Centro-Oeste Região de Cáceres

Tudo sobre Curvelândia

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
4.903
PIB Total
R$ 123,85 Mi
Per Capita
R$ 25.259,03
Área (km²)
359,800
IDH / Bioma
Amazônia e Pantanal
📅

Quando ir

junho

Durante o mês de junho, as temperaturas são amenas e as chuvas são menos frequentes, proporcionando um clima agradável para explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para os turistas, com um ambiente acolhedor e amigável.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Curvelândia é um encantador município localizado em Mato Grosso, cercado pela beleza dos biomas Amazônia e Pantanal. Com uma população de 4.903 pessoas, a cidade é rica em história e cultura, tendo suas origens no curioso evento que deu nome ao lugar, em que uma comitiva de bois se deparou com um ônibus em uma curva. Desde sua criação oficial em 1998, Curvelândia tem se destacado por sua hospitalidade e pelas belezas naturais que atraem visitantes de diversas partes do Brasil.

Principais Atrações

Parque Natural de Curvelândia

Um espaço preservado que oferece trilhas e vistas deslumbrantes da fauna e flora típicas do Pantanal e Amazônia.

Igreja Matriz de Curvelândia

Um ponto histórico e cultural da cidade, onde você pode apreciar a arquitetura local e participar de celebrações religiosas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Curvelândia?

A principal atividade econômica é a agropecuária, além do turismo ambiental promovido pela beleza natural da região.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Curvelândia oferece algumas pousadas e hotéis que atendem aos visitantes com conforto e hospitalidade.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Curvelândia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRIA

A primitiva denominação do lugar foi "Curva do Boi", posteriormente alterada para Curvelândia.

Segundo depoimento do deputado José Lacerda, o nome Curva do Boi surgiu na década de setenta: "...vinha uma comitiva de bois da região de Rio Branco, eu era um dos boiadeiros, quando de repente, na curva surgiu um ônibus, atropelando nove bois, a partir deste fato o ponto passou a ser conhecido como Curva do Boi".

A história do lugar está intimamente ligada a duas personalidades da política mato-grossense, que não militavam na política na época do acidente, o então açougueiro e mais tarde brilhante advogado e deputado, José Lacerda, e ao ainda empresário do ramo de transporte rodoviário e também deputado Amador Tut.

O município de Curvelândia foi criado pela Lei Estadual nº 6.981, de 28 de janeiro de 1998, de autoria do deputado com território desmembrado dos municípios de Cáceres, Mirassol d`Oeste e Lambari d`Oeste.

Por ocasião da consulta plebiscitária inúmeros moradores do lugar manifestaram-se favoravelmente em documento enviado à Assembléia, dentre os quais os 15 primeiros nomes foram os seguintes: Airton Correia de Araújo, Edivan Gonçalves Ferreira, Valdemar Franco, Romildo Santana, Aparecido Pereira da Silva, Maria Pereira Lima Leal, Cleonisce Farias, Manoel Moura, Henrique Bissoli, José R. Pereira, Elias Mendes Leal, Elias Mendes Leal Filho, Vicente Rodrigues de Moura, José de Araújo e José Pedro da Silva.

Em 19 de junho de 1995, em documento assinado pelos vereadores de Lambari d`Oeste, srs. José Siviero, José Guilherme de Sene e Izaías Domingos, a Câmara Municipal daquele município aprovou moção de repúdio sobre a criação do município de Curvelândia, alegando que o município havia investido maciçamente nas áreas de saúde, educação, telefonia e malha viária, não havendo, portanto, necessidade da emancipação.

Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM

Autor do Histórico: SEBASTIÃO DE ASSUNÇÃO