Nordeste Região de Araripina

Tudo sobre Ipubi

Guia completo, dados e turismo em Pernambuco.

População (2022)
29.009
PIB Total
R$ 340,37 Mi
Per Capita
R$ 11.733,39
Área (km²)
861,400
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

O clima é mais ameno, favorecendo passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Moderada, recomenda-se atenção em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ipubi, localizada no estado de Pernambuco, é uma cidade encantadora que preserva a essência da cultura sertaneja. Com uma população de 29.009 habitantes, a cidade é cercada pelo bioma da Caatinga e carrega um histórico rico, que remonta à sua origem na Fazenda Poço-Verde. Este local é marcado por um poço de águas cristalinas e árvores frondosas que serviram como o cenário para a primeira feira da cidade, realizada sob sua sombra em 1938. Venha explorar as histórias e as belezas naturais de Ipubi!

Principais Atrações

Fazenda Poço-Verde

Local histórico que marca a origem de Ipubi, com um poço de águas cristalinas e árvores que propiciam sombra.

Praça Antônio de Barros

Espaço público central onde a comunidade se reúne, ideal para vivenciar a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Ipubi possui opções de hospedagem?

Sim, há pousadas e hotéis que atendem diferentes faixas de preço.

? Quais atividades culturais posso encontrar em Ipubi?

Ipubi oferece festivais locais, feiras de produtos regionais e apresentações de artistas locais.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ipubi?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ipubi Pernambuco - PE

Histórico

A fazenda Poço – Verde implantada no Sopé da Chapada do Araripe teve sua origem devido a um poço que não secava, suas águas eram cristalina, uma parte era coberta por Vitória-Régia o poço abastecia os moradores da região, ao lado havia, três frondosas árvores: Juazeiro, Tamboril e Baraúna, cuja sombra abrigavam as pessoas que por ali passavam em busca de descanso.

Em meados de 1938, comboieiros de várias regiões circunvizinhas tansitavam por veredas, vilarejos, povoados e cidades. Transportando no lombo de burros em malas de couro, produtos regionais com sal, abacaxi, peixe salgado, farinha etc.

A sombra das árvores foi o local principal onde se realizou a 1º feira em 1938, criada pela necessidade dos seus habitantes, que pouco crescia e se difundia nas caatinga do alto sertão Pernambuco. De forma simples ao estilo rústico de seus habitantes, realizou-se na ausência de barracas apenas sob à sombra das árvores, onde forma expostos, produtos artesanais e comidas tipicas da região.

Neste mesmo ano ao som de búzios dos vaqueiros, houve uma convocação de voluntário com o objetivo de desmatar o terreno para a construção da futura Vila. Tendo em frente desse movimento os Senhores: Joaquim Eugênio Silva, Aureliano Rodrigues Damacena e Antônio Tavares.

Gentílico: ipubiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ipubi, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, criado com partes dos territórios dos distritos de Ouricuri e Serra Branca, subordinado ao município de Ouricuri

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito e Ipubi, figura no município de Ouricuri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipubi, pela lei estadual nº 3340, de 31-121958 desmembrado de Ouricuri. Sede no antigo distrito de Ipubi. Constituído de 2 distritos: Ipubi e Serra Branca. Desmembrado de Ouricuri. Instalado em 03-01-1962.

Pela lei municipal nº 29, de 03-09-1963, é criado o distrito de Serrolândia e anexado ao município de Ipubi. Em divisão territorial data de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Ipubi, Serra Branca e Serrolândia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE