Turismo no Maranhão | Viajar para Maranhão

Na capital maranhense, patrimônio cultural da humanidade, encontramos a maior parte dos valores históricos do estado. Com mais de 3 500 imóveis dos séculos XVIII e XIX, é referência no Brasil em termos de arquitetura colonial brasileira, principalmente nas fachadas das casas do Centro Histórico de São Luís. A uma hora de barco, saindo da capital, podemos encontrar Alcântara, outro ponto de referência histórico/arquitetônico do estado.

No que se refere a turismo religioso, o Maranhão possui três eventos importantes. Um deles acontece em Junho, na capital maranhense, onde são feitas festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Já em Alcântara, no segundo domingo de agosto, acontece a festa de São Benedito. Também lá, em maio, acontece a Festa do Divino, o mais badalado evento profano-religioso do Estado.

São Luís. É rica em manifestações culturais, como: o bumba meu boi,tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilhas juninas, reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Possui uma vasta área de praias de água salgada. Possui uma culinária peculiar da cidade, como: o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão. A cidade possui uma vida noturna muito movimentada, possuindo muitos bares, restaurantes, clubes de festas, teatros, cinemas e muitos shows de artistas locais, nacionais e internacionais. A vida noturna ocorre todos os dias da semana. É uma cidade com muitas opções de lazer e divertimentos.

Alcântara é uma cidade histórica. Tem como principal atração a festa do Divino Espírito Santo no mês de maio. A base de lançamento de foguetes está localizada nesse município. Possui muitos prédios em ruínas que foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Barreirinhas é o município portal dos lençóis maranhenses. Possui um grande rio chamado Preguiças que é uma das atrações do município. Possui vários bares, restaurantes e hotéis de ótimas qualidades que recebem os milhares de turistas que vêm conhecer os lençóis.

Pindaré Mirim. Conhecido como berço da cultura maranhense, Pindaré Mirim traz, no período junino, a festividade dos seus arraiais, com apresentações de várias atrações folclóricas, mas o principal foco dos pindareenses e turistas é o bumba meu boi. Durante esse período, nos quatro cantos da cidade ouvem-se as batucadas dos tambores que aquecem-se até o amanhecer o dia com as danças.

Carolina. Tem, como atrações, as cachoeiras. Está na região das Águas Maranhenses. As principais cachoeiras turísticas são Pedra Caída e Itapecuruzinho. A cidade possui, também, importância histórica, pois suas ruas são todas calçadas de pedra-sabão, possuindo também um conjunto de casario colonial.

Raposa é um município da Ilha de São Luís. Destaca-se por suas praias. Possui um comércio de rendas (toalhas,colchas,cobertores etc.) feitas por mulheres de ascendência cearense. Possui muitos bares que servem peixes. Ultimamente, o município tem se destacado nas pequenas dunas existentes, chamadas de fronhas maranhenses. Estas fronhas estão localizadas principalmente na Ilha de Carimã. A cidade oferece passeios de barcos, banhos em rios e passeio em trilhas.

São Bento é conhecida por seus campos (regiões alagadas onde podem ser observadas inúmeras espécies de aves), pelo seu artesanato (redes e confecções feitas a partir do babaçu), pelas manifestações culturais nos períodos juninos, além dos festejos religiosos que acontecem durante o ano.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos no Maranhão

Imagem vetorial em formato de estrela Chapada das Mesas

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos parques nacionais do Brasil. Florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compõem um estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. São inúmeras as surpresas e aventuras que uma visita a esse parque pode revelar.

Seu nome veio por conta de seus platôs, que lembram realmente o formato de mesas de pedra. Isso se deu devido aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.

Este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro. Mas, sem dúvida, as cachoeiras e suas piscinas naturais de água cristalina com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o Parque.


Imagem vetorial em formato de estrela Floresta dos Guarás

Pólo da Floresta dos Guarás fica na parte amazônica do Maranhão, no litoral ocidental do Estado. Incluído como Pólo ecoturístico por excelência, envolve os municípios de Cedral, Mirinzal e Porto Rico do Maranhão, entre outros. Seu nome deve-se à bela ave de plumagem vermelha, comum na região.

O lugar, que conta com incríveis atrativos naturais e culturais, destaca-se como um santuário ecológico, formado por baías e estuários onde os rios deságuam em meio a manguezais. Fauna e flora abundantes, florestas, praias desertas e ilhas poderão, em breve, ser visitadas com segurança e tranqüilidade.

Entre os maiores atrativos turísticos deste Pólo, está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu. Inteiramente formada de areia, apresenta cenários deslumbrantes; e uma lenda, a do Touro Encantado, torna tudo ainda mais enigmático e sedutor. Segundo a crença popular, o Rei de Portugal Dom Sebastião, que desapareceu na luta popular contra os mouros, vive ali na forma de um touro encantado.


Imagem vetorial em formato de estrela Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais, formando um imenso lençol às margens do Oceano Atlântico. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto.

Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho.

Visitar o Parque Nacional dos Lençóis é uma experiência de envolvimento com um lugar único.


  • DDD(s) do estado do Maranhão
  • 98
  • 99

Demografia Maranhão

Bioma: Cerrado

Densidade: 19,81 Habitantes por Km²

Gentílico: maranhense

População (em 2010): 6.574.789 Habitantes

Unidade Territorial: 331.935,507 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Maranhão? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Maranhão para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo no Maranhão


Descubra tudo sobre Maranhão. Previsão do tempo Maranhão. Localização Maranhão. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Maranhão

» São Luís (1014837 Hab.)
» Imperatriz (247505 Hab.)
» São José de Ribamar (163045 Hab.)
» Timon (155460 Hab.)
» Caxias (155129 Hab.)
» Codó (118038 Hab.)
» Paço do Lumiar (105121 Hab.)

» Açailândia (104047 Hab.)
» Bacabal (100014 Hab.)
» Balsas (83528 Hab.)
» Barra do Corda (82830 Hab.)
» Pinheiro (78162 Hab.)
» Santa Inês (77282 Hab.)
» Santa Luzia (74043 Hab.)

» Chapadinha (73350 Hab.)
» Buriticupu (65237 Hab.)
» Itapecuru Mirim (62110 Hab.)
» Grajaú (62093 Hab.)
» Coroatá (61725 Hab.)
» Barreirinhas (54930 Hab.)
» Tutóia (52788 Hab.)


Hospedagem no Maranhão


Pacotes de viagens no Maranhão

Pacotes de Viagens no Maranhão

Bandeira do estado do Maranhão

Bandeira do estado do Maranhão

Mapa do Maranhão