Centro-Oeste Região de Sinop

Tudo sobre Itaúba

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
5.020
PIB Total
R$ 419,03 Mi
Per Capita
R$ 83.472,11
Área (km²)
4.528,400
IDH / Bioma
Amazônia
📅

Quando ir

Julho

Durante o inverno, as temperaturas são mais amenas, tornando agradável a visita e explorando a rica biodiversidade da região.

🛡️

Segurança

Relativamente segura, com baixa criminalidade, mas recomenda-se cuidados comuns de segurança em áreas urbanas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Itaúba é uma pequena cidade localizada no estado de Mato Grosso, no coração da Amazônia, com uma população de 5.020 habitantes. Fundada na década de 70, sua história é intimamente ligada à majestosa árvore itaúba, famosa por sua resistência e durabilidade. O nome da cidade reflete essa robustez e a luta de seus pioneiros, que moldaram a região com determinação.

Principais Atrações

Praça da Matriz

Um espaço agradável para caminhadas e reuniões, onde ocorre a festividade local e eventos comunitários.

Parque Ecológico da Itaúba

Uma área de conservação que abriga diversas espécies da fauna e flora locais, perfeita para caminhadas e observação de aves.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Itaúba?

A economia local é baseada principalmente na agricultura e pecuária, com um forte apelo para a exploração sustentável da madeira.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Itaúba oferece algumas pousadas e hotéis que atendem as necessidades básicas dos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itaúba?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Itaúba

Mato Grosso - MT

Histórico

O nome Itaúba foi adotado como típico e expressivo do lugar, devido à essência vegetal dominante nas matas virgens onde a cidade foi projetada, ainda no início da década de setenta, graças à construção da BR-163. O naturalista alemão Karl Friedrich Philipp von Martius (1863), classificou a árvore itaúba como lígnum lapideum, madeira de pedra, dura, resistente como a pedra. A classificação botânica da árvore é mezilaurus itaúba, espécie da família das lauráceas. Apresenta folhas espessas e oblongas, pequenas flores e frutos de bagas negras. É a rainha das madeiras de construção, largamente utilizada nas propriedades rurais como mourões de cerca.

Desta forma, presume-se que, ao dar o nome de Itaúba à localidade, os pioneiros queriam indicar que o povo desta região tinha uma postura decidida, firme, dura na luta como a itaúba nas matas.

Os principais colonizadores do atual município de Itaúba foram os irmãos Bedim, catarinenses de Aberlardo Luz, que, em 1973, adquiriram terras com o fito expresso de explorar madeiras, beneficiá-las e em seguida abrir pastagens. Em seguida vieram Erci Vicente dos Santos, Getúlio Gelioli, Jorge Strapazon, João Pelechatti e outros. Eles lançaram a semente do núcleo de povoamento do que seria a cidade de Itaúba.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Itaúba, pela lei estadual nº 4158, de 18-12-1979, subordinado ao município de Colider.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Itaúba figura no município de Colider.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itaúba, pela lei estadual nº 5005, 13-05-1986, desmembrado do município de Colider. Sede no atual distrito de Itaúba (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios