Turismo no Rio Grande do Sul | Viajar para Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é um estado com vastas opções de turismo. O estado recebe anualmente cerca de 2,0 milhões de turistas de fora do país. As praias do litoral norte nas cidade de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres são as mais conhecidas no estado, esta última apresentando falésias. São três pedras que ficam na beira do mar, sendo que uma delas avança mar adentro em uma altura de 30 metros. No litoral sul destaca-se a praia do Cassino, em Rio Grande, constante no Guiness Book como a maior praia do mundo. Também destacam-se as praias da Laguna dos Patos, principalmente as praias de São Lourenço do Sul, Tapes e Pelotas (Praia do Laranjal).

As serras atraem milhares de turistas todos os anos, no inverno e verão. As cidades de Gramado e Canela são conhecidas na época de Natal pela decoração das cidades, juntamente com os parques natalinos. No inverno, os turistas visitam essas cidades juntamente com São José dos Ausentes e Cambará do Sul, devido às temperaturas baixas, muitas vezes negativas e com a possibilidade de queda de neve, para a felicidade dos turistas.

Nas mesmas se encontram os cânions de Itaimbezinho e da Fortaleza, os quais são dos maiores do Brasil. Em Gramado acontece o Festival de Cinema. Na conhecida como "Pequena Itália", em que se localizam as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, pode-se encontrar as melhores vinícolas do Brasil. Ainda a oeste, se encontram as Missões Jesuíticas, nas cidade de São Miguel das Missões e arredores.

Embora com menor destaque turístico, a região de Pelotas, reconhecida por ser o município brasileiro do doce e por possuir grandes monumentos e prédios tradicionais e seculares, vem alcançando destaque com a festa anual denominada Fenadoce.

Outro destaque do turismo rio-grandense é a Oktoberfest, uma festa de cultura alemã, realizada em várias cidades gaúchas. A principal Oktoberfest do Rio Grande do Sul é a de Santa Cruz do Sul, que teve na edição de 2008, mais de 450.000 visitantes. A "Festa da Alegria" de Santa Cruz do Sul é a 2ª maior do Brasil, atrás apenas da Oktoberfest de Blumenau(SC), e a 3ª maior do mundo, atrás de Blumenau (SC) e de Munique, na própria Alemanha. Cidades como Igrejinha, também realizam a Oktoberfest

Na serras do estado (Bento Gonçalves e Garibaldi), se localizam a maior concentração de produtores de vinho do país. Mais ao sul, na região da Campanha, está situada a segunda mais importante área produtora. As vinícolas gaúchas são premiadas internacionalmente, em razão da alta qualidade de seus vinhos e espumantes. O estado é privilegiado pela sua condição geo-climática, estando situado no início da faixa entre os paralelos 30° e 50°, considerada ideal para a produção de uva vinífera. Isso lhe permite a produção de cepas nobres de uvas europeias, como Merlot, Chardonnay e Cabernet Sauvignon, entre outras. A uva e o vinho gaúchos são produzidos sob as melhores técnicas disponíveis e condições tecnológicas avançadas, a exemplo das melhores regiões vinícolas da Europa.

Ao Norte, o litoral do estado nasce em uma pequena faixa entre o mar e a serra, onde se encontra o maior cordão de lagos da América Latina. São cerca de 50 lagos, que se ligam através de rios e canais. No sul, encontra-se o maior complexo lacustre do mundo, constituído pela Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim, as duas maiores do Brasil. Nesse ponto, passa a ser acompanhado por áreas de reservas naturais de preservação que vão até o extremo sul do Brasil, no município de Chuí.

A costa é retilínea, com cerca de 622 km de extensão, constituindo uma das mais extensas e contínuas praias arenosas do mundo, na qual o visitante encontra rios, praias de água doce, mar aberto, dunas móveis e fixas, com mais de 10 metros de altura, lagos e serras, um complexo único e de rara beleza. No município de Nova Prata, em meio à mata nativa, há um parque temático com fontes que jorram águas termais numa temperatura de 41 °C, e que possuem excelentes propriedades medicinais e terapêuticas. Iraí é conhecida como "cidade saúde" devido às suas fontes de águas minerais. No Balneário Osvaldo Cruz, a água jorra de uma fenda rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e possui temperatura de 36,5 °C.

O Rio Grande do Sul possui um grande potencial para o turismo paleontológico, com muitos sítios paleontológicos e museus, no Geoparque da paleorrota. Há uma grande área no centro do estado que pertence ao triássico na Formação Santa Maria e Formação Caturrita, que datam de 230 milhões de anos. Os municípios de Santa Maria, Candelária, São Pedro do Sul, Mata e Agudo pertencem à rota paleontológica. Ali viveram rincossauros, exaeretodons, estauricossauros, guaibassauros, saturnalia tupiniquim, sacissauros, unayssauros, tecodontes e muitos outros.

Nos dias 21 e 22 de maio de 2011, foi realizado o primeiro dia da Paleorrota, onde os museus de paleontologia da Grande Porto Alegre, Candelária, Santa Maria, São Pedro do Sul e Mata, abriram suas portas para a visita de turistas. O dia da Paleorrota deverá ocorrer todo ano no mês de maio durante a semana nacional do museu. Nesta mesma semana, no dia 17 de maio, é o aniversario da cidade de Santa Maria.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos no Rio Grande do Sul

Imagem vetorial em formato de estrela Alto da Serra do Botucaraí

Uma nova região turística está se organizando no coração da Rota Gemas e Joias, que se desenvolve a partir de Porto Alegre até Ametista do Sul, no extremo norte do Estado. Soledade se destaca pelo comércio e exportação de pedras preciosas e a forte tradição gaúcha; em seu entorno, municípios voltados ao agronegócio oferecem lindas paisagens e áreas de lazer.


Imagem vetorial em formato de estrela Pampa Gaúcho

Duas regiões se integram na paisagem cultural da Fronteira: Fronteira e Pampa Gaúcho. A tradição das estâncias do Turismo Rural Gaúcho, as provas de destreza e manejo com os animais e as manifestações artísticas são enriquecidas por novos cenários e experiências gastronômicas dos vinhedos e olivares. A melhor carne do país, bovina e ovina, é a matéria prima principal da gastronomia típica e o mate amargo a bebida do gaúcho.

A região onde a tradição gaúcha é mais forte.


Imagem vetorial em formato de estrela Rota Missões

Destaque para o Patrimônio Cultural da Humanidade, o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo e as ruínas da Igreja, que transmitem a energia e a emoção de uma volta ao passado, aos séculos e constituem o mais representativo conjunto arquitetônico dos antigos 7 Povos das Missões. São João Batista, Santo Ângelo Custodio, São Lourenço Mártir, São Nicolau, São Luiz Gonzaga e São Francisco de Borja eram as denominações das demais reduções jesuíticas.

Alguns preservam remanescentes das ruínas e acervos de obras de arte em centros culturais e museus.


  • DDD(s) do estado do Rio Grande do Sul
  • 51
  • 53
  • 54
  • 55

Demografia Rio Grande do Sul

Bioma: Pampa

Densidade: 39,79 Habitantes por Km²

Gentílico: gaúcho

População (em 2010): 10.693.929 Habitantes

Unidade Territorial: 268.781,896 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Rio Grande do Sul? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Rio Grande do Sul para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo no Rio Grande do Sul


Descubra tudo sobre Rio Grande do Sul. Previsão do tempo Rio Grande do Sul. Localização Rio Grande do Sul. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Rio Grande do Sul

» Porto Alegre (1409351 Hab.)
» Caxias do Sul (435564 Hab.)
» Pelotas (328275 Hab.)
» Canoas (323827 Hab.)
» Santa Maria (261031 Hab.)
» Gravataí (255660 Hab.)
» Viamão (239384 Hab.)

» Novo Hamburgo (238940 Hab.)
» São Leopoldo (214087 Hab.)
» Rio Grande (197228 Hab.)
» Alvorada (195673 Hab.)
» Passo Fundo (184826 Hab.)
» Sapucaia do Sul (130957 Hab.)
» Uruguaiana (125435 Hab.)

» Santa Cruz do Sul (118374 Hab.)
» Cachoeirinha (118278 Hab.)
» Bagé (116794 Hab.)
» Bento Gonçalves (107278 Hab.)
» Erechim (96087 Hab.)
» Guaíba (95204 Hab.)
» Cachoeira do Sul (83827 Hab.)


Hospedagem no Rio Grande do Sul


Pacotes de viagens no Rio Grande do Sul

Pacotes de Viagens no Rio Grande do Sul

Bandeira do estado do Rio Grande do Sul

Bandeira do estado do Rio Grande do Sul

Mapa do Rio Grande do Sul