Nordeste Região de Tutóia - Araioses

Tudo sobre Magalhães de Almeida

Guia completo, dados e turismo em Maranhão.

População (2022)
13.807
PIB Total
R$ 140,99 Mi
Per Capita
R$ 10.211,41
Área (km²)
433,100
IDH / Bioma
Cerrado Caatinga
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, a cidade celebra festas juninas, oferecendo uma experiência cultural vibrante com danças, comidas típicas e muito folclore.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índices de criminalidade. É sempre recomendável tomar cuidados gerais com os bens pessoais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Magalhães de Almeida é uma charmosa cidade localizada no estado do Maranhão, Brasil, conhecida por sua rica história e paisagens naturais que combinam o cerrado e a caatinga. Com uma população de aproximadamente 13.807 habitantes, a cidade envolve os visitantes com seu ambiente tranquilo e acolhedor.

Principais Atrações

Cerro do Furo

Um pequeno morro que proporciona uma bela vista panorâmica da região e é o local onde Barnabé Pereira Mascarenhas inicialmente se estabeleceu.

Rio Parnaíba

Um dos principais rios da região, ideal para passeios e contemplação da natureza.

Praça da Matriz

Coração da cidade, onde se encontram eventos culturais e sociais, além de abrigar a bela igreja da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Magalhães de Almeida?

A melhor época para visitar é em junho, quando ocorrem as festas juninas.

? Quais atividades posso fazer na cidade?

Você pode explorar as belezas naturais ao redor, visitar os pontos turísticos e participar das festas locais.

? A cidade é segura para turistas?

Sim, Magalhães de Almeida possui um ambiente tranquilo, mas é sempre bom tomar cuidados padrões.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Magalhães de Almeida?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Magalhães de Almeida Maranhão - MA

Histórico

Consta que aproximadamente, no ano de 1855, por ocasião de uma grande enchente no rio Parnaiba, Barnabé Pereira Mascarenhas à procura de terreno mais alto, solido, descendo o rio em uma IGARA (embarcações daquela época) encontrou um local que lhe chamara atenção, devido a um pequeno morro que se apresentava à sua frente. Ali ancorou a embarcação e, satisfeito com o terreno, edificou a sua moradia, ao lado esquerdo do rio Parnaiba.

Regressando mais tarde, o Sr. Barnabé Pereira, ao lugar de origem, perguntaram-lhe onde estava morando, tendo ele respondido que havia feito um "FURO", nome pelo qual tornou-se conhecida a região.

Trinta anos mais tarde, os senhores Antônio da Silva Lopes, Militão Pereira Mascarenhas e Florindo José da Silva, formaram o novo núcleo de colonização do lugar, não substindo, porém, o efeito desejado, vindo mais tarde, o mesmo a ser abonado por completo.

Somente em 1918, com a chegado de Benedito Romão de Sousa, Manoel Vasconcelos Leão, Vítor Gonçalves Costa e outros, é que novas construções foram levantadas, inclusive uma Capela para cultos Religiosos, até então inexistente, além de outros melhoramentos.

A região que, aquela época, tinha o nome de "FURO" passou a ser chamada de Porto de Santo Antônio, em honra ao Santo Padroeiro.

A região foi se desenvolvendo, e em abril de 1925, o então Governdor do Estado, José Maria Magalhães de Almeida e elevou a categoria de Vila.

Gentílico: magalhense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São Bernardo o distrito de Magalhães de Almeida.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Magalhães de Almeida, pela lei estadual nº 771, de 01-10-1952, desmembrado de São Bernardo. Sede no antigo distrito de Magalhães de Almeida. Constituído de 2 distritos: Magalhães de Almeida e Custódio Lima. Criado pela mesma lei do município. Instalado em 01-01-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Magalhães de Lima e Custódio Lima.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE