Sul Região de Taquara - Parobé - Igrejinha

Tudo sobre Taquara

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
53.242
PIB Total
R$ 1,57 Bi
Per Capita
R$ 29.466,81
Área (km²)
457,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima na primavera é ameno e propício para explorar a cidade e seus arredores, com diversas atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Moderado

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Taquara, uma charmosa cidade no Rio Grande do Sul, rica em história e cercada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de 53.242 habitantes, Taquara é um destino perfeito para quem busca conhecer o passado da colonização e a bela natureza da região. Explore suas raízes históricas e desfrute de suas belezas naturais!

Principais Atrações

Colônia do Novo Mundo

Local onde os primeiros colonos estabelecidos na região fundaram a colônia, com registros da imigração alemã e italiana.

Rio dos Sinos

Um belo rio que oferece oportunidades para passeios de barco e caminhadas tranquilas pelas suas margens cobertas de taquarais.

Parque do Rio Azul

Um parque natural ideal para caminhadas, piqueniques e contato com a natureza, perfeito para famílias.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades ao ar livre em Taquara?

Em Taquara, você pode aproveitar trilhas, caminhadas no Parque do Rio Azul e passeios ao longo do Rio dos Sinos.

? Como chegar em Taquara a partir de Porto Alegre?

A forma mais comum é via BR-116, que conecta Porto Alegre a Taquara em aproximadamente 1 hora de carro.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Estação Rodoviária de Taquara Ltda Tel: (51) 3542-4199

Rua Gal Frota, 2431
Centro - Taquara - RS - CEP: 95600-000

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Taquara?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Histórico

O topônimo - Taquara - é proveniente de cerrada vegetação de bambus silvestres (taquaral) que cobriam as margens do rio dos Sinos, por onde se processava o escoamento da produção agrícola. O território fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães. Em 20 de Junho de 1845, Tristão José Monteiro , associado a Jorge Eggers, adquiriu a sesmaria. Mais tarde, em 4 de Setembro de 1846, o território passou a propriedade exclusiva de Tristão José Monteiro, a quem se deve a proveitosa idéia de colonização. A 7 de Setembro do mesmo ano os primeiros colonos alemães Ludwig Lahm, Krumenauer, Johan Fischer, F. Ritter, Kaspar, Schmier, dois irmãos Klein e um imigrante italiano de nome L. Raymundo, fundaram a Colônia do Novo Mundo. Em 1849, por iniciativa de Guilherme Lahm, foi construída a primeira casa de alvenaria. Esse cidadão foi também o primeiro a instalar curtume na região. Brasileiro naturalizado, Guilherme tomou parte ativa da revolução farroupilha, onde perdeu a vida. A criação de suínos, introduzida por C. Bier, favoreceu muito a economia do município. Os templos religiosos foram inaugurados em 1874 e 1884, respectivamente, por crentes evangélicos e católicos. A paróquia, sob a denominação de Senhor Bom Jesus do Mundo Novo, foi criada a 22 de Janeiro de 1884. De 7 de Janeiro de 1888 a 20 de Novembro de 1896, o município foi administrado pela Câmara Municipal, sob a presidência do Sr. Frederico Jacobus Junior, faziam parte dela os Senhores Júlio Petersen (vice-presidente), José Raymundo, Guilherme Korndoerfer, João Petry, Henrique Fauth e Cransten Heinrich Jürgensen. Em 20 de Dezembro de 1896 foi empossado o primeiro intendente eleito, Sebastião Amorety. A Câmara Municipal correspondente estava assim constituída:

-Diniz Martins Rangel (presidente),

-Carlos Schmitt,

-Luiz Gonzaga,

-Adolfo Knauth (vice-presidente),

-Henrique Förngs,

-Fernando Inocente do Amaral,

-Felisberto Pinto de Azevedo (secretário).

A população é, em sua quase totalidade de origem germânica, havendo alguns italianos, polacos e outras nacionalidades.

Formação Administrativa

O distrito foi criado pela Lei provincial n. 1.382, de 27 de Maio de 1882. O município surgiu da Lei provincial n. 1568, de 17 de Abril de 1886, sendo instalado a 7 de Jnairo de 1888; a vila passou, também, a sede. O ato muniicipal n. 26, de 20 de Maio de 1893, refere-se a criação do distrito-sede. Em face do Decreto estadual n. 1.404, de 18 de dezembro de 1908, a vila de Taquara recebeu foros de cidade. Compõe-se de 5 distritos: Taquara (sede), Igrejinha, Padilha, Parobé e Santa Cristina. É sede de comarca, criada pelo ato n. 301, de 1º de Setembro de 1892.

Fonte: AGENCIA IBGE TAQUARA

Autor do Histórico: JOSÉ ROBERTO ALVES