Nordeste Região de Aracaju

Tudo sobre General Maynard

Guia completo, dados e turismo em Sergipe.

População (2022)
3.037
PIB Total
R$ 43,53 Mi
Per Capita
R$ 14.333,88
Área (km²)
20,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

As temperaturas são amenas e há menor probabilidade de chuvas, tornando mais agradável a visita aos pontos turísticos e a exploração do bioma.

🛡️

Segurança

Geralmente seguro, mas recomenda-se atenção em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a General Maynard, um encantador município no estado de Sergipe, com uma rica história e biodiversidade da Mata Atlântica. Com uma população de 3.037 habitantes, este destino é ideal para quem busca experiências autênticas e um contato próximo com a natureza.

Principais Atrações

Rio Papatu

Um dos principais atrativos naturais da região, ideal para passeios de barco e contemplação da Mata Atlântica.

Centro Histórico

Área que preserva vestígios da história local, com construções que remetem ao período da formação da povoação.

Engenhos de Açúcar

Visitas a antigos engenhos que ainda operam na região, mostrando as tradições locais e o processo de fabricação do açúcar.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a General Maynard?

A cidade pode ser acessada de carro ou ônibus a partir de Aracaju, seguindo pela BR-101 e acessando as rodovias locais.

? Existem opções de hospedagem na região?

Sim, existem pousadas e casas de temporada que oferecem conforto e hospitalidade aos visitantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em General Maynard?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

General Maynard Sergipe - SE

Histórico

Segundo o domínio popular, que localiza a história da Vila de Marcação muito antes de sua emancipação e renomeação para General Maynard, o povoado originou-se de um marco de divisão das terras de Japaratuba com o Catete, nos primeiros anos do século XIX. A divisão foi feita às margens do Rio Papatu, hoje denominado Japaratuba. Os antigos moradores afirmam que por esse local passavam tropeiros, que viajavam de Santo Amaro, Laranjeiras, Maruim e até mesmo Aracaju para Propriá, e convencionaram o marco como ponto de encontro, por isso o nome Marcação.

O local não era totalmente despovoado, já existiam vários engenhos de açúcar, mas o aglomerado urbano só foi realmente formado com as pessoas que chegavam de outros municípios através da estrada que cortava o terreno que mais tarde se tornaria um povoado. Aos poucos foram aparecendo os casebres. Nessa época Marcação não passava de uma pequena povoação de casas à margem de uma estrada, mas até hoje ainda existem moradores que descendem das primeiras famílias que resolveram fixar-se no local. Entre a população local, ainda podem ser encontrados descendentes das famílias Costa, Espírito Santo, Figueiras, Bomfim, Muniz Barreto, Ismerim e Gonçalo Vieira.

No livro ‘Uma experiência da colonização na Cotinguiba sergipana’, do historiador Agamenon Guimarães de Oliveira, existe outra versão para o surgimento de Marcação. Segundo ele, o povoado nasceu no final do século XVIII, fase de ascensão do açúcar, quando os fazendeiros aproveitavam para utilizar o rico solo de massapê para fazer seus plantios na região, e os trabalhadores e comerciantes, que dependiam da economia dos engenhos, instalavam-se nas proximidades.

Gentílico: mainardense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de General Maynard, pela lei estadual nº 1229, de 21-11-1963, desmembrado de Rosário do Catete. Sede no atual distrito de General Maynard. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE