História Nossa Senhora de Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes Sergipe - SE

Histórico

Não se sabe ao certo quando foi descoberta a gruta que abrigava a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Coqueiros, gruta esta natural com enormes pedras onde filtrava água e que para chegar nela, havia necessidade de atravessar um riacho. Porém podemos afirmar que por iniciativa de Otávio Paulino da Cruz, que era o proprietário do terreno da referida gruta e muito religioso e devoto da Santa e algumas lideranças puseram uma pequena imagem de Nossa Senhora de Lourdes, num recorte de pedra no interior na gruta.

Mais tarde, no entanto, seu Otávio constrói uma capela para acomodar a imagem. Essa gruta era onde o povo urupemense ia passear rezar e captar água, onde muitos afirmavam ser "Benta" e "milagrosa", faziam churrascos, aniversários e outros eventos. Um certo dia um casal de namorado foram à gruta rezar; Ela filha de D. Juaninha Marçal e Vergílio Nunes. Assim que chegaram a casa, deu aquele estrondo, muito forte mesmo, chamando atenção da comunidade; Moravam em frente à gruta D. Biloca e Sebastião Nunes. Apavorados chegou à notícia: Desmoronou a Gruta... Todos ficaram entristecidos, afinal, além de ser um local religioso, também de laser.

Com o desmoronamento a imagem de Nossa Senhora de Lourdes que estava na capelinha veio parar do outro lado do riacho, e o incrível, com apenas uma das mãos quebradas. Acredita-se que o desmoronamento deu-se em virtude do desmatamento de araucárias e outras árvores que ficavam acima da gruta.

Como na época tudo era muito difícil, não tinham como reconstruir a gruta, assim passou-se alguns anos. Então novamente Otávio Cruz e algumas lideranças decidem construir uma outra gruta, o local escolhido foi ao pé do morrinho onde ficava a igreja de Santa Ana, onde até hoje se encontram. Portanto no dia 11 de Fevereiro de 1949 inaugurou-se a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes por Otávio Paulino da Cruz.

A umidade da outra gruta, dos coqueiros fez com que a imagem tivesse problemas de deterioração do gesso, ficando quase só cimento, Então o Sr. Roseni Antunes Machado, presidente da igreja, doou uma nova imagem, para a festa de fevereiro no ano de 1978, e a velha imagem muitos queriam, no entanto, ninguém ficou e colocaram onde se tocava o sino e lá foi esquecida...

Na madrugada de 18 de Abril de 2003, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi totalmente destruída e quebrada, e a gruta ficou sem imagem, a comunidade chocada com o acontecido, lembra da imagem velha, esquecida na torre da igreja, foram a procura, mais não a encontraram. Então D.Maria Souza relatou que crianças haviam visto uma santinha no galpão do Tio Cidio lá nos Coqueiros e não deu outra era a imagem, ninguém sabe como ela foi parar lá, há quem diga que estaria ela voltando para a velha gruta.

Enquanto a Sra Arlita Terezinha de Souza Pagani mandava restaurar a imagem, que se acredita tem aproximadamente 90 anos. Para a gruta não ficar sem imagem a Senhora Marilene Cruz de Melo, ela que foi abençoada com um milagre, vêem de Curitiba-PR, trazer uma nova imagem, que hoje se encontra no interior da Igreja Santa Ana. E hoje a gruta Nossa Senhora de Lourdes abriga a primeira imagem, aquela arremessada pelo desmoronamento da gruta natural dos Coqueiros. Vale lembrar que Coqueiros surgiu em virtude de, na época, uma das moradoras desse bairro chamar-se Maria Cocco.

Gentílico: lourdense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora de Lourdes ex-povoado, pela lei estadual nº 554, de 06-02-1954, subordinado do município de Canhoba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Nossa Senhora de Lourdes, figura no município de Canhoba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nossa Senhora de Lourdes, pela lei estadual nº 103-A, de 13-05-1963, desmembrado de Canhoba. Sede no antigo distrito de Nossa Senhora de Lourdes. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-121963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE



Hospedagem Nossa Senhora de Lourdes

Hotéis Nossa Senhora de Lourdes Pousadas Nossa Senhora de Lourdes Campings Nossa Senhora de Lourdes Albergues / Hostels Nossa Senhora de Lourdes Chalés Nossa Senhora de Lourdes Spas e Resorts Nossa Senhora de Lourdes

Demografia Nossa Senhora de Lourdes

Bioma: Caatinga e Mata Atlântica

Densidade: 76,95 Habitantes por Km²

Gentílico: lourdense

População (em 2010): 6.238 Habitantes

Unidade Territorial: 81,061 Km²

Fonte: IBGE


Quer viajar para Nossa Senhora de Lourdes? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Sergipe para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

Previsão do Tempo Nossa Senhora de Lourdes


Descubra tudo sobre Nossa Senhora de Lourdes. Previsão do tempo Nossa Senhora de Lourdes. Localização Nossa Senhora de Lourdes. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.



Maiores Cidades Sergipe

» Aracaju (571149 Hab.)
» Nossa Senhora do Socorro (160827 Hab.)
» Lagarto (94861 Hab.)
» Itabaiana (86967 Hab.)
» São Cristóvão (78864 Hab.)
» Estância (64409 Hab.)
» Tobias Barreto (48040 Hab.)

» Itabaianinha (38910 Hab.)
» Simão Dias (38702 Hab.)
» Nossa Senhora da Glória (32497 Hab.)
» Poço Redondo (30880 Hab.)
» Capela (30761 Hab.)
» Itaporanga d’Ajuda (30419 Hab.)
» Propriá (28451 Hab.)

» Porto da Folha (27146 Hab.)
» Laranjeiras (26902 Hab.)
» Boquim (25533 Hab.)
» Barra dos Coqueiros (24976 Hab.)
» Canindé de São Francisco (24686 Hab.)
» Nossa Senhora das Dores (24580 Hab.)
» Umbaúba (22434 Hab.)


Pacotes de viagens em Sergipe

Pacotes de Viagens para Sergipe

Bandeira do estado do Sergipe

Bandeira do estado do Sergipe

Mapa Nossa Senhora de Lourdes