Centro-Oeste Região de Sinop

Tudo sobre União do Sul

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
3.838
PIB Total
R$ 504,23 Mi
Per Capita
R$ 131.378,84
Área (km²)
4.581,900
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Julho

Durante o mês de julho, o clima é ameno e as festividades locais movimentam a cidade, permitindo aos visitantes vivenciar a cultura regional.

🛡️

Segurança

A localidade é tranquila, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a União do Sul, um encantador município localizado em Mato Grosso, imerso no bioma da Amazônia. Com uma população de 3.838 habitantes, essa pequena cidade é um exemplo perfeito de união e comunidade, marcada pela história de colonização que remonta a 1982. União do Sul oferece uma combinação única de cultura, natureza e hospitalidade.

Principais Atrações

Praça Central

Um espaço convidativo para o lazer e a convivência da comunidade, ideal para um passeio tranquilo.

Rios e Trilhas da Amazônia

Oferece oportunidades para ecoturismo e caminhadas em meio à beleza natural do bioma amazônico.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a União do Sul?

A cidade pode ser acessada por estrada, com boas condições de tráfego, a partir das principais cidades de Mato Grosso.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem pequenas pousadas e lugares para hospedagem que oferecem conforto e acolhimento aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em União do Sul?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

União do Sul

Mato Grosso - MT

Histórico

Em 1982, a Colonizadora Paralelo 16 lançou projeto de colonização na região onde está assentado o município de União do Sul. Trouxe colonos dos estados do sul.

No dia 18 de julho de 1982, estabeleceram-se na localidade as famílias de Jacondo Bedin, Jorge Zampieron, Ari Altennofen, Aquiles Bedin e Cristiano Zampieron e lançaram as primeiras sementes no lugar. E, em 1984, chegaram José Palhares e Gabriel Simão à região. Tencionavam explorar a mata com o cultivo de seringais. Formou-se, então, um núcleo convergente na região, aparecendo os primeiros comerciantes e agricultores.

O primeiro nome dado ao lugar foi Vila União, povoada por famílias vindas dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma característica marcante do lugar é a união que reina na comunidade. Esta aliança comunitária ficou patente quando foram abertas as estradas da região, pelos moradores do lugar, assim como a primeira escola e a primeira igreja, tudo construído em forma de mutirão, com a força da união da população.

A denominação de União do Sul foi sugerida por Adelmo Ragnini, e ocorreu numa tarde do ano de 1986. Na ocasião, um grupo de moradores postados à sombra de uma árvore tomava cerveja, comia churrasco e discutia a viabilidade da alteração do nome da localidade.

Muitos nomes foram lembrados, inclusive o de Nova Concórdia, numa referência à cidade catarinense de Concórdia, da qual muitos pioneiros se originavam. No entanto, dentre todas as sugestões a escolhida foi União do Sul. Trata-se de referência ao primeiro nome do lugar, Vila União, em homenagem ao espírito agregador da comunidade, e em referência à região de onde veio a maioria dos migrantes, o sul do Brasil.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de União do Sul, pela lei estadual nº 6701, de 21-12-1995, desmembrado dos municípios de Cláudia, Marcelândia e Santa Carmem. Sede no atual distrito de União do Sul (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios