Turismo no Distrito Federal | Viajar para Distrito Federal

O Distrito Federal tem cerca de 800 templos religiosos em uma área de 5,4 mil quilômetros quadrados, o que favorece o turismo religioso na região. Dos sete monumentos considerados patrimônio histórico do DF, três estão ligados à religião – a Catedral de Brasília, o santuário Dom Bosco e o templo piramidal da Legião da Boa Vontade. Outro local bastante visitado, o Vale do Amanhecer, está prestes a ter reconhecidos os rituais praticados na comunidade criada há 52 anos na região norte do DF como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Catedral Metropolitana de Brasília é famosa no mundo inteiro por conta do projeto de Oscar Niemeyer e pela localização privilegiada, entre vários monumentos da Esplanada dos Ministérios. Apesar de ser um templo religioso, nem todos os turistas que a visitam o fazem por uma questão de fé. O Santuário Dom Bosco, na W3 – avenida que corta as asas Sul e Norte de ponta a ponta –, tem também em sua arquitetura um de seus pontos altos. Em forma de cubo e com paredes de concreto aparente, a igreja tem o interior ladeado por vitrais em tons de azul e um amplo salão sem colunas. No centro do salão, em frente ao altar, um lustre de duas toneladas é suportado por cabos de aço.

 

Um dos endereços mais procurados no DF quando o assunto é religião, o Vale do Amanhecer pode vir a ser declarado Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Localizado em Planaltina, a região recebe cerca de 3 mil pessoas semanalmente.O espaço abriga a Doutrina do Amanhecer, fundada em 1959 por Neiva Chaves Zelaya, conhecida como Tia Neiva. Por meio de sua mediunidade, ela teria recebido orientações do “Pai Seta Branca”, representante máximo da crença e uma das encarnações do espírito de São Francisco de Assis.

A doutrina é fundamentada nos princípios cristãos e teoria da reencarnação e também atrai pessoas de diversas religiões. São mais de 600 templos no Brasil e no exterior, que pregam a paz, a caridade, a fé e o amor. O Vale se mantém por meio de doações, almoços beneficentes, além de lanchonetes e lojas de lembranças. A região, segundo o antropólogo da Superintendência do Iphan do DF Rodrigo Ramassote, é a expressão máxima do neoesoterismo em Brasília.

Outro local expressivo no DF é o Templo Budista Terra Pura, localizado na 315/316 Sul. Inaugurado em 1964, o espaço permite que famílias nipo-brasileiras revivam a velha tradição japonesa. Nos finais de semana de agosto, há um evento que apresenta a cultura do país e atrai mais de 10 mil pessoas. Além de pratos típicos, como yakisoba e sushi, acontecem shows de dança e tambores. Na Asa Norte, uma mesquita islâmica amplia a diversidade religiosa. Além de ser a única de Brasília, é considerada a maior da América Latina, ocupando uma área de 2,8 mil m². Com capacidade para mil pessoas, o prédio foi construído em autêntica arquitetura árabe e possui um minarete, torre de onde, no islamismo, o sacerdote chama os fiéis para as cinco orações diárias.

Fonte: Wikipédia



Destinos turísticos no Distrito Federal

Imagem vetorial em formato de estrela Lago Paranoá

Quando observamos Brasília de norte a sul, percebemos que o Lago Paranoá é um local cheio de histórias. Muitos espaços para diversão, meditação, lazer, esportes, náutica e muito mais. É difícil não querer visitar o lago e conhecer suas memórias. O local oferece tantas possibilidades de diversão, que encantar-se por ele, meditar à sua margem ou apreciar o nascer e pôr do sol se torna, praticamente, inevitável.

Muitas pessoas, certamente, pensam que o Lago Paranoá sempre existiu. A bem da verdade, é bem difícil imaginar Brasília sem ele. Há ainda os que pensam que o lago é mais uma criação do idealizador de Brasília Lucio Costa, ou do arquiteto Oscar Niemayer.


Imagem vetorial em formato de estrela Ponte Juscelino Kubitschek

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.

Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1,2 quilômetros, tendo largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros.


Imagem vetorial em formato de estrela Catedral Metropolitana

Os 16 arcos de concreto - idealizados por Oscar Niemeyer - formam uma nave espacial prestes a levantar voo. A leveza da estrutura toda branca e as quatro estátuas dos evangelistas (com 3m de altura) anunciam o interior grandioso da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Todo turista, ao entrar pela primeira vez no túnel, sempre será tomado pela emoção de avistar os vitrais coloridos iluminados pelo sol no interior.

Três enormes anjos de bronze pendurados no topo pairam sobre nossas cabeças, como protetores dos fiéis. As esculturas - de Alfredo Ceschiatti - não são as únicas obras de arte do local. Os painéis que representam a via sacra foram pintados por Di Cavalcanti. Os azulejos do batistério e as cenas da vida de Nossa Senhora são de Athos Bulcão.

Os 2 mil metros quadrados de vitrais, recém-restaurados, ganharam cores pelas mãos da artista francesa Marianne Peretti. No interior também é possível ver uma réplica em tamanho natural da Pietà, de Michelangelo, e a cruz de madeira utilizada na primeira missa da nova capital.


  • DDD(s) do estado do Distrito Federal
  • 61

Demografia Distrito Federal

Bioma: Cerrado

Densidade: 444,07 Habitantes por Km²

Gentílico: distrital

População (em 2010): 2.570.160 Habitantes

Unidade Territorial: 5.787,784 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Distrito Federal? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Distrito Federal para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do tempo no Distrito Federal


Descubra tudo sobre Distrito Federal. Previsão do tempo Distrito Federal. Localização Distrito Federal. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores cidades do Distrito Federal

» Brasília (2570160 Hab.)


Hospedagem no Distrito Federal

Brasília (113)

Gama (113)

Sobradinho (113)
Taguatinga (113)

Pacotes de viagens no Distrito Federal

Pacotes de Viagens no Distrito Federal

Bandeira do estado do Distrito Federal

Bandeira do estado do Distrito Federal

Mapa do Distrito Federal