Nordeste Região de Caruaru

Tudo sobre Agrestina

Guia completo, dados e turismo em Pernambuco.

População (2022)
23.779
PIB Total
R$ 352,86 Mi
Per Capita
R$ 14.839,06
Área (km²)
201,400
IDH / Bioma
Caatinga e Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

É o período das festividades juninas, quando a cidade ganha vida com festas tradicionais, danças e comidas típicas.

🛡️

Segurança

A cidade é relatively safe, mas é sempre recomendado tomar precauções normais de segurança.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Agrestina, localizada no Estado de Pernambuco, é uma cidade rica em história e natureza. Com uma população de 23.779 habitantes, a cidade é cercada pelo bioma da Caatinga e Mata Atlântica, oferecendo uma diversidade de paisagens e uma cultura vibrante.

Principais Atrações

Igreja de Santo Antônio

Uma capela histórica que homenageia o santo padroeiro da cidade, localizada no centro da cidade e que atrai visitantes pela sua arquitetura e importância cultural.

Feira Livre de Agrestina

Uma tradicional feira que acontece semanalmente, oferecendo produtos agrícolas locais, artesanato e pratos típicos da região.

Fonte de Bebedouro

Local onde a cidade começou, conhecida por sua água abundante que ajudou a sustentar os sertanejos durante as secas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a origem do nome Agrestina?

O nome Agrestina foi adotado em 1943, e refere-se à fonte de água da antiga povoação de Bebedouro, que serviu para abastecer os sertanejos durante as secas.

? Quais são as principais atividades econômicas de Agrestina?

As principais atividades econômicas são a agropecuária, com culturas permanentes e temporárias, além da criação de gado.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Agrestina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Agrestina Pernambuco - PE

Histórico

A povoação que na segunda metade do século XIX foi fundada por João Guilherme Pontes, tinha o nome de Bebedouro.

Foi construída uma capela na localidade, em homenagem a Santo Antônio e, segundo registros históricos, funcionava semanalmente uma feira livre para a comercialização dos produtos agrícolas da região.

Os estabelecimentos agropecuários se dedicam as culturas permanentes e temporárias e a criação de gado.

O nome oficial deve-se à fonte de água existente na localidade, que por volta de 1845, serviu para abastecer aos sertanejos que sofriam os efeitos das secas e migravam, sendo acolhidos em boa parte nessa região que oferecia água em abundância, dando origem ao nome: Bebedouro.

Em 1943, por Decreto Estadual, o Município passou a ter o topônimo de Agrestina.

Gentílico : agrestinense

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Bebedouro, pela lei provincial nº 1829, de 2806-1884, subordinado ao município de Altinho.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Bebedouro, pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909, desmembrado de Altinho.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Bebedouro figura no município de Altinho.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bebedouro, pelo decreto estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado de Altinho. Sede no antigo distrito de Bebedouro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Bebedouro passou a denominar-se Agrestina. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município já denominado Agestina é constituído do distrito sede. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal nº 6, de 05-06-1953, é criado o distrito de Barra do Chata e anexado ao município de Agrestina. Pela lei municipal nº 7, de 05-06-1953, é criado o distrito de Barra Jardim e anexado ao município de Agrestina. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Agrestina, Barra do Chata e Barra do Jardim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Bebedouro para agrestina alterado, pela lei estadual nº 952, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE