro

População (em 2010): 19.597.330 Habitantes

Unidade Territorial: 586.520,368 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Minas Gerais? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Minas Gerais para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Minas Gerais


Descubra tudo sobre Minas Gerais. Previsão do tempo Minas Gerais. Localização Minas Gerais. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades de Minas Gerais

» Belo Horizonte (2375151 Hab.)
» Uberlândia (604013 Hab.)
» Contagem (603442 Hab.)
» Juiz de Fora (516247 Hab.)
» Betim (378089 Hab.)
» Montes Claros (361915 Hab.)
» Ribeirão das Neves (296317 Hab.)

» Uberaba (295988 Hab.)
» Governador Valadares (263689 Hab.)
» Ipatinga (239468 Hab.)
» Sete Lagoas (214152 Hab.)
» Divinópolis (213016 Hab.)
» Santa Luzia (202942 Hab.)
» Ibirité (158954 Hab.)

» Poços de Caldas (152435 Hab.)
» Patos de Minas (138710 Hab.)
» Teófilo Otoni (134745 Hab.)
» Pouso Alegre (130615 Hab.)
» Barbacena (126284 Hab.)
» Sabará (126269 Hab.)
» Varginha (123081 Hab.)


Hospedagem em Minas Gerais


Pacotes de viagens em Minas Gerais

Pacotes de Viagens em Minas Gerais

Bandeira do estado de Minas Gerais

Bandeira do estado de Minas Gerais

Mapa de Minas Gerais