Em Minas Gerais, o enfoque é o turismo histórico, com destaque para as cidades de Tiradentes, São João del-Rei, Diamantina e Ouro Preto. A capital e maior cidade do estado, Belo Horizonte, um dos maiores centros financeiros do Brasil, com o complexo da Pampulha, o turismo de negócios e um rico acervo cultural. Sua região metropolitana, com a segunda maior cidade do estado, Contagem.
O Artesanato Mineiro é uma das mais fortes expressões culturais do Estado de Minas Gerais, sendo fonte de renda e incentivo ao turismo, beneficiando e distribuindo renda as mais diversas camadas da população. Este espaço acolhe os artesãos, em suas múltiplas e variadas manifestações, abrindo ao artista o espaço para divulgação e comercialização de suas obras. Minas Gerais é um dos estados com maior número de museus do país, dedicados não apenas à história mineira, mas também às artes e às ciências. Destacam-se o Museu Mariano Procópio, o primeiro fundado no estado, o Museu da Inconfidência, com importante acervo do século XVIII, o Museu de Arte da Pampulha, o Museu do Escravo em Belo Vale, o único museu dedicado à cultura negra no Brasil, entre muitos outros.
O folclore é a identidade, a tradição e o conhecimento de um povo expressos em lendas, crenças, provérbios, canções e costumes. Minas Gerais é um Estado extremamente rico na variedade desses folguedos e mitos. Por sua vez, as manifestações folclóricas em Minas têm suas origens nas tradições, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão guardadas nos objetos de artesanato, na culinária e danças típicas, nas músicas, na linguagem e literatura oral, na medicina popular e nas festas com manifestações populares tradicionais.
Uma maneira de se conhecer as principais cidades históricas é percorrer a chamada Estrada Real. Esse caminho ligava as minas de ouro até o porto de Parati, no litoral sul do Rio de Janeiro, de onde o metal era exportado para Portugal. O rei português determinou, como forma de diminuir desvios e contrabandos, que todo o ouro extraído percorresse exclusivamente esse caminho. Recentemente, a estrada e seus pontos marcantes foram reconstituídos, proporcionando a turistas uma forma rápida e cômoda de se conhecer as principais cidades históricas de Minas.