Turismo no Amazonas | Viajar para Amazonas

O Amazonas recebeu o prêmio de melhor destino verde da América Latina, prêmio este concedido em votação feita pelo mercado mundial de turismo, durante a World Travel Market, ocorrido em Londres em 2009. Em 2010, em uma pesquisa feita entre os turistas, o turismo foi avaliado como satisfatório, com 92,4% entre os turistas nacionais e 94% entre os turistas estrangeiros.

A capital do estado, Manaus é o maior destino de turistas da Amazônia, oferecendo uma ampla rede hoteleira, assim como restaurantes variados. Conta também com diversos hotéis de selva em sua região metropolitana. Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Teatro Amazonas, inaugurado em 31 de dezembro de 1896, sendo o principal Patrimônio Artístico Cultural do estado do Amazonas e a obra mais significativa da época áurea da borracha.

O Teatro Amazonas, mandado construir pelo governador Eduardo Ribeiro, cafuzo natural do Maranhão, é um perfeito exemplo da opulência existente no apogeu do ciclo da borracha. Manaus e Parintins possuem fortes traços da imigração japonesa em sua cultura. O Festival Folclórico de Parintins também é um destaque na cultura amazonense, sendo uma grandiosa referência nacional.

O artesanato do Amazonas é variado e de destaque, com muita influência da cultura indígena. Em geral usam-se elementos da floresta como contas, sementes e cipós. Atualmente o artesanato da região vem se aprimorando com vários elementos da floresta sendo incorporados a jóias, as chamadas biojóias.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos no Amazonas

Imagem vetorial em formato de estrela Festival de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular do município de mesmo nome, Parintins, no interior do Amazonas, que é realizada todo ano, sempre no último fim de semana do mês de Junho, em plena floresta amazônica.

O evento é uma das maiores celebrações brasileiras que comemoram a rica cultura amazonense – inclusive, fica atrás apenas do Carnaval como a maior festa folclórica do Brasil, pois chega a atrair cerca de cem mil turistas de diferentes cantos do país e conta com incríveis espetáculos, todos muito tradicionais e divertidos, durante três dias de festival.


Imagem vetorial em formato de estrela Parque Nacional do Jaú

Além de ser o segundo maior parque nacional do Brasil e o terceiro maior do mundo em floresta tropical úmida intacta, com uma área superior até mesmo que do estado do Sergipe, e de ainda ter sido declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional do Jaú conta com diversas cachoeiras de beleza selvagem que formam piscinas convidativas a um delicioso mergulho – e alguns desses poços, como da Cachoeira do Itaúbal, ainda se destaca por conta de suas águas que possuem um tom avermelhado fascinante.


Imagem vetorial em formato de estrela Parque Ecológico do Lago Janauari

O parque em volta do Lago Janauari também é muito frequentado por turistas e possui traços marcantes.

Um deles é o famoso Encontro das Águas. Passeios guiados aquáticos permitem ver de perto a junção dos Rios e os guias ainda explicam o motivo de eles não se misturarem!

No próprio Lago Janauari, podem ser apreciadas as vitórias-régias, uma das marcas da Amazônia, plantas que se parecem com discos flutuando na água.Vários animais podem ser vistos também, como micos que estão muito bem acostumados com os turistas e se aproximam quando percebem que tem comida!


  • DDD(s) do estado do Amazonas
  • 92
  • 97

Demografia Amazonas

Bioma: Amazônia

Densidade: 2,23 Habitantes por Km²

Gentílico: amazonense

População (em 2010): 3.483.985 Habitantes

Unidade Territorial: 1.559.161,682 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Amazonas? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Amazonas para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo no Amazonas


Descubra tudo sobre Amazonas. Previsão do tempo Amazonas. Localização Amazonas. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Amazonas

» Manaus (1802014 Hab.)
» Parintins (102033 Hab.)
» Itacoatiara (86839 Hab.)
» Manacapuru (85141 Hab.)
» Coari (75965 Hab.)
» Tefé (61453 Hab.)
» Tabatinga (52272 Hab.)

» Maués (52236 Hab.)
» Manicoré (47017 Hab.)
» Humaitá (44227 Hab.)
» Iranduba (40781 Hab.)
» São Gabriel da Cachoeira (37896 Hab.)
» Lábrea (37701 Hab.)
» Borba (34961 Hab.)

» Benjamin Constant (33411 Hab.)
» Careiro (32734 Hab.)
» Autazes (32135 Hab.)
» São Paulo de Olivença (31422 Hab.)
» Nova Olinda do Norte (30696 Hab.)
» Eirunepé (30665 Hab.)
» Boca do Acre (30632 Hab.)


Hospedagem no Amazonas

Autazes (1)
Barcelos (2)
Boca do Acre (1)
Borba (2)
Careiro (4)
Coari (4)


Pacotes de viagens no Amazonas

Pacotes de Viagens no Amazonas

Bandeira do estado do Amazonas

Bandeira do estado do Amazonas

Mapa do Amazonas