Nordeste Região de Limoeiro

Tudo sobre Salgadinho

Guia completo, dados e turismo em Pernambuco.

População (2022)
5.727
PIB Total
R$ 80,94 Mi
Per Capita
R$ 14.132,70
Área (km²)
88,800
IDH / Bioma
Caatinga e Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

O clima é ameno e há menos chuvas, facilitando passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila, mas é sempre bom manter atenção aos pertences.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Salgadinho, uma encantadora cidade no coração de Pernambuco, é um destino que une história, culturas e belezas naturais. Com uma população de 5.727 habitantes, a cidade é cercada pelos biomas da Caatinga e da Mata Atlântica, proporcionando uma rica biodiversidade e paisagens deslumbrantes. Aqui, você poderá explorar um pouco da sua história que remonta ao século XVIII, quando a fazenda da família Alves Camelo foi estabelecida, e conhecer as lendas locais que envolvem a construção de sua famosa igrejinha.

Principais Atrações

Igrejinha de Nossa Senhora das Dores

Construída em 1780 pela família Alves Camelo, celebra a história religiosa da região e possui uma imagem de pedra de 1,5 m de altura.

Casa Grande da Fazenda

Antiga sede da fazenda da família Alves Camelo, que oferece um vislumbre do passado rural da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística em Salgadinho?

A principal atração é a Igrejinha de Nossa Senhora das Dores, que tem grande importância histórica e cultural para a cidade.

? Como chegar a Salgadinho?

Salgadinho pode ser acessado por estrada, a partir de cidades próximas como Garanhuns e Caruaru, utilizando transporte próprio ou ônibus.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Salgadinho?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Salgadinho Pernambuco - PE

Histórico

Primitivamente, nos fins do século XVIII, Salgadinho era uma fazenda pertencentes à família Alves Camelo, seus primeiros habitantes.

Dando evasão ao seu espírito religioso, o patriarca da família, João Idelfonso Alves Camelo, mandou construir nos idos de 1780 uma igrejinha sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, onde colocou sobre o altar uma imagem da pedra, medindo 1,5 m de altura.

Como a maioria dos município brasileiros, Salgadinho tem também a sua lenda sobre a criação. Construída a igrejinha, faltava-lhe o sino. O seu construtor pensava em mandar um membro de sua família ao Recife para comprar o sino que faltava. Mas isto não foi preciso porque um milagre se operou.

Conta a lenda, que um dia um comboio de burros carregados, que voltavam da capital, surge em frente a Casa Grande da Fazenda e da citada igrejinha, onde debaixo de uma grande árvore os tropeiros pararam para descansar os animais. Após um longo descanso, preparavam-se os tropeiros para a partida, quando ao recarregarem os animais, notaram que, um pequeno sino por eles trazidos, havia aumentado tanto de peso que todos aqueles homens não tiveram, força suficiente para colocar o mesmo no lombo do animal e levá-lo ao seu lugar de destino.

Depois de muitos esforços, o chefe da tropa decidiu partir sem levar o sino, reconhecendo que havia ali acontecido um milagre, e o vendeu ao chefe da família Alves Camelo. Após a partida do comboio, uma pessoa, por curiosidade, tentou remover o sino, o que fez sem nenhuma dificuldade. Levantou-o pondo-o na cabeça e conduziu para a igrejinha, ao redor da qual foi se formando uma comunidade.

Gentílico: sagaldinense

Formação Administrativa

Em divisões, territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de João Alfredo o distrito de Salgadinho.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Salgadinho permanece município de João Alfredo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Salgadinho, pela lei estadual nº 4974, de 20-12-1963, desmembra do João Alfredo. Sede no antigo distrito de Salgadinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-06-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE