Nordeste Região de Afogados da Ingazeira

Tudo sobre Afogados da Ingazeira

Guia completo, dados e turismo em Pernambuco.

População (2022)
40.241
PIB Total
R$ 541,82 Mi
Per Capita
R$ 13.464,28
Área (km²)
377,700
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Setembro

Durante setembro, a cidade celebra as festas em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Remédios, oferecendo uma experiência cultural rica e vibrante.

🛡️

Segurança

Afogados da Ingazeira é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, tornando-se um destino seguro para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Afogados da Ingazeira é uma encantadora cidade localizada no estado de Pernambuco, com uma população de aproximadamente 40.241 habitantes. Situada no bioma da Caatinga, a cidade é rica em história, cultura e belezas naturais. Seu nome remete a um passado que remonta à criação de gado bovino e ao desenvolvimento religioso que moldou sua identidade. Venha descobrir suas tradições e as maravilhas do Rio Pajeu.

Principais Atrações

Igreja do Senhor Bom Jesus dos Remédios

É a principal igreja do município, símbolo da religiosidade local e um ponto de encontro das festividades religiosas.

Rio Pajeú

Um dos atrativos naturais da cidade, ideal para caminhadas e contemplação da paisagem da Caatinga.

Museu do Inventor

Um espaço cultural que apresenta inovações e a história da cidade, ideal para quem deseja conhecer mais sobre a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar em Afogados da Ingazeira?

A cidade é acessível por rodovias e fica a uma distância razoável das principais cidades do estado, sendo o transporte rodoviário a melhor opção.

? Quais são as festividades locais mais importantes?

As manifestações religiosas e festas em honra ao Senhor Bom Jesus dos Remédios, realizadas em setembro, são as mais marcantes.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Afogados da Ingazeira

SNTB
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Afogados da Ingazeira?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Afogados da Ingazeira Pernambuco - PE

Histórico

A área territorial do município de Afogados da Ingazeira pertencia a Data de Dois Riachos e de Santiago, sendo seu primeiro proprietário o Sr Eusébio da Gama, e que foi adquirida da Casa da Torre de Garcia D’avila, na Baia de São Salvador, o território onde se localiza a sede municipal, era uma fazenda de criação de gado bovino, localizada à margem esquerda do Rio Pajeu, e era de propriedade do Coronel Manoel Francisco da Silva.

Como a sede da fazenda estava localizada à margem do Rio Pajeu, e existia uma capela sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Remédios, atual padroeiro do município, a localidade era conhecida por "Passagem da Barra", cuja a denominação foi motivada por um sítio denominado Barra, localizado na outra margem do Rio Pajeu. Com o crescimento da sede da fazenda, havia uma vez por mês, celebração religiosa, realizada pelo então padre José Antonio Ibiapina, que vinha da vila de Baixa Verde (Triunfo), com destino a cidade de Ingazeira. Numa dessas visitas pastorais, no último sábado do mês, o padre Ibiapina realizou um casamento de uns noivos provenientes do sítio Dois Riachos, os quais, quando atravessavam o referido Rio Pajeu, que estava num período de cheia, pereceram afogados no local. Isto ocorreu por volta do ano 1840, quando o local passou a ser conhecido por "Passagem dos Afogados".

Em virtude da Lei Provincial nº 1403 de 12 de maio de 1879, a "Passagem de Afogados" foi denominada simplesmente de "Vila de Afogados", a qual posteriormente foi designada popularmente com "Afogados da Ingazeira" por motivo de pertencer administrativamente ao município de Ingazeira, como era costume na época, acrescer o nome nas localidades do município a que pertenciam.

O distrito foi criado por força da Lei Provincial nº 1403, de 12 de maio de 1879 e o município em 1º de julho de 1909, pela Lei estadual nº 991.

Na ocasião o município era composto dos distritos de: Afogados da Ingazeira (sede), Espírito Santo (atual Tabira), Ingazeira e Varas (atual Jabitacá). A partir de 1933, ficou assim formado: Afogados da Ingazeira, Macacos (atual Iguaraci), Varas (atual Jabitacá), Bom Jesus (atual Taparetama), Jangada (atual Solidão) e Tabira. Atualmente o município é distrito único.

Gentílico: afogadense

Formação Administrativa:

O distrito foi criado por força da Lei Provincial nº 1403, de 12 de maio de 1879 e o município em 1º de julho dde 1909, pela Lei estadual nº 991.

Formação Judiciária:

O Termo foi criado pela Lei Provincial de nº 1260, de 26 de maio de 1877, com sede na então cidade de Ingazeira e a Comarca em 31 de março de 1938, pela Lei Estadual nº 92.

Formação Religioosa:

A Paróquia que era localizada na então cidade de Ingazeira, que foi rebaixada a condição de vila em 1909, foi transferida para este município em 21 de novembro de 1879, sendo seu primeiro vigário o padre João Vasco Cabral de Algornez e o coadjutor o padre Pedro de Souza Pereira.

A diocese de Afogados da Ingazeira, foi criada em 02 de julho de 1956, pela Bula Papal "Qui Volente Deo" e foi instalada no dia 19 de maio de 1957, sendo o seu primeiro Bispo Dom João José da Mota e Albuquerque.

Localização Municipal:

O município está localizado na Macroregião do Sertão Pernambucano e na Microregião do Pajeu, com uma área territorial de 384,4 Km2, limitando-se ao Norte com Solidão, ao Sul com Carnaíba, ao Leste com Tabira e Iguaraci, ao Oeste com Carnaíba.

A sede Municipal está a 525m de altitude em relação ao nível do Mar, tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º45’03.65 da latitude E -37º38’20,4 de longitude.

O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20ºC e 36ºC.

Algumas Datas Históricas:

A Lei Provincial nº 295, de 05 de maio de 1852, criou o município de Ingazeira, com território desmembrado do município de Flores, e foi instalado em 07 de janeiro de 1853. O distrito de Afogados foi Criado por força da Lei 1403 de 12 de maio de 1879, o município foi criado por força da Lei Estadual nº 991 de 1º de julho de 1909 e Ingazeira passoa a fazer parte integrante do atual município, por força da Lei Estadual nº 418 de 31 de dezembro de 1948, perdeu os distritos de Tabira, Solidão, Ingazeira e Tuparetama.

Fonte: IBGE