História Cuiabá

Cuiabá

Mato Grosso - MT

Histórico

Sobre a origem do nome do Município, diz Carlos Drumond concordar com os jesuitas, quando admitem ser o topônimo oriundo do tupi. Segundo ele, Cuiabá derivar-se-ia de Icúia, espécie de flecha para pesca, feita de cana brava e pá, partícula locativa: lugar, pouso. Icuiapá designaria, por conseguinte, lugar onde se faz alguma coisa.

O profundo conhecimento da língua indígena dá ao Padre Albisetti, a certeza de ser este o significado de Cuiabá: lugar em que os bororós costumavam pescar com a icúia.

A fundação da cidade é uma conseqüência do arrojo dos bandeirantes paulistas que, empenhados a princípio na captura de índios para os trabalhos da lavoura, e atraídos depois pelas minas de ouro e diamantes, vieram a desbravar os sertões brasileiros.

É incerto o nome do primeiro chefe bandeirante que visitou o Estado. Consta, no entanto, ter sido o valente Manoel Corrêa, seguido de outros não menos ousados, como Antônio Pires de Campos e Pascoal Moreira Cabral.

Segundo José Barbosa de Sá, na "Relação das Povoações de Cuiabá e Mato Grosso", foi Antônio Pires de Campos o primeiro a alcançar a chapada cuiabana.

Coube, porém, a Pascoal Moreira Cabral, imprimir novo rumo ao nomadismo bandeirante, quando, partindo de Araritaguaba, em 1716, teve conhecimento, através de Antônio Pires de Campos, da existência de aldeamentos de índios coxiponés. Arribou até o afluente do Cuiabá, a que denominavam Coxipó, em cujo leito descobriu, por acaso, o ouro, em meio aos cascalhos. Repentinamente transformou-se o "modus vivendi" dos bandeirantes, que não mais andariam exclusivamente à caça de silvícolas.

Mais tarde abandonaram o arraial, em que de início se estabeleceram, surgindo o da "Forquilha", com a sua primeira igreja, sob a invocação de Nossa Senhora da Penha de França. Celebrou a primeira missa o Padre Jerônimo Botelho.

Nesse local, a 8 de abril de 1719, convocados os homens de bem, lavrou-se o têrmo de fundação do arraial, sendo Pascoal Moreira Cabral nomeado guarda-mor regente. Seguiu, na ocasião, para São Paulo, o Capitão Antônio Antunes Maciel, incumbido de levar as amostras do ouro encontrado ao Governador da Capitania, D. Pedro de Almeida Portugal.

A mudança de Cuiabá para o sítio atual se deve ao sorocabano Miguel Sutil de Oliveira, João Francisco Barbado e seus companheiros, que chegaram até à embocadura do córrego "Prainha" onde, guiados pelos aborígines, encontraram maior abundância do precioso metal. Estabeleceram-se nas fraldas da elevação de Nossa Senhora do Rosário, na "Lavra do Sutil", hoje Cuiabá, atraindo os moradores da antiga povoação.

O afluxo de gente a esse novo Eldorado foi extraordinário e, apesar das dificuldades de comunicação, espantoso foi o seu desenvolvimento. Tanto que, em 1° de janeiro de 1726, o Capitão-General de São Paulo, Rodrigo Cesar de Menezes, mandou erigir em vila o povoado, sob a invocação de Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Difícil se tornava à Capitania de São Paulo a administração dos distritos de Cuiabá e Mato Grosso, que foram por fim desanexados, por Alvará de 9 de maio de 1748, por força do qual se criava a Capitania de Mato Grosso e Cuiabá. Foi seu primeiro governador D. Antônio Rolim de Moura Tavares, que ali aportou em 1751, com a recomendação de transferir para Mato Grosso a sede do governo. Mais tarde, em 19 de março de 1752, foi erigida em capital a recém-fundada Vila Bela da Santíssima Trindade.

Dada a sua posição geográfica central, Cuiabá conservou sua hegemonia, apesar de destituída dos foros de capital. Elevada à categoria de cidade, em 17 de setembro de 1818, passou a Capital em 1825, porém, só em 19 de agôsto de 1835 foi confirmada a predominância política que historicamente lhe cabia. A sobrevivência de Cuiabá é verdadeiro milagre de resistência e combatividade do seu povo contra todos os fatores adversos que a empolgaram, até o advento da sua atual transformação em metrópole progressista.

Sua evolução sócio-econômica foi tolhida durante mais de um século por agitações internas e dificuldades de toda a espécie, das quais a menor era a distancia que a separava da capital do País. O problema de comunicação só foi solucionado em 1857, com a chegada do primeiro navio a vapor, sob o comando de Antônio Cláudio Soído.

Gentílico: cuibano (papa peixe)

Formação Administrativa

Fonte: IBGE



Hospedagem Cuiabá

Hotéis Cuiabá Pousadas Cuiabá Campings Cuiabá Albergues / Hostels Cuiabá Chalés Cuiabá Spas e Resorts Cuiabá

Demografia Cuiabá

Bioma: Cerrado e Pantanal

Densidade: 163,88 Habitantes por Km²

Gentílico: cuiabano

População (em 2010): 551.098 Habitantes

Unidade Territorial: 3.362,755 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Cuiabá? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Mato Grosso para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do Tempo Cuiabá


Descubra tudo sobre Cuiabá. Previsão do tempo Cuiabá. Localização Cuiabá. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores Cidades Mato Grosso

» Cuiabá (551098 Hab.)
» Várzea Grande (252596 Hab.)
» Rondonópolis (195476 Hab.)
» Sinop (113099 Hab.)
» Cáceres (87942 Hab.)
» Tangará da Serra (83431 Hab.)
» Sorriso (66521 Hab.)

» Barra do Garças (56560 Hab.)
» Primavera do Leste (52066 Hab.)
» Alta Floresta (49164 Hab.)
» Lucas do Rio Verde (45556 Hab.)
» Pontes e Lacerda (41408 Hab.)
» Juína (39255 Hab.)
» Juara (32791 Hab.)

» Guarantã do Norte (32216 Hab.)
» Barra do Bugres (31793 Hab.)
» Poconé (31779 Hab.)
» Nova Mutum (31649 Hab.)
» Campo Verde (31589 Hab.)
» Peixoto de Azevedo (30812 Hab.)
» Colíder (30766 Hab.)


Rodovária Cuiabá

  • Rodoviária de Cuiabá Tel: (65) 3621-3629

    Rua Sr Passos, s/n s 42
    Consil - Cuiabá - MT - CEP: 78048-000


Aeroporto Cuiabá

  • Aeroporto Internacional Marechal Rondon
  • Código do Aeroporto: CGB/SBCY
  • Endereço: Rua Gov. Ponce de Arruda, s/n
    Telefone: (0xx65)3614-2500


Pacotes de viagens em Mato Grosso

Pacotes de Viagens para Mato Grosso

Bandeira do estado do Mato Grosso

Bandeira do estado do Mato Grosso

Mapa Cuiabá