Nordeste Região de Salgueiro

Tudo sobre Serrita

Guia completo, dados e turismo em Pernambuco.

População (2022)
18.207
PIB Total
R$ 161,15 Mi
Per Capita
R$ 8.851,16
Área (km²)
1.514,400
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

O clima é mais ameno e as festividades culturais ganham força nesta época.

🛡️

Segurança

Relativamente segura, mas recomenda-se cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Serrita, no estado de Pernambuco, é um destino encantador que abriga uma rica história ligada à cultura nordestina e à resiliência de seu povo. Com uma população de 18.207 habitantes, a cidade se destaca pelo seu bioma de caatinga e pela tradição que mantém viva desde a sua fundação, no século XIX, quando foragidos das secas se instalaram na região em busca de novas oportunidades.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Serrita

Um belo exemplar da arquitetura religiosa da região, onde a comunidade se reúne para celebrações e eventos.

Atrações da Caatinga

Experiências na natureza, com trilhas e observação da fauna e flora típica do bioma caatinga.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte para chegar a Serrita?

É possível chegar de carro, ônibus ou via tentativas de carona, já que a cidade está próxima de várias rotas principais.

? Quais são as festividades mais importantes em Serrita?

As festividades mais notáveis incluem a Festa de São Sebastião e as festas juninas, que atraem muitos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Serrita?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Serrita Pernambuco - PE

Histórico

No século passado, foragidos das secas que assolavam a região do Cariri, no Ceará, habitantes daquelas localidades se deslocaram em busca de terras para cultivo agrícola e pastagens para a criação de rebanhos. Entre eles, Miguel Torquato de Bulhões, se instalou na margem do Riacho Taíras, dando início, ao povoado.

Erguida uma capelinha, esporadicamente recebia o vigário da Freguesia do Salgueiro, para celebrar a Missa e prestar assistência religiosa.

Em 1896, fixou residência no povoado, o coronel Romão Pereira Figueira Sampaio, acompanhado de seus familiares.

O topônimo Serrinha, conferido ao povoado pelos primeiros habitantes, refere-se a uma pequena serra nas suas proximidades, sendo alterado, meio século depois, para Serrita.

Gentílico: serritense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Serrinha, por lei municipal nº 2, de 16-111892 e por lei municipal nº 38, de 28-10-1898, subordinado ao município de Salgueiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Serrinha figura no município de Salgueiro.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serrinha, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado dos município de Salgueiro, Leopoldina e Bodocó e Exu. Sede no antigo distrito de Serinha constituído do distrito sede.

Pelo decreto estadual nº 55, de 23-01-1931, o município de Serrinha é extinto, sendo seu território anexado ao município de Salgueiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Serrinha figura como distrito no município de Salgueiro.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Serrinha, pelo decreto estadual nº 314, de 27-06-1934, desmembrado de Salgueiro. Sede no antigo distrito de Serrinha. Constituído de 3 distritos: Serrinha, Ipuera e Terra Nova. Desmembrado do extinto município de Leopoldina. Extinto pelo mesmo decreto acima citado. Não temos a data de instalação.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 5 distritos: Serrinha, Cachoeiras, Caririzinho, Ipuera e Terra Nova.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, desmembra do município de Serrinha o distrito de Terra Nova. Para formar o novo município de Leopoldina. Sob o mesmo decreto o distrito de Caririzinho passou a denominar-se Caririmirim, o distrito de Cachoeiras a denominar-se Itapemirim.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Serrinha, passou a denominar-se Serrita.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Serrita ex-Serrinha, Caririmirim ex-Caririzinho, Ipuera e Ori ex-Itapemirim exCachoeiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Serrita, Carimirim, Ipuera e Ori.

Pela lei municipal nº 62, de 10-05-1957, é criado o distrito de Sítio dos Moreiras ex-Povoado. Desmembrado do distrito de Carimirim e anexado ao município de Serrita.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Serrita, Carimirim, Ipuera, Ori e Sítio dos Moreiras.

Pela lei estadual nº 4965, de 20-12-1963, desmembra do município de Serrita os distritos do Sítios dos Moreiras e Carimirim. Para formar o novo município de Sítios dos Moreiras.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Serrita, Ipuera e Ori.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Serrinha para Serrita alterado, pelo decreto-lei nº 952, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE