Turismo em Rondônia | Viajar para Rondônia

Rondônia tem um grande potencial turístico pouco explorado. Com 1,7 mil km de extensão, o rio Madeira é o maior afluente da margem direita do Amazonas e margeia Porto Velho. Passear por suas águas significa navegar no meio da floresta Amazônica, observando árvores centenárias, aves exóticas e trechos de corredeiras. É também pelo rio Madeira que se chega ao lago do Cuniã, a 120 km da capital, uma reserva biológica com criadouro natural de peixes de água doce, sobre a qual há freqüentes revoadas de pássaros.

Para atrair turistas, o governo criou uma zona de livre comércio em Guajará-Mirim, município localizado a 333 km de Porto Velho, à beira do rio Madeira, na divisa com a Bolívia. Cada visitante pode comprar até 2 mil reais em produtos importados, entre os quais se destacam os eletroeletrônicos. Do outro lado do rio, na cidade boliviana de Guayaramerín, a cota é de apenas 150 dólares e a oferta de produtos limita-se a roupas e calçados.

Uma variedade de paisagens naturais aguarda o ecoturista em Rondônia. Percorrer seus rios é travar contato com a Amazônia mais profunda dos iguapós e lagos, dos seringueros, castanheiros, castanheiros e pescadores. E também com as ruínas da saga da estrada de ferro madeira-mamoré.

O estado de Rondônia selecionou, para compor seu pólo de ecoturismo, os vales dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira, perfazendo um corredor de belezas naturais que percorre desde o sul do estado até a capital, Porto Velho. Em sua maior parte, o pólo abrange a mais bem preservada e menos povoada região do estado, coberta por florestas e áreas inundáveis, situadas na fronteira com a Bolívia. De sul para o norte, o pólo se estende por cinco municípios: Cabixi, Pimenteiras, Costa Marques, Guajará-Mirim e Porto Velho, capital e portão de entrada do estado.

Partindo de Porto Velho, descendo o rio Madeira, se chega à Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, um dos mais belos lagos da Amazônia. É uma região repleta de igarapés, que atravessam campos e florestas inundadas - os igapós -, onde se concentra a fauna da região, especialmente aves aquáticas, jacarés e peixes como o pirarucu, o maior da Amazônia. A diversidade de ambientes naturais e a diversidade de espécies fazem do Cuniã um lugar ideal para a observação de aves e da fauna em geral.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos em Rondônia

Imagem vetorial em formato de estrela Museu Ferroviário Madeira-Mamoré

Um dos principais pontos turísticos de Porto Velho é oMuseu Ferroviário Madeira-Mamoré, que preserva a história da construção da estrada de ferro que deu origem à cidade. Com início em 1907, a obra atraiu trabalhadores de várias partes do Brasil e do exterior, e hoje é possível encontrar vários objetos da época, como trilhos e a Locomotiva Coronel Church.

A Praça das Três Caixas d’Água também é um importante ponto turístico de Porto Velho, tanto que é representado na bandeira do município. Construídos entre 1910 e 1912, os três cilindros abasteciam a cidade até a década de 1950.


Imagem vetorial em formato de estrela Ji-Paraná

Localizada na região central do estado, Ji-Paraná é conhecida como Coração de Rondônia. Nas confluências dos rios Machado e Urupá, a cidade possui uma ilha em formato que lembra um coração, o que contribui para que ela recebesse esse apelido. Nas águas desses rios, os turistas ainda encontram a oferta de várias atividades, como a pesca, nado, esqui aquático e remo.

Para um contato intenso com a natureza virgem, os visitantes podem fechar expedições pela selva, onde a fauna e flora local oferecem uma experiência de beleza ímpar. Esse passeio é um dos mais procurados da cidade e permite contemplar diversas espécies animais em seu habitat natural.

Parque Ecológico Municipal é uma das principais atrações turísticas do centro do estado.


Imagem vetorial em formato de estrela Parque Nacional de Pacaás Novos

Localizada na fronteira com a cidade boliviana Guayaramerín o município de Guajará-Mirim mantém uma forte miscigenação cultural, oferecendo aos turistas uma experiência diferenciada. Com efeito, a maior parte dos atrativos está relacionada às áreas de preservação e à diversidade cultural.

O Parque Nacional de Pacaás Novos é um destino que todo turista em busca de aventura deve conhecer. O local é uma reserva cheia de belezas naturais, como diversas cachoeiras e o Pico do Tracoá, ponto mais elevado de Rondônia. O parque oferece um contato íntimo com a natureza local, graças às diferentes trilhas que encantam os turistas. Além disso, a vista do pico é de tirar o fôlego.


  • DDD(s) do estado de Rondônia
  • 69

Demografia Rondônia

Bioma: Amazônia

Densidade: 6,58 Habitantes por Km²

Gentílico: rondoniense

População (em 2010): 1.562.409 Habitantes

Unidade Territorial: 237.590,864 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Rondônia? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Rondônia para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo em Rondônia


Descubra tudo sobre Rondônia. Previsão do tempo Rondônia. Localização Rondônia. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades de Rondônia

» Porto Velho (428527 Hab.)
» Ji-Paraná (116610 Hab.)
» Ariquemes (90353 Hab.)
» Cacoal (78574 Hab.)
» Vilhena (76202 Hab.)
» Jaru (52005 Hab.)
» Rolim de Moura (50648 Hab.)

» Guarajá Mirim (41656 Hab.)
» Ouro Preto do Oeste (37928 Hab.)
» Pimenta Bueno (33822 Hab.)
» Buritis (32383 Hab.)
» Machadinho d’Oeste (31135 Hab.)
» Espigão d’Oeste (28729 Hab.)
» Alta Floresta d’Oeste (24392 Hab.)

» Nova Mamoré (22546 Hab.)
» Presidente Médici (22319 Hab.)
» São Miguel do Guaporé (21828 Hab.)
» Nova Brasilândia d’Oeste (19874 Hab.)
» Candeias do Jamari (19779 Hab.)
» Colorado do Oeste (18591 Hab.)
» Alto Paraíso (17135 Hab.)


Hospedagem em Rondônia


Pacotes de viagens em Rondônia

Pacotes de Viagens em Rondônia

Bandeira do estado de Rondônia

Bandeira do estado de Rondônia

Mapa de Rondônia