Sul Região de Novo Hamburgo - São Leopoldo

Tudo sobre São Leopoldo

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
217.409
PIB Total
R$ 10,86 Bi
Per Capita
R$ 49.930,62
Área (km²)
102,700
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Setembro

Durante o mês de setembro, a cidade celebra a festa da Imigração Alemã, que inclui danças, comidas típicas e diversas atrações culturais que encantam os visitantes.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com um baixo índice de criminalidade em comparação com grandes centros urbanos brasileiros.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

São Leopoldo, localizada no estado do Rio Grande do Sul, é uma cidade rica em história e tradição, sendo um dos principais polos de imigração alemã no Brasil. Com uma população de 217.409 habitantes, essa cidade do bioma Pampa oferece uma combinação de natureza, cultura e eventos, tornando-a um destino encantador para turistas de todas as idades.

Principais Atrações

Museu do Trem

O Museu do Trem apresenta a história ferroviária da região, com locomotivas e vagões antigos, além de exposições sobre a imigração e desenvolvimento da cidade.

Praça dos Ex-Combatentes

Uma praça bem cuidada e cheia de árvores, ideal para passeios em família, com espaço para eventos e feiras ao ar livre.

Igreja São Leopoldo

Uma bonita igreja de estilo neogótico, que é um dos marcos históricos da cidade e atrai visitantes pela sua arquitetura impressionante.

Parque Municipal de São Leopoldo

Um grande espaço verde perfeito para quem busca atividades ao ar livre, com trilhas, lagos e áreas para piquenique.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a São Leopoldo?

A melhor forma de chegar a São Leopoldo é por meio de carro ou ônibus a partir de Porto Alegre, que está a aproximadamente 30 km de distância.

? A cidade oferece opções de hospedagem?

Sim, São Leopoldo possui diversas opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas e hostels, adequadas para diferentes orçamentos.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Estação Rodoviária de São Leopoldo - RS - PABX: (51) 3592-1269

Av D João Becker, s/n
Centro - São Leopoldo - RS - CEP: 93010-010

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em São Leopoldo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SÃO LEOPOLDO RIO GRANDE DO SUL Monografia - nº 619 Ano - 1982

ASPECTOS HISTÓRICOS

JUNTO ao rio dos Sinos existia, não longe do atual centro da Cidade de São Leopoldo, a Imperial Feitoria do Linho Cânhamo, transferida, em 1788 de Canguçu, próximo a Pelotas, para o Faxinal do Courito.

Funcionando à base de mão escrava e nem sempre bem administrada, a Feitoria entrou em decadência, vindo a ser extinta em 31 de março de 1824. Já nessa época, Jorge Antonio Schaeffer procurava contratar alemães para o Brasil, cumprindo ordens de D. Pedro I, cuja esposa, de origem germânica, facilitava o empreendimento.

Os primeiros imigrantes foram pessoalmente recebidos pelos imperadores, que lhes indicaram

o destino: Rio Grande do Sul, de vez que as constantes invasões, por parte do Vice-Reinado do Prata, impunham ocupação intensa e sistemática. O bergantim Protector trouxe-os até Porto Alegre, onde foram recebidos por José Feliciano Pinheiro, primeiro Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande, em 18 de julho de 1824. Poucos dias depois, os recém-chegados iniciaram a última etapa da longa travessia. Em grandes lanchões, subiram o rio dos Sinos chegando em 25 de julho aos barrancos históricos, onde se encontra São Leopoldo, berço da imigração alemã.

Com a instalação da Colônia Alemã de São Leopoldo, nome escolhido em homenagem à Imperatriz Leopoldina, o Rio Grande conheceu grande surto de trabalho e de progresso. Em poucos anos a localidade tornou-se centro administrativo, jurídico, político, cultural e religioso de grande parte do Estado.

Formação Administrativa COM território desmembrado do Município de Porto Alegre, foi criado o Município de São Leopoldo, em cumprimento à Lei Provincial nº 4, de 1º de abril de 1846, ato extensivo à criação do distrito. A cerimônia de instalação teve lugar a 24 dos citados mês e ano.

A Lei Provincial nº 563, de 12 de abril de 1864, elevou a Sede Municipal à categoria de Cidade.

Na Divisão Administrativa de 1911, São Leopoldo figurou com 6 distritos: São Leopoldo (sede), Novo Hamburgo, Bom Jardim, Dois Irmãos, Sapiranga e Lomba Grande.

A partir de então, sofreu várias reduções territoriais, chegando ao Censo de 1960 com o Distrito-Sede e o de Sapucaia.

Atualmente tem apenas 1 distrito - São Leopoldo.

Fonte: IBGE