Centro-Oeste Região de Pontes e Lacerda - Comodoro

Tudo sobre Conquista d’Oeste

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
3.760
PIB Total
R$ 143,21 Mi
Per Capita
R$ 38.086,44
Área (km²)
2.672,200
IDH / Bioma
Cerrado e Amazônia
📅

Quando ir

Maio

Neste mês, o clima é mais ameno e as chuvas começam a diminuir, permitindo melhor aproveitamento das belezas naturais e passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada tranquila, mas recomenda-se cuidados comuns em áreas rurais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Conquista d'Oeste é um pequeno município localizado no estado de Mato Grosso, Brasil, cercado por uma natureza exuberante que combina o Cerrado e a Amazônia. A cidade, com uma população de aproximadamente 3.760 habitantes, foi emancipado em 1999 e tem uma rica história que reflete a luta e a perseverança de seu povo.

Principais Atrações

Parque Natural Municipal

Uma extensa área verde, ideal para caminhadas e observação da fauna e flora locais.

Cascata do Rio Verde

Cascata de águas cristalinas, perfeita para um banho refrescante em meio à natureza.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte para chegar a Conquista d'Oeste?

A forma mais comum de chegar é de carro, utilizando a BR-070. Também existem ônibus que ligam cidades vizinhas.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, existem pousadas e hotéis simples que oferecem acomodações aconchegantes para os visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Conquista d’Oeste?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRIA

O municipio de Conquista D`Oeste foi criado a partir da Lei Estadual nº 7.233, de 28 de dezembro de 1999, de autoria do deputado José Riva, com território desmembrado do município de Pontes e Lacerda.

O núcleo que deu origem ao atual município desenvolveu-se numa região distante 100 kms do município-mãe, Pontes e Lacerda, daí a dificuldade dos moradores da localidade e também, da própria prefeitura em manter em dia as necessidades essenciais de um povoado, tais como conservação de estradas e destinação de verbas para os setores de saúde e educação.

No período da emancipação política e administrativa a própria prefeitura de Pontes e Lacerda se empenhou no desmembramento do seu antigo distrito, já que em documento de 13 de outubro de 1999, o prefeito da cidade demonstrou seu apoio a importância da realização de uma consulta plebiscitária.

O mesmo procedimento veio do vereador e presidente da Câmara municipal de Pontes e Lacerda, Francisco Martins de Souza Filho. Nesta mesma época o empresário Walmir Guse doou terreno ao futuro município (para construção dos prédios da Câmara e da Prefeitura Municipal).

Na primeira eleição municipal da localidade, em 3 de outubro de 2000, foi escolhido para comandar o executivo o sr. Walmir Guse, um benemérito do lugar.

O nome da cidade, Conquista D`Oeste, representa o ideal de um povo que conquistou o espaço que ocupa, com muito esforço e dedicação ao futuro do lugar. O termo D`Oeste localiza geograficamente o ponto em que está assentado o território municipal.

Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM

Autor do Histórico: SEBASTIÃO DE ASSUNÇÃO