Turismo no Amapá | Viajar para Amapá

Na língua tupi, o nome “amapá” significa ‘o lugar da chuva’ :ama (chuva) e paba(lugar, estância, morada). Ele é famoso justamente por abrigar a maior e mais rica floresta tropical do mundo, a Floresta amazônica. Esse lado da floresta amazônica ainda é praticamente intocado. O local é repleto de pântanos e certamente é o maior habitat de centenas de espécies de plantas e animais, além de ser a sede de uma extensa quantidade de rios, e bosques que cruzam a região. É um das melhores áreas de turismo para quem aprecia ou deseja fazer o ecoturismo. Também é uma região propicia para navegação, já que está cheia de lagos navegáveis também bem propícios à pesca esportiva e até mesmo a observação de diversas espécies de repteis e aves.

O Amapá é banhado pelo rio amazonas e o oceano atlântico. Há apenas 16 cidades em todo o estado, que tem uma área de quase 144 mil metros quadrados. Este também é o único território do Brasil que conserva quase totalmente sua diversidade biológica, ela está quase que intacta e não sofre nenhum dano causado pelo ser humano. Por isso mesmo é que o estado do Amapá prega o turismo ecologicamente correto, para que outras gerações desfrutem dessa paisagem. Muitos turistas procuram o Amapá justamente pelas suas belezas naturais. Um dos fenômenos mais procurados no estado é a Pororoca, que são as ondas que se forma na desembocadura do Rio com o Oceano Atlântico, bem perto da fronteira com a Guiana Francesa.

O estado do Amapá, tem clima tropical ou equatorial superúmido, isso significa que ocorre uma grande quantidade de calor e umidade. As temperaturas médias que ocorrem no Estado variam de 36°C a 20°C, a primeira ocorre principalmente no fim da tarde e o segundo acontece no alvorecer. A gastronomia local é especial e única, o prato mais famoso é o Tacacá que é preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. Além do Tacacá, outras iguarias podem ser degustadas na região.

A pororoca é um dos fenômenos naturais mais vistos por quem visita o Amapá. A pororoca é o encontro das correntes de maré com as correntes fluviais. Isso acontece no período da maresia e durante as luas novas e cheias. Ela se forma quando as águas da maré alta tentam invadir o estuário do rio. Nesse momento, as águas fluviais opõem resistência a essa tentativa de invasão, fazendo com que se formem ondas gigantes. Isso acontece porque a água doce é muito mais leve, se comparado a água salgada do mar. Há um momento onde o equilíbrio se rompe e a onda da maré se junta a água fluvial e cresce. Ela tem a ajuda dos ventos que a impulsionam para dentro do rio, fazendo com que a correnteza se inverta.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos no Amapá

Imagem vetorial em formato de estrela Marco Zero do Equador

Localizado na divisória do Equador se encontram a Avenida Equatorial, o Estádio Zerão e, entre eles, o Monumento do Marco Zero do Equador.

Em todos, está presente a ideia de divisão entre os hemisférios norte e sul do planeta.

Na linha central do gramado no estádio e em lados opostos da avenida e da praça que contém o monumento. Neste local, é possível visualizar o Equinócio, momento em que o monumento projeta sua sombra exatamente alinhada com o Equador!


Imagem vetorial em formato de estrela Fortaleza de São José de Macapá

Próximo do Rio Amazonas se encontra a Fortaleza de São José de Macapá, erguida com a intenção de defender o território amazonense contra invasões.

Hoje, é um dos locais preferidos por turistas de Macapá para se fazer uma visita. Escolas também agendam visitações para estudos.

Valioso pela sua riqueza histórica e arquitetônica, até hoje só teve tiros disparados de forma comemorativa. A fortaleza é um dos pontos de referência na cidade, próximo a outros locais marcantes, como a Casa do Artesão, o Trapiche Eliezer Levy e o Parque do Forte.


Imagem vetorial em formato de estrela Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

O Tumucumaque é o maior parque do Brasil e está situado nos estados do Amapá e do Pará. Ele abrange quase 27 % do território do Amapá e é o maior parque de floresta tropical do mundo.

Com esse tamanho imagina a diversidade de fauna e flora que existe por lá. Suas principais atrações são as trilhas e cachoeiras, além da observação dos animais. Para visitar o parque é necessária uma autorização por escrito do ICMBIO e as visitas partem de duas cidades: Serra do Navio e Oiapoque.


  • DDD(s) do estado do Amapá
  • 96

Demografia Amapá

Bioma: Amazônia

Densidade: 4,69 Habitantes por Km²

Gentílico: amapaense

População (em 2010): 669.526 Habitantes

Unidade Territorial: 142.827,897 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Amapá? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Amapá para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo no Amapá


Descubra tudo sobre Amapá. Previsão do tempo Amapá. Localização Amapá. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Amapá

» Macapá (398204 Hab.)
» Santana (101262 Hab.)
» Laranjal do Jari (39942 Hab.)
» Oiapoque (20509 Hab.)
» Mazagão (17032 Hab.)
» Porto Grande (16809 Hab.)
» Tartarugalzinho (12563 Hab.)

» Vitória do Jari (12428 Hab.)
» Pedra Branca do Amaparí (10772 Hab.)
» Calçoene (9000 Hab.)
» Amapá (8069 Hab.)
» Ferreira Gomes (5802 Hab.)
» Cutias (4696 Hab.)
» Serra do Navio (4380 Hab.)

» Itaubal (4265 Hab.)
» Pracuúba (3793 Hab.)


Hospedagem no Amapá

Macapá (20)
Oiapoque (3)


Pacotes de viagens no Amapá

Pacotes de Viagens no Amapá

Bandeira do estado do Amapá

Bandeira do estado do Amapá

Mapa do Amapá