Turismo em Mato Grosso | Viajar para Mato Grosso

O Mato Grosso do Sul é mundialmente conhecido por sua biodiversidade e possui atrativos naturais e culturais que podem ser vistos ao participar de passeios turísticos. Os cenários são distintos e com belezas peculiares, sendo rico em flora, fauna e exuberância da natureza. A dedicação de seus habitantes o tornaram uma das mais produtivas áreas agrícolas e seus visitantes devem provar sua comida típica. O turismo ecológico também representa uma importante fonte de receita para o estado. A região do pantanal sul mato-grossense atrai visitantes do resto do país e do mundo, interessados em conhecer a beleza natural na região.

Pantanal é a mais extensa área úmida contínua do Planeta e um santuário ecológico que abriga a maior diversidade mundial de fauna e flora. Nele vivem aproximadamente 650 espécies de aves (cabeças-secas, garças e jaburus, o martim-pescador, os biguás, o pato-do-mato, o colhereiro, o jaçanã, o anu-branco, o pica-pau, entre outras), 240 espécies de peixes (piranha, o pintado, o pacu, o curimbatá e o dourado), 50 de répteis, 80 do mamíferos, além de uma imensa diversidade na flora que abriga pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais.

O Mato Grosso do Sul é mundialmente conhecido por sua biodiversidade, encontrada principalmente no Complexo do Pantanal e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Sua capital é Campo Grande e suas principais cidades turísticas são Bonito, Jardim e Bodoquena localizados no Parque Nacional da Serra da Bodoquena; cidades de Corumbá, Aquidauana, Anastácio e Porto Murtinho no Complexo do Pantanal; Ponta Porã e Bela Vista na fronteira com o Paraguai, além das cidades de Costa Rica, Rio Verde e Fátima do Sul.

Serra da Bodoquena possui solo calcário, sendo responsável pela cristalinidade dos rios. Região conhecida também pelas grutas, cachoeiras e corredeiras. Destacam-se aqui as cidades de Bonito, Jardim, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna. Para quem busca a opção de compra pelo livre comércio, há as opções das cidades que fazem fronteira com zonas francas como Ponta Porã, Bela Vista, Porto Murtinho e Corumbá.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Mato Grosso

Imagem vetorial em formato de estrela Lagoa das Araras

Todos os dias, por volta das 17h, começa o movimento das aves em direção à Lagoa das Araras. Ao pôr do sol, araras azuis, araras canindé (amarelas e azuis), papagaios, maritacas, periquitos, garças, biguás... voltam para seus ninhos, feitos nos buritis que se espalham pela lagoa, para dormir.

Além da festa no céu, o visual formado pelo alagado, pelas árvores e pelas cores do cenário mudam a cada instante, fazem do programa um dos mais encantadores de Bom Jardim. A lagoa pode ser visitada todos os dias, mas uma época consegue ser ainda mais especial: o mês de setembro, por conta do período de reprodução dos pássaros.


Imagem vetorial em formato de estrela Cachoeira da Serra Azul

A cachoeira está dentro do Sesc Serra Azul. Para chegar à queda, é preciso encarar uma trilha de 800 metros, além de uma escadaria com 470 degraus de subida e descida. O esforço compensa: da escada, avista-se a queda de 45 metros despencando numa piscina natural de um azul surpreendente.

A profundidade por ali é de seis metros e, antes de se jogar nas águas para a flutuação em meio às piraputangas, vale sentar no deck e apreciar a inusitada paisagem. E os guias ainda preparam surpresas: munidos de anzóis, usam pedaços de bananas para atrair os cardumes, que capricham nos belos saltos ornamentais para pegar as frutas. Já as maçãs são jogadas inteiras na água e dão a senssação de que os peixes jogam futebol!

Para voltar à sede do Sesc, encare a tirolesa de 700 metros de comprimento, a 50 metros de altura! A cachoeira fica a 26 km de Bom Jardim.


Imagem vetorial em formato de estrela Chapada dos Guimarães

No parque nacional, a cerca de 70 km da capital, as boas vindas são dadas por casais de araras vermelhas, que sobrevoam cenários contornados por gigantescos paredões de arenito vermelho-alaranjado. Em meio às formações ainda surgem cachoeiras, rios, cânions e pinturas rupestres que encantam ecoturistas e esotéricos.

A reserva é repleta de trilhas que conduzem aos cartões-postais da região. Entre eles, a cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda; a Cidade de Pedra, uma bela caminhada emoldurada por rochas pontiagudas que remetem a castelos medievais; e o Morro de São Jerônimo, o mais alto da região, com 836 metros de altitude e que exige disposição para ser vencido.

O parque tem entrada gratuita, mas todos os passeios necessitam de acompanhamento de guias.


  • DDD(s) do estado do Mato Grosso
  • 65
  • 66

Demografia Mato Grosso

Bioma: Amazônia

Densidade: 3,36 Habitantes por Km²

Gentílico: sul-mato-grossense

População (em 2010): 3.035.122 Habitantes

Unidade Territorial: 903.329,700 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Mato Grosso? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Mato Grosso para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Mato Grosso


Descubra tudo sobre Mato Grosso. Previsão do tempo Mato Grosso. Localização Mato Grosso. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Mato Grosso

» Cuiabá (551098 Hab.)
» Várzea Grande (252596 Hab.)
» Rondonópolis (195476 Hab.)
» Sinop (113099 Hab.)
» Cáceres (87942 Hab.)
» Tangará da Serra (83431 Hab.)
» Sorriso (66521 Hab.)

» Barra do Garças (56560 Hab.)
» Primavera do Leste (52066 Hab.)
» Alta Floresta (49164 Hab.)
» Lucas do Rio Verde (45556 Hab.)
» Pontes e Lacerda (41408 Hab.)
» Juína (39255 Hab.)
» Juara (32791 Hab.)

» Guarantã do Norte (32216 Hab.)
» Barra do Bugres (31793 Hab.)
» Poconé (31779 Hab.)
» Nova Mutum (31649 Hab.)
» Campo Verde (31589 Hab.)
» Peixoto de Azevedo (30812 Hab.)
» Colíder (30766 Hab.)


Hospedagem em Mato Grosso


Pacotes de viagens em Mato Grosso

Pacotes de Viagens em Mato Grosso

Bandeira do estado do Mato Grosso

Bandeira do estado do Mato Grosso

Mapa do Mato Grosso