Sul Região de Porto Alegre

Tudo sobre Canoas

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
347.657
PIB Total
R$ 22,00 Bi
Per Capita
R$ 63.267,42
Área (km²)
131,100
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Setembro

Nesse mês, o clima é ameno e ocorrem festas regionais, proporcionando uma imersão na cultura local.

🛡️

Segurança

Canoas é considerada uma cidade segura para os turistas, com boa presença policial e áreas bem iluminadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Canoas, localizada no estado do Rio Grande do Sul, é uma cidade rica em história e cultura, com uma população de 347.657 habitantes. Constituída por zona urbana e inserida no bioma Pampa, Canoas é conhecida por seu desenvolvimento e pelo legado dos pioneiros que moldaram seu passado. A cidade é uma excelente opção para quem busca uma combinação de urbanidade e natureza, com diversos pontos turísticos e um ambiente acolhedor.

Principais Atrações

Parque Eduardo Gomes

Um parque amplo ideal para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre, com áreas verdes e lagos.

Museu Eduardo Gomes

Museu que conta a história da cidade e do bioma Pampa, com exposições permanentes e temporárias.

Teatro do SESI Canoas

Espaço cultural que oferece uma programação diversa de teatro, música e dança, promovendo a arte local.

Praça do Aviação

Praça central que serve como ponto de encontro e realiza eventos culturais e feiras, rodeada por comércio local.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de se locomover em Canoas?

A cidade possui um bom sistema de transporte público, além de opções de táxi e aplicativos de transporte.

? Existem restaurantes típicos em Canoas?

Sim, a cidade conta com diversas opções de restaurantes que servem pratos típicos gaúchos, como churrasco e comida de pampas.

? Canoas possui opções de hospedagem?

Sim, há uma variedade de hotéis e pousadas que atendem diferentes faixas de preço.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Canoas

SBCO
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Canoas?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Canoas

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

A cidade, que hoje é constituída apenas por zona urbana, segundo critérios do IBGE, teve como pioneiros grandes proprietários de terras. O primeiro deles foi o conquistador Francisco Pinto Bandeira, que recebeu da Coroa portuguesa, em 1740, uma área com três léguas de comprimento e uma de largura ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No local, foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí - atualmente bairro Estância Velha. Em 1771, com a morte de Francisco, as terras passaram para o filho Rafael Pinto Bandeira. Com o falecimento deste, sua viúva Josefa Eulália de Azevedo, a Brigadeira, divide a área entre os filhos. A partir daí, as terras são repartidas, dando origem a um povoado.

A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, então proprietário da Fazenda Gravataí, aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por órago (santo que dá nome à igreja) São Luiz Gonzaga.

Em 1938 assume a condição de Vila, e no ano seguinte torna-se cidade e sede de município.

Em 27 de junho de 1939, a cidade foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.839. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas (RS)

Autor do Histórico: Ricardo dos Santos Souto

A área onde hoje se localiza o Município de Canoas, no Rio Grande do Sul, era habitada pelos índios Tapes, quando, em 1725, chegaram na região os tropeiros lagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira, que solicitou ao Rei de Portugal, as terras que se estendiam ao longo do Rio Gravataí pela margem direita. A suas carta de sesmaria tem a data de 20 de maio de 1740, mas já em 1733 ele tinha ocupado as terras, e criado a Fazenda Gravataí, localizada onde hoje se encontra o bairro Estância Velha.

Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas, que na época pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O povoamento da região tem início em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.

Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada às margens do Rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas com árvores do mato que havia no local, que por esse motivo ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.

O major Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí na ocasião, aproveitou a viação férrea para transformar suas terras em um lote de chácaras de veraneio, que ele pôs à venda. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Formação Administrativa

Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por orago (santo que dá nome à igreja) São Luís Gonzaga.

Elevada à condição de vila em 1938, já no ano seguinte, no dia 27 de junho de 1939, Canoas torna-se cidade e sede de município.

Em 20 de março de 1992, Canoas perdeu seu 2º Distrito que, emancipado, se transformou no Município de Nova Santa Rita.

Autor do Complemento: Tatiana Thiesen