Centro-Oeste Região de Confresa - Vila Rica

Tudo sobre Luciára

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
2.509
PIB Total
R$ 41,18 Mi
Per Capita
R$ 16.411,72
Área (km²)
4.243,100
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Julho

Durante o mês de julho, as temperaturas são mais amenas e há menos chuvas, proporcionando uma melhor experiência para atividades ao ar livre e exploração da natureza.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, mas é sempre prudente manter atenção aos pertences e evitar áreas isoladas à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Luciára, localizada no estado de Mato Grosso, é uma cidade com uma rica história e um cenário natural deslumbrante, marcada pela beleza do bioma cerrado. Fundada na década de cinquenta por aventureiros dispostos a desbravar o Araguaia, a cidade oferece uma experiência única para os visitantes que buscam entrar em contato com a natureza e conhecer a cultura local.

Principais Atrações

Rio Araguaia

Um dos principais atrativos de Luciára, perfeito para atividades como pesca e passeios de barco. A beleza natural ao redor do rio é de tirar o fôlego.

Parque Estadual do Araguaia

Uma reserva natural que preserva a biodiversidade do cerrado e oferece trilhas para caminhada e observação da fauna local.

Cultural e Gastronomia local

Experimente a culinária típica da região, incluindo pratos com peixes do rio e iguarias como ovos de tartaruga, que são parte da tradição local.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades de turismo de aventura estão disponíveis em Luciára?

Os visitantes podem desfrutar de atividades como pesca, passeios de barco, trilhas e observação da fauna e flora do cerrado.

? Há opções de hospedagem em Luciára?

Sim, a cidade conta com algumas pousadas e hospedagens que atendem diferentes faixas de preço.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Luciara

SWUC

Endereço:

Endereço: Rodovia MT-100, km.1
Telefone: (0xx66)3528-1281

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Luciára?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Luciara

Mato Grosso - MT

Histórico

A partir do final da década de cinquenta, iniciou-se a movimentação regional em consequência de projetos colonizadores, que foram incrementados com investimentos e recursos do governo federal.

Neste período Lúcio Pereira da Luz, goiano, liderando alguns companheiros dispostos e com bom espírito de aventura, lançaram-se num batelão através do rio Araguaia. Procuravam um ponto ideal para formação de um núcleo de povoamento.

Durante o período em que transcorreu a viagem passaram relativa abundância, devido à caça e pesca. Também se ocupavam da cata de ovos de tartaruga, uma iguaria regional do Araguaia.

Por fim, após muita andança, arrancharam-se num lugar a que denominaram Mato Verde, que foi o primeiro nome da futura cidade de Luciara.

Neste ponto os colonizadores foram criando estrutura para estabelecimento de um povoado. Fizeram certo alarde do que o lugar oferecia. Muitas famílias ouviram, e estabeleceram-se em Mato Verde.

Com o passar dos tempos o núcleo firmou-se como povoação e Lúcio Pereira da Luz tornou-se o principal líder do lugar.

As ações desenvolvidas pelos pioneiros foram tão importantes para Mato Verde que o povoado mudou de nome, passando a denominar-se Luciara, em homenagem ao goiano.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Luciara, pela lei estadual nº 1502, de 12-07-1961, subordinado ao município de Barra do Garças.

Elevado à categoria de município com a denominação de Luciara, pela lei estadual nº 1940, de 11-11-1961, desmembrado do município de Barra do Garças. Sede no atual distrito de Luciara (ex-povoado de Mato Verde). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-05-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 3758, de 29-06-1976, é criado o distrito de Santa Terezinha e anexado ao município de Luciara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Luciara e Santa Terezinha.

Pela lei estadual nº 4177, de 04-03-1980, desmembra do município de Luciara o distrito de Santa Terezinha. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 4295, de 26-05-1981, é criado o distrito de São José do Xingu (ex-povoado), e anexado ao município de Luciara.

Pela lei estadual nº 5306, de 11-06-1981, é criado o distrito de Porto Alegre (ex-povoado), e anexado ao município de Luciara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Luciara, Porto Alegre e São José do Xingu.

Pela lei estadual nº 5010, de 13 -05-1986, desmembra do município de Luciara o distrito de Porto Alegre. Elevado à categoria de município com a denominação de Porto Alegre do Norte.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Luciara e São José do Xingu.

Pela lei estadual nº 5904, de 20-12-1991, desmembra do município de Luciara o distrito de São José do Xingu. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios