Nordeste Região de Itapecuru Mirim

Tudo sobre Nina Rodrigues

Guia completo, dados e turismo em Maranhão.

População (2022)
14.176
PIB Total
R$ 88,54 Mi
Per Capita
R$ 6.245,70
Área (km²)
572,500
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Junho

Durante os festivais juninos, onde a cultura local se expressa em danças, músicas e comidas típicas.

🛡️

Segurança

Nina Rodrigues é geralmente segura, mas recomenda-se cuidados básicos com objetos pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Nina Rodrigues, localizada no Maranhão, é uma pequena cidade rica em história e cercada pelo bioma do Cerrado. Com uma população de 14.176 habitantes, o local foi palco de eventos significativos que marcaram a história do estado, incluindo a famosa revolta da Balaiada. O antigo povoado da Vila da Manga é um ótimo ponto de partida para explorar a cultura e as tradições da região.

Principais Atrações

Praça da Igreja Matriz

Um espaço aconchegante onde os moradores se reúnem. A igreja é um marco histórico da cidade.

Sítio Histórico

Local que preserva a história da Vila da Manga e sua importância durante a Balaiada.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Nina Rodrigues?

A cidade é acessível por carro ou ônibus a partir de São Luís, a capital do estado.

? Quais atividades culturais posso encontrar na cidade?

Você pode participar das festividades juninas e visitar o Sítio Histórico que narra a história da localidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Nina Rodrigues?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Nina Rodrigues Maranhão - MA

Histórico

O antigo povoado da Vila da Manga iniciou-se no local chamado Fortaleza, antigo ponto obrigatório de passagem de boiadas com destino ao municípios de Icatú e Morros. Manga, neste caso, não diz respeito à fruta, mas a uma estreita passagem para gado, uma espécie de corredor com paredes de varas que conduz a um rio e que serve para guiar bois.

O povoado da Vida da Manga do Iguará entrou definitivamente para a história política do Maranhão ao servir de palco para o episódio que deu início à revolta popular conhecida como "Balaiada" (1838 a 1841). Embora as causas mais profundas da Balaiada tenham sido a rivalidades políticas e econômicas entre brasileiros natos, conhecidos como "Bentivis" e quando uma boiada pertencente ao Padre Inácio, pároco da cidade de Arari, e conduzida pelo vaqueiro Raimundo Gomes foi apreendida pelo Subprefeito de Vila da Manga, inimigo político do pároco.

Os vaqueiros que levavam a boiada foram presos, entre eles um irmão do vaqueiro Raimundo Gomes. Este, que escapara da prisão por um atraso na marcha, tomou de assalto a cadeia, libertou seus vaqueiros e os demais presos e inciou resistência armada contra o Governo da Província, chefiado por Vicente Camargo, partidário dos Cabanos.

Tropas foram enviadas para combatê-lo. Uma destas tropas invadiram a casa de Manoel Francisco dos Anjos, apelidado de "O Balaio" e violentaram barbaramente suas filhas.

Revoltado com a desonra, o Balaio conseguiu levantar em massa os moradores daqueles sertões, tornando-se junto com o negro Cosme, um dos maiores lideres da revolução. As batalhas se estenderam ao município de Brejo, Chapadinha e Caxias e apenas a intervenção das tropas comandadas por Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, conseguiu pela derrota dos rebeldes, impor a "paz" no Maranhão.

Gentílico: Ninense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nina Rodrigues, pela lei estadual nº 2183, de 30-12-1961, desmembrado de Vargem Grande, sede no atual distrito de Nina Rodrigues ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-02-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE