Centro-Oeste Região de Barra do Garças

Tudo sobre Ponte Branca

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
2.008
PIB Total
R$ 31,24 Mi
Per Capita
R$ 15.555,28
Área (km²)
686,000
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Julho

Durante julho, o clima é mais seco e as temperaturas são amenas, o que proporciona melhores condições para passeios ao ar livre e exploração da natureza.

🛡️

Segurança

A cidade possui um nível de segurança aceitável, porém recomenda-se cautela como em qualquer destino turístico.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ponte Branca, uma pequena cidade do Mato Grosso, é um destino que combina história e belezas naturais do Cerrado. Com uma população de 2.008 habitantes, a cidade possui um rico passado que remonta a 1905, quando começou a se desenvolver a partir da atividade agrícola e da construção de sua famosa ponte sobre o rio Araguaia. Venha descobrir este encantador lugar que guarda segredos do passado e a beleza do bioma brasileiro.

Principais Atrações

Ponte de Madeira

A histórica ponte, que simboliza a fundação da cidade, foi uma das primeiras construções e conecta o estado de Mato Grosso ao Goiás.

Rio Araguaia

Ideal para a prática de pesca e atividades aquáticas, o Araguaia oferece também belas paisagens e ocasiões para piqueniques à beira de suas margens.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Ponte Branca?

A forma mais comum de chegar é através de carro, pela BR-158, que liga importantes cidades do Mato Grosso.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Ponte Branca oferece algumas pousadas e hotéis simples que atendem os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ponte Branca?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ponte Branca

Mato Grosso — MT

Histórico

Ponte Branca teve origem, no ano de 1905, com o estabelecimento de Luíz Nogueira da Silva, em fazendas de gado.

Em 1907, João Ribeiro, procedente de Goiás, deu mais vida ao lugar, que recebeu o nome de Alcantilado do Araguaya, cuja denominação sobreviveu até o ano de 1935.

No dia 2 de fevereiro de 1935, Simeão Martins Teixeira, procedente de Ituiutaba, Minas Gerais, além da intenção de explorar o leito do rio Araguaia em busca de diamantes, trazia a incumbência do Interventor de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira, de construir uma ponte de madeira sobre o Araguaia, para facilitar o trânsito entre os dois Estados vizinhos.

Simeão deu cumprimento à empreitada, tendo efetivamente levantado a ponte, mas, ela foi destruída por uma enchente antes mesmo da entrega ao Interventor goiano. Simeão construiu, então, outra ponte provisória, que só dava passagem em determinada época do ano. Desta feita, oi empregada como matéria-prima na construção da ponte um tipo de madeira branca.

A partir daí o lugar passou a ser denominado de Ponte Branca. Existe, porém, outra versão sobre a origem do nome da cidade, pois a ponte teria recebido uma pintura a cal, passando a ser chamada de Ponte Branca.

O decreto nº 760, de 17 de setembro de 1945, determinou a reserva de uma área de 3.600 ha para constituição do patrimônio de Ponte Branca.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ponte Branca, com território do extinto distrito de Ribeirãozinho, pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, subordinado ao município de Alto Araguaia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ponte Branca figura no município de Alto Araguaia.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ponte Branca, pela lei estadual nº 652, de 10-12-1953, desmembrado do município de Alto Araguaia. Sede no antigo distrito de Ponte Branca. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Pela lei estadual nº 693, de 12-12-1953, é criado o distrito de Araguainha (ex-povoado de Couto Magalhães) e anexado ao município de Ponte Branca.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Ponte Branca e Araguainha.

Pela lei estadual nº 1170, de 21-11-1958, é criado o distrito de Ribeirãozinho (ex-povoado) e anexado ao município de Ponte Branca.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Ponte Branca, Araguainha e Ribeirãozinho.

Pela lei estadual nº 1948, de 11-11-1963, desmembra do município de Ponte Branca o distrito de Araguainha. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Ponte Branca e Ribeirãozinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela lei estadual nº 5910, de 20-12-1991, desmembra do município de Ponte Branca o distrito de Ribeirãozinho. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios