Centro-Oeste Região de Sinop

Tudo sobre Nova Guarita

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
4.590
PIB Total
R$ 167,44 Mi
Per Capita
R$ 36.479,08
Área (km²)
1.114,100
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Julho

Menos chuvas, clima mais ameno e ideal para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Moderado; a cidade é tranquila, mas recomenda-se cautela em áreas rurais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Descubra Nova Guarita, um encantador município de Mato Grosso localizado no coração da Amazônia. Com uma população de 4.590 habitantes, esta cidade é rica em história e natureza, resultante da vinda de agricultores do Rio Grande do Sul em 1978. Nova Guarita oferece uma experiência autêntica de vida rural em um cenário de exuberante bioma amazônico.

Principais Atrações

Parque Municipal Nova Guarita

Um local perfeito para caminhadas e contato com a natureza, o parque abriga diversas espécies da fauna e flora local.

Rota das Agrovilas

Um passeio cultural que permite conhecer as agrovilas criadas para os agricultores, com a oportunidade de experimentar a culinária local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Nova Guarita?

A melhor época para visitar é durante o mês de julho, quando as chuvas são menores e o clima é mais agradável.

? O que posso fazer em Nova Guarita?

Você pode explorar o Parque Municipal, fazer passeios nas agrovilas e conhecer a cultura local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Nova Guarita?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Nova Guarita

Mato Grosso - MT

Histórico

Nova Guarita surgiu com a vinda de famílias de agricultores do Rio Grande do Sul, arrendatários de áreas indígenas, que foram expulsos, no ano de 1978, das reservas indígenas de Nonoai, Tenente Portela e Miraguai, pelos índios Kaigangues.

A área do município, como do resto da grande parte dos municípios limítrofes, pertencia à União e fora escolhida principalmente por existir a BR-163 e MT-J1, que ofereciam uma infraestrutura que facilitava o acesso, além, é claro, da fertilidade das terras.

A transferência dos agricultores do Sul foi pela Coopercana, que elaborava um projeto emergencial com a construção de agrovilas, com chácaras e casas, além de um lote rural com aproximadamente 200 hectares, sendo uma área 50 (cinquenta por cento) destinada à agricultura, e o restante à formação de uma reserva em condomínio, cuja localização era descontinua às terras agricultáveis.

Cada agrovila foi projetada para receber aproximadamente 100 (cem) famílias, totalizando o projeto inicial 10 (dez) agrovilas, das quais 3 (três) se situam no município de Nova Guarita, que são as agrovilas Planalto, Nonoai e Guarita, que dado o seu crescimento tornou-se a sede do município e passou a chamar-se de Nova Guarita.

O projeto de colonização e assentamento foi subsidiado pelo Governo Federal através do Ministério do Interior.

As áreas remanescentes do projeto de colonização, devolutas, porque pertenciam à União, foram rapidamente ocupadas por posseiros que vieram de todas as partes do país. Foram divididas em pequenos lotes de 20 e 40 hectares e hoje estão em fase de regularização fundiária pelo INCRA.

Na década de 1980, surge na região e em nosso município uma forte corrente migratória, consequência do garimpo de ouro. As áreas auríferas, rios e margens foram praticamente dizimados com prejuízos ao meio ambiente que até hoje trazem sequelas irreparáveis. A fase do garimpo paralisou quase por completo a agricultura e desestruturou social e economicamente a grande maioria das famílias. Trouxe, porém, um desenvolvimento econômico, mas que fez surgir um comércio rapidamente, destinado a atender a demanda que a produção de ouro exigia.

Passada esta década de enganosa euforia econômica, surgiu a indústria madeireira, que absorveu parte da mão de obra ociosa que era ocupada pelo garimpo, começando novamente a agricultura e criação de gado de leite, cuja produção é assumida pela Coopernova e Laticínio de Colíder, e gado de corte cuja produção é assumida por frigoríficos existentes na região.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova Guarita, pela lei estadual nº 5899, de 19-12-1991, desmembrado do município de Colíder. Sede no atual distrito de Nova Guarita. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Guarita