Nordeste Região de Garanhuns

Tudo sobre Quipapá

Guia completo, dados e turismo em Pernambuco.

População (2022)
17.928
PIB Total
R$ 192,33 Mi
Per Capita
R$ 10.727,63
Área (km²)
230,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Nesse mês, a temperatura é amena e as chuvas diminuem, proporcionando melhores condições para passeios ao ar livre e visitas aos pontos turísticos.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, mas recomenda-se atenção nas áreas mais movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Quipapá é uma charmosa cidade situada no estado de Pernambuco, Brasil, com uma população de aproximadamente 17.928 habitantes. A cidade é rica em história, tendo suas origens ligadas à colonização e ao famoso Quilombo dos Palmares. Rodeada pela bela Mata Atlântica, Quipapá oferece uma combinação de cultura, natureza e um ambiente tranquilo, perfeito para quem deseja explorar a história e as belezas naturais de Pernambuco.

Principais Atrações

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Uma bela igreja que representa o coração da cidade e é um marco histórico de Quipapá, cuja construção remonta o período colonial.

Caminho do Quilombo dos Palmares

Um trajeto que remete à história dos quilombolas da região, com paisagens naturais e áreas para trilhas. Um local que proporciona aprendizado e contato com a natureza.

Reserva da Mata Atlântica

Uma área de preservação que oferece trilhas, mirantes e a oportunidade de observar a biodiversidade típica da Mata Atlântica.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Quipapá?

Setembro é o melhor mês, devido ao clima ameno e menor incidência de chuvas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem pousadas e pequenos hotéis que oferecem acomodações aconchegantes para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Quipapá?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Quipapá Pernambuco - PE

Histórico

O MUNICÍPIO de Quipapá teve origem na primitiva povoação surgida no mesmo local, concentrada em redor de pequena capela que obteve o predicamento de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição de Quipapá.

O desbravamento da região onde se acha encravado o Município de Quipapá e que, segundo alguns historiadores, remonta aos anos de 1630/1697, realizado pelos negros que constituíram o Quilombo dos Palmares somente se completou em 1795/96, quando o Capitão Francisco Rodrigues de Melo e sua esposa, D. Ana Maria dos Prazeres, se instalaram na Fazenda das Panelas, de que resultou, mais tarde, o Município do mesmo nome.

É controvertida a origem do topônimo "Quipapá", a respeito do qual se poderiam indicar nada menos de quatro versões inclusive duas de puro sabor folclórico. Atribuem-lhe alguns origem africana, sendo, nessa hipótese, corrutela de quipacá, ou seja, asilo de fugitivos, explicável pelo fato de tratar-se de região dos Quilombos dos Palmares, refúgio de escravos evadidos. Segundo outros, a palavra é de origem tupi-guarani, oriunda de uma planta da família das cactáceas-o quipá. Repetindo o vocábulo para indicar mais de um, ou abundância, os indígenas diriam quipaquipá. Por um fenômeno comum nesses casos, deu-se a queda de uma sílaba, daí resultando Quipapá nome do Município, de uma de suas serras e de um de seus rios.

Gentílico: quipapaense ou quipapaoara

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Quipapá, pela lei provincial nº 432, de 23-061857, subordinado ao município de Panelas.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Quipapá, pela lei provincial nº 1402, de 12-05-1879, desmembrado de Panelas. Sede na antiga vila de Quipapá. Instalado em 18-07-1879.

Pela lei municipal nº 34, de 20-10-1899, são criados os distrito de São Benedito, Barra da Jangada, Jurema e Queimadas e anexados ao município de Quipapá. Pela lei municipal nº 54, de 23-11-1905, é criado o distrito de Pau Ferro e anexado ao município de Quipapá. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 6 distritos: Quipapá, Barra de Jangada, Jurema, Pau Ferro, Queimadas e São Benedito. Pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembra do município de Quipapá o distrito de Jurema. Elevado à categoria de município. Sob a mesma lei desmembra do município de Quipapá o distrito de Queimadas. Elevado à categoria de município. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 5 distrito: Quipapá, Barra de Jangada, Pau Ferro, São Benedito e São Sebastião da Barra.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o distrito de São Sebastião da Barra

foi extinto, sendo seu território anexado ao distrito de sede de Quipapá e São Benedito. Sob

o mesmo decreto o distrito de Barra de Jangada passou a denominar-se Igarapeba. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Quipapá, Igarapeba ex-Barra de Jangada, Paul Ferro e São Benedito. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de São Benedito passou a denominar-se Iraci. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos:

Quipapá, Igarapeba, Iraci e Pau Ferro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 4980, de 20-12-1963, desmembra do município de Quipapá os

distritos de Iraci e Igarapeba. Para formar o novo município de São Benedito do Sul ex-Iraci. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Quipapá e Pau Ferro. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE