Nordeste Região de Propriá

Tudo sobre Japoatã

Guia completo, dados e turismo em Sergipe.

População (2022)
13.407
PIB Total
R$ 210,65 Mi
Per Capita
R$ 15.712,24
Área (km²)
407,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

Neste mês, a temperatura é amena e ocorrem diversas festividades culturais que atraem visitantes.

🛡️

Segurança

Japoatã é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Japoatã é uma encantadora cidade localizada no estado de Sergipe, Brasil, conhecida por sua rica história e belezas naturais, inserida no bioma da Mata Atlântica. A cidade, que possui uma população de 13.407 habitantes, remonta suas origens ao trabalho missionário que buscava catequizar os indígenas locais. Com um patrimônio histórico fascinante e uma cultural vibrante, Japoatã é um destino que merece ser explorado.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora das Agonias

Um importante marco histórico da cidade, antiga igreja construída durante o período colonial, repleta de arte sacra.

Riacho do Meio

Local de grande importância histórica, onde aconteciam os trabalhos missionários. Um belo espaço para caminhadas e contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a história da cidade de Japoatã?

A cidade foi inicialmente chamada de Jaboatã e tem raízes que remontam a missões catequéticas fundadas por franciscanos ou jesuítas no século XVII.

? O que visitar em Japoatã?

Os visitantes devem conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Agonias e o Riacho do Meio, que oferecem tanto beleza natural quanto histórico-cultural.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Japoatã?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Japoatã Sergipe - SE

Histórico

No início denominava-se Jaboatã, nome cuja origem está dividida em duas correntes de opinião.

Uma corrente afirma que Japoatã advem de Frei Jaboatão que dirigindo um grupo de franciscanos fundou um convento e uma igreja no lugar Riacho do Meio com a finalidade de catequizar o cacique Pocatuba e sua tribo.

Outra corrente apresenta uma versão que tem como ponto comum a catequese dos silvícolas, porém, afirmando que foram os jesuítas e não os franciscanos que fundaram a Missão Riacho do Meio, onde fundaram um convento no morro Jaboatão e perto do Monte Cruzeiro de Pedra uma igreja sob o orago de Nossa Senhora das Agonias, sendo os mesmos substituídos pelos franciscanos após a explusão daqueles pelo Marquês de Pombal.

Em 1630 a imagem de Nossa Senhora das Agonias, por ordem do Vaticano seguiu para Roma, ficando a povoação consagrada a Nossa Senhora do Desterro.

Corre pela região a crença na existência do "Fabuloso Tesouro de Jaboatão" deixado enterrado pelos religiosos quando abandonaram a área durante a invasão holandesa ou quando da expulsão dos jesuítas.

De concreto existe a Lei nº 583 de 23 de novembro de 1910 que promove Jaboatão à categoria de município, lei que caducou devido a não instalação do mesmo.

Em 20 de outubro de 1926 a Lei 960 guinda Jaboatão à sede municipal e rebaixa Pacatuba à categoria de povoado e distrito único.

O Decreto-Lei Estadual nº 69 cria o Distrito de Paz de Pacatuba pertencente a Japoatão.

Atendendo a legislação federal relativa a multiplicidade de topônimo, o município passou a denominar-se Japoatã, nome que foi confirmado pela Lei Estadual nº 525-A de 25 de novembro de 1953.

Gentílico: japoatãnense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Jaboatão, pela lei estadual nº 583, de 23-11-1910, desmembrado de Pacatuba. Sede na povoação de Pacatuba. Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 960, de 20-10-1926, transfere a sede municipal da antiga povoação de Pacatuba para a povoação de Jaboatão.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município constituído do distrito sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, município aparece constituído de 2 distritos Jaboatão e Pacatuba.

Pelo decreto-lei estadual nº 377, de 31-12-1943, revogado pelo decreto de nº 533, de 07-12-1944, o município de Jaboatão passou a denominar-se Japoatã. Sob o mesmo decreto

o distrito de Pacatuba passou a denominar-se Pacatiba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito Japoatã ex-Jaboatão e Pacatiba e ex-Pacatuba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembra do município de Japoatã o distrito de Pacatiba. Elevado à categoria de municípo com a denominação de Pacatuba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Jaboatão para Japoatã alterado, pelo decreto-lei estadual nº 377, de 31-12-1943, revogado pelo decreto de nº 533, de 07-12-1944.

Fonte: IBGE