Nordeste Região de Aracaju

Tudo sobre Divina Pastora

Guia completo, dados e turismo em Sergipe.

População (2022)
4.340
PIB Total
R$ 188,62 Mi
Per Capita
R$ 43.460,60
Área (km²)
91,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, a cidade celebra festas juninas animadas, proporcionando uma rica experiência cultural e a oportunidade de saborear as delícias típicas da região.

🛡️

Segurança

Considerada uma cidade tranquila, Divina Pastora tem um bom nível de segurança, ideal para passeios e turismo familiar.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Divina Pastora é uma charmosa cidade situada em Sergipe, cercada pela rica biodiversidade da Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 4.340 habitantes, o município é um destino ideal para quem busca conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história do interior sergipano, além de desfrutar de suas belezas naturais.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Divina Pastora

Uma bela igreja que representa a história e a fé da comunidade local, com arquitetura colonial e rica simbologia religiosa.

Rio Piauí

Um dos encantos naturais da cidade, ideal para passeios em família e atividades ao ar livre.

Festa Junina de Divina Pastora

Celebrada em junho, a Festa Junina reúne música, dança, comidas típicas e muita animação, atraindo visitantes de várias regiões.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal culinária da região?

A culinária de Divina Pastora é rica em pratos típicos do Nordeste, como a carne de sol, feijão verde e as delícias das festas juninas.

? Como chegar a Divina Pastora?

A cidade está localizada a aproximadamente 39 km de Aracaju, podendo ser acessada por carro ou transporte público.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Divina Pastora?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Divina Pastora Sergipe - SE

Histórico

Acredita-se que o município de Divina Pastora, distante 39 quilômetros de Aracaju, nasceu de um dos 400 currais de gado existentes em Sergipe na época da invasão holandesa. A plantação de cana-de-açúcar, que mantinha a pecuária e prevalecia na povoação, tempos depois deu lugar à cultura da cana-de-açúcar. Mas aos poucos os engenhos, que alavancaram a economia local e asseguravam emprego para os moradores, foram se fechando e deixando a população em situação difícil.

Não há registro do tempo exato em que a povoação Ladeira, nome dado inicialmente ao município de Divina Pastora, começou a se formar, mas há um fato que pode indicar uma data aproximada. Quando o vigário Manoel Carneiro de Sá tomou posse da paróquia de Siriri, em 18 de fevereiro de 1700, a freguesia de Ladeira já existia.

Em 31 de maio de 1833, através de uma lei provincial, a povoação passou à categoria de distrito administrativo. Três anos depois, no dia 12 de março, foi desmembrada de Maruim, passando a se chamar Vila de Divina Pastora. O distrito levou muito tempo para progredir. Só em 15 de dezembro de 1938, passou à categoria de cidade, sendo emancipada politicamente de Maruim.

Gentílico: divina-pastorense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Divina Pastora, pela lei provincial de 31-05-1833.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Nossa Senhora da Divina Pastora, pela lei provincial de 12-03-1836, desmembrado de Maroim. Sede na antiga povoação de Nossa Senhora da Divina Pastora. Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município denomina-se simplesmente Divina Pastora é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Divina Pastora e Santa Rosa.

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Pelo decreto-lei estadual nº 533, de 31-12-1943, que revogou o decreto-lei estadual nº 377, de 07-12-1944, o distrito de Santa Rosa passou a denominar-se Cambuatá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 2 distritos: Divina Pastora e Cambuatá.

Pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembra do município de Divina Pastora o distrito de Cambuatá. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rosa de Lima.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Nossa Senhora da Divina Pastora para simplesmente Divina Pastora.

Fonte: IBGE