Nordeste Região de Pinheiro

Tudo sobre Pinheiro

Guia completo, dados e turismo em Maranhão.

População (2022)
84.621
PIB Total
R$ 1,04 Bi
Per Capita
R$ 12.290,73
Área (km²)
1.513,000
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Julho

O clima é mais ameno e há diversas festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade possui um nível de segurança razoável, mas recomenda-se cautela em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Pinheiro, um encantador município do Maranhão, inserido no bioma da Amazônia. Com uma população de aproximadamente 84.621 pinheirenses, a cidade possui um rico histórico que remonta à fundação de uma fazenda por Inácio José Pinheiro. Hoje, Pinheiro destaca-se pela sua bela paisagem natural e pela cultura local.

Principais Atrações

Igreja de São Benedito

Uma linda igreja histórica, famosa pela sua arquitetura e pela sua importância cultural para os pinheirenses.

Lagoa do Ciriaco

Um belíssimo lago ideal para passeios e momentos de lazer em contato com a natureza.

Museu da Cidade de Pinheiro

Um espaço que conta a história do município e a vida de seus habitantes ao longo do tempo.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte em Pinheiro?

Os visitantes podem utilizar táxis, ônibus urbanos e veículos de aluguel para se locomover pela cidade.

? Há opções de hospedagem em Pinheiro?

Sim, a cidade conta com várias pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Pinheiro

PHI/SNYE

Endereço:

Endereço: Rodovia MA-106, s/n

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pinheiro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Pinheiro Maranhão - MA

Histórico

Município de Pinheiro originou-se de uma fazenda, fundada pelo Capitão-Mor Inácio José Pinheiro que, pela ausência de pastagens em Alcântara, onde era estabelecido, buscou um local que melhor atendesse às necessidades do rebanho. Após percorrer a região por vários dias, encontrou uma vasta planície, apresentando grande lago e, mais ao longe, espessa mata. De imediato, ali se fixou, providenciando o deslocamento do gado e de pessoal. Com a influência de outros fazendeiros teve início o povoamento. Os vaqueiros aglomerados desenvolviam, paralelamente, agricultura de subsistência na orla da mata, gerando sérios problemas, que foram solucionados após intervenção governamental.

Ao longo do tempo, Pinheiro recebeu denominações de Lugar de Pinheiro, Vila Nova de Pinheiro, Vila de Santo Inácio de Pinheiro e, finalmente, Pinheiro.

Gentílico: pinheirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pinheiro, pela lei provincial nº 370, de 26-05-1855, subordinado ao município de Guimarães.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Pinheiro, pela lei provincial nº 439, de 0309-1856, desmembrado de Guimarães. Sede na atual vila de Pinheiro. Constituído do distrito sede. Não temos datada de instalação.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituído de 3 distritos: Pinheiro, Bom Viver e Pacas. Elevado à condição de cidade com a denominação de Pinheiro, pela lei estadual nº 911, de 3003-1920. Pelo decreto estadual nº 268, de 19-04-1932, o município de Pinheiro adquiriu o extinto município de Santa Helena. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Pinheiro e Santa Helena. Não figurando os distritos de Bom Viver e Pacas. Pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembra do município de Pinheiro o distrito de Santa Helena. Elevado novamente à categoria de município. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Roque e anexado ao município de Pinheiro. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Pinheiro e Roque. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE