Turismo em Pernambuco | Viajar para Pernambuco

O turismo no estado de Pernambuco oferece diversas atrações históricas, naturais e culturais. As principais atrações turísticas do estado de Pernambuco são: Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns, Goiana, Igarassu, Itamaracá, Olinda, Porto de Galinhas, Cabo de Santo Agostinho e Recife. A igreja católica mais antiga do país fica localizada em Igarassu e foi construída em 1535. O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, reunindo quase 2 milhões de pessoas.

O litoral do estado de Pernambuco tem cerca de 187 km de extensão, entre praias e falésias, zonas urbanas e locais praticamente intocados, faz divisa ao norte com a Paraíba e ao sul com Alagoas. Além das praias, possui o arquipélago de Fernando de Noronha, Patrimônio Natural da Humanidade, e suas 16 praias. Pernambuco oferece dez rotas de turismo que vão do litoral ao interior criada pela EMPETUR , que visam explorar os principais pontos turisticos de cada região do estado, com as mais diversificadas funçoes turísticas como: Rural-Ecoturismo, Religiosas, Históricos-Culturais, Serranas, Praias e Diversificadas.

Entre as praias mais procuradas do estado estão: Boa Viagem, Barra de Jangada, Calhetas, Porto de Galinhas, Serrambi, Guadalupe, Praia dos Carneiros, Maria Farinha, Nossa Senhora do Ó, Ilha de Itamaracá e a Ilhota da Coroa do Avião. O Litoral Sul do estado, que têm cerca de 110 km de praias totalmente protegidas por corais, formando irresistíveis piscinas naturais de águas mornas, é famoso por diversas praias conhecidas nacional e internacionalmente, como Porto de Galinhas. Turistas de todo o país se hospedam nos luxuosos hotéis e resorts do litoral. Atualmente o litoral sul vive uma fase de progresso franco e rápido.

O Litoral Norte do Estado é mais densamente habitado do que o litoral sul, quase urbanizado por completo desde a Região Metropolitana do Recife até a divisa da Paraíba. Tem um dos sítios históricos mais importantes da região, como os municípios de Olinda, Itamaracá e Goiana, que começaram a ser povoados em 1508. Construções do brasil-colônia, como o Forte Orange, são muito visitadas por turistas que passam pela região, além das praias, também é conhecido por ter o Veneza Water Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil, situa-se na praia de Marinha Farinha.

O arquipélago de Fernando de Noronha está ganhando destaque nacional e mundial. Pelas ilhas é possível avistar os golfinhos saltadores, os locais turistico são: Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha, Vila dos Remédios, Praia da Conceição ou de Italcable, Praia do Boldró, Baía dos Porcos, Baía do Sancho (cercada por falésias cobertas de vegetação), Baía dos Golfinhos ou Enseada de Pedra, Praia da Cacimba do Padre, Praia do Leão, Morro Dois Irmãos, Reduto de São Joaquim de Fernando de Noronha, Reduto de Santa Cruz do Morro do Pico de Fernando de Noronha e Reduto de Santana de Fernando de Noronha. Todo o arquipélago é tombado pelo Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Pernambuco

Imagem vetorial em formato de estrela Gravatá

Primeiramente, é importante saber que o apelido dessa cidade é Suíça Pernambucana para, assim, já imaginar algumas de suas características, como o clima ameno e os pratos principais da região.

Sua localização favorece as temperaturas mais baixas – a cidade fica no topo da Serra das Russas – e sua economia gira em torno da produção de móveis. Enquanto isso, no cenário artístico, o artesanato local se sobressaí.

Uma programação que pode ser facilmente aplicada a esse destino é a prática de trekking, seguida de um almoço ou jantar, cuja escolha pode ser um saboroso fondue ou uma suculenta massa, regados a vinho.


Imagem vetorial em formato de estrela Caruaru

No Agreste de Pernambuco, Caruaru é quase obrigatória nessa lista por promover uma das maiores festas de São João do mundo.

A cidade ainda abriga a casa-ateliê do Mestre Vitalino, onde é possível contemplar suas obras de arte em barro, que retratam a vida no local. Outra figura que teve significativa influência e projeção foi Luiz Gonzaga, cuja história é contada no Museu do Forró.

Mais uma indicação de ponto turístico para aproveitar ao máximo essa, que é uma das melhores cidades do interior de Pernambuco, é passear pela Feira de Caruaru, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, que oferece desde itens da gastronomia até música e literatura.


Imagem vetorial em formato de estrela Petrolina

Esse município faz divisa com a Bahia e seu turismo tem como base a produção de vinhos. Afinal, sete vinícolas estão presentes na região, o que permite visitas guiadas, em que é possível conhecer os mecanismos de produção, bem como degustar a bebida – inclusive, alguns rótulos são exportados

Além disso, o município preserva um recurso natural e tanto, o Rio São Francisco, o que deu origem a ilhas banhadas por água doce e, sem dúvida, são pontos turísticos belíssimas para incluir no roteiro dessa cidade do interior de Pernambuco.

É em razão dessa proximidade com o rio, aliás, que alguns dos principais pratos servidos nos restaurantes são protagonizados por pescados, a exemplo da Tilápia e Meca.


  • DDD(s) do estado de Pernambuco
  • 81
  • 87

Demografia Pernambuco

Bioma: Caatinga

Densidade: 89,63 Habitantes por Km²

Gentílico: pernambucano

População (em 2010): 8.796.448 Habitantes

Unidade Territorial: 98.146,315 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Pernambuco? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Pernambuco para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Pernambuco


Descubra tudo sobre Pernambuco. Previsão do tempo Pernambuco. Localização Pernambuco. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades de Pernambuco

» Recife (1537704 Hab.)
» Jaboatão dos Guararapes (644620 Hab.)
» Olinda (377779 Hab.)
» Caruaru (314912 Hab.)
» Paulista (300466 Hab.)
» Petrolina (293962 Hab.)
» Cabo de Santo Agostinho (185025 Hab.)

» Camaragibe (144466 Hab.)
» Vitória de Santo Antão (129974 Hab.)
» Garanhuns (129408 Hab.)
» São Lourenço da Mata (102895 Hab.)
» Igarassu (102021 Hab.)
» Abreu e Lima (94429 Hab.)
» Santa Cruz do Capibaribe (87582 Hab.)

» Ipojuca (80637 Hab.)
» Serra Talhada (79232 Hab.)
» Araripina (77302 Hab.)
» Gravatá (76458 Hab.)
» Goiana (75644 Hab.)
» Carpina (74858 Hab.)
» Belo Jardim (72432 Hab.)


Hospedagem em Pernambuco


Pacotes de viagens em Pernambuco

Pacotes de Viagens em Pernambuco

Bandeira do estado de Pernambuco

Bandeira do estado de Pernambuco

Mapa de Pernambuco