Turismo em Sergipe | Viajar para Sergipe

Apesar de ter menor divulgação do que estados como Bahia, Alagoas e Pernambuco, ainda assim há diversos atrativos turísticos no estado, começando pela capital, Aracaju, com destaque para suas praias, como as de Atalaia, Aruana, Refúgio, Náufragos, Robalo e Mosqueiro, todas no litoral sul de Aracaju. Caueira no município de Itaporanga d'Ajuda ao Sul e para Pirambu a trinta quilômetros ao norte de Aracaju, cujo acesso ficou facilitado pela construção no ano de 2006 da Ponte Construtor João Alves, que liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, que conta com uma base do Projeto Tamar e para a vizinha cidade histórica de São Cristóvão, antiga capital fundada em 1590. Outra cidade histórica de destaque é Laranjeiras, a 23 quilômetros de Aracaju.

O município de Itabaiana é bastante conhecido pelo seu grande e intenso comércio de ouro em joias. Já Estância tem muita tradição nos festejos juninos, com seus famosos barcos de fogo; e no carnaval de beira de praia (Abaís). Neópolis, situada às margens do Rio São Francisco também tem tradição de bom carnaval, sempre no ritmo do frevo pernambucano, com suas bandinhas que levam os foliões ao delírio.

No já mencionado município de Barra dos Coqueiros tem destaque o povoado chamado Atalaia Nova, que é banhado pelo rio Sergipe e pelo oceano Atlântico, proporcionando excelente lazer e diversão, num local de tranquilidade e bastante contato com a natureza. Há, ainda, passeios de catamarã pelo Rio Sergipe, na capital, Aracaju. Além de outro passeio que permite conhecer o Rio São Francisco, no município de Brejo Grande, que faz divisa com o estado de Alagoas no município de Piaçabuçu e que leva os turistas até a foz do rio.

São nacionalmente conhecidos os festejos juninos realizados no estado de Sergipe, especialmente nos municípios de Aracaju, Estância e Capela. A cidade de Canindé de São Francisco, distante 186 quilômetros da capital, é um dos pontos turísticos mais atrativos do estado de Sergipe. Aqui, o Rio São Francisco foi represado para a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, formando um lago de raríssima beleza. Além disso, o turista pode entrar em contato direto com a história da civilização local através dos achados que estão expostos à visitação pública no Museu de Arqueologia de Xingó, que é administrado pela Universidade Federal de Sergipe. A visita ao "Paraíso do Talhado" no lago da hidrelétrica é obrigatória a todos aqueles que vão conhecer o Cânion de Xingó, que se situa na divisa dos estados de Sergipe , Bahia e Alagoas.

Outro ponto turistico do estado, é a cidade de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde janeiro de 1967, preserva prédios históricos e conta com vários museus onde há importantes partes da história sergipana. Recentemente a Praça São Francisco, tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade.

Outra cidade histórica de Sergipe, é o municipío de Laranjeiras, conhecido por também possuir construções antigas que aos poucos estão sendo recuperadas, alguns desses prédios são igrejas datadas dos séculos XVII e XVIII, como por exemplo a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. O municipío também é conhecido por seus eventos culturais, como por exemplo o Encontro Cultural de Laranjeiras, o qual conta com teatro de rua, grupos folclóricos, cordel, palestras, seminários e bandas culturais e populares.

A cerca de seis quilômetros da sede do municipío de Japaratuba, encontra-se o Banho do Prata, uma nascente de águas cristalinas onde as pessoas podem banhar-se nas águas do Rio do Prata, recomenda-se logo após, saborear a moqueca de peixe em um dos quiosques ou acampar com amigos. Outro ponto turístico importante da cidade é a Gruta do Capim Branco, localizada próximo ao povoado São José. A gruta serviu de refúgio para os índios das redondezas no período da colonização dessas terras. O local também é conhecido como Gruta da Mulata. Um fato interessante são as raízes que caem dentro da caverna, em um formato que mais parece com um provador de roupas. A luz que vem da superfície provoca um imagem ainda mais surpreendente.

Ainda no municipío de Japaratuba, há a Festa das Cabacinhas, a mais tradicional das festividades da cidade, sempre realizada na primeira semana de Janeiro. Nessa festa, o intuito é acertar os participantes com a cabacinha onde coloca-se água.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Sergipe

Imagem vetorial em formato de estrela Praia do Mosqueiro

A praia do Mosqueiro é conhecida por sua característica marcante onde o mar é limpo e quente e a praia conta com uma faixa bem grande de areia. É uma praia com aspecto paradisíaco, com uma cenário estonteante com muitos coqueiros.

É uma junção curiosa: apesar de ser uma praia com serviços, com quiosques ou bares, tem um ar de praia deserta porque os espaços são grandes, a faixa de areia larga e é repleta daqueles carangueijinhos bem pequenos.

A Praia do Mosqueiro é bem apropriada para crianças e bem relaxante para os adultos, com um frequência boa, nem deserta, nem superlotada, ideal para descanso, isso sem perder a sensação de segurança.


Imagem vetorial em formato de estrela Serra de Itabaiana

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana além de um grandíssimo santuário da vida animal e vegetal é também uma enorme e única unidade de conservação avançada que se encontra situada no município de Itabaiana, no estado de Sergipe, Brasil.

O complexo do parque compreende ainda uma área aproximada de 7.966 hectares, sendo que apenas cerca de 3,5% aproximada estão totalmente regularizadas.

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é um ponto turístico bastante peculiar e costuma agradar não somente os estudiosos, como os professores e biólogos, mas também faz amantes em outras áreas como os praticantes de esportes de aventura, como o rapel.

No complexo são contabilizados atualmente mais de 12 trilhas com diversos espaços que se dividem entre cachoeiras, poços, riachos e penhascos.


Imagem vetorial em formato de estrela Croa do Goré

A Croa do Goré é uma ilha pequena de brancas e finas areias que surge com o simples mudar da maré.

O caminho seguido nas águas é pelo rio Vaza Barris. De um lado da margem, você observa mansões de veraneio. Do outro, a belíssima vegetação a perder de vista. O mangue é o lar de espécies como o aratu, crustáceo da família do caranguejo bastante similar ao mesmo. Enquanto o catamarã navega, é possível relaxar em uma hidromassagem natural, mas o que faz desse passeio um roteiro especial são as surpresas ao longo do caminho.

A Croa do Goré surge como mágica no meio do rio.


  • DDD(s) do estado do Sergipe
  • 79

Demografia Sergipe

Bioma: Caatinga

Densidade: 943,52 Habitantes por Km²

Gentílico: sergipano

População (em 2010): 2.068.017 Habitantes

Unidade Territorial: 21.918,354 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Sergipe? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Sergipe para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Sergipe


Descubra tudo sobre Sergipe. Previsão do tempo Sergipe. Localização Sergipe. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Sergipe

» Aracaju (571149 Hab.)
» Nossa Senhora do Socorro (160827 Hab.)
» Lagarto (94861 Hab.)
» Itabaiana (86967 Hab.)
» São Cristóvão (78864 Hab.)
» Estância (64409 Hab.)
» Tobias Barreto (48040 Hab.)

» Itabaianinha (38910 Hab.)
» Simão Dias (38702 Hab.)
» Nossa Senhora da Glória (32497 Hab.)
» Poço Redondo (30880 Hab.)
» Capela (30761 Hab.)
» Itaporanga d’Ajuda (30419 Hab.)
» Propriá (28451 Hab.)

» Porto da Folha (27146 Hab.)
» Laranjeiras (26902 Hab.)
» Boquim (25533 Hab.)
» Barra dos Coqueiros (24976 Hab.)
» Canindé de São Francisco (24686 Hab.)
» Nossa Senhora das Dores (24580 Hab.)
» Umbaúba (22434 Hab.)


Hospedagem em Sergipe


Pacotes de viagens em Sergipe

Pacotes de Viagens em Sergipe

Bandeira do estado do Sergipe

Bandeira do estado do Sergipe

Mapa do Sergipe