Nordeste Região de Itabaiana

Tudo sobre Pedra Mole

Guia completo, dados e turismo em Sergipe.

População (2022)
2.778
PIB Total
R$ 48,01 Mi
Per Capita
R$ 17.282,94
Área (km²)
82,000
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

outubro

Nesse mês, as temperaturas são amenas e há menos chuvas, tornando ideal para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Alta

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Pedra Mole, uma charmosa cidade localizada no Estado de Sergipe, com uma rica história ligando suas raízes ao Brasil colonial. Com uma população de 2.778 habitantes, esta cidade se insere no bioma da caatinga e oferece uma experiência única para os visitantes que buscam conhecer a cultura e a tradição do sertão sergipano.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Uma bela igreja localizada no centro da cidade, representando a arquitetura religiosa da região e oferecendo um espaço de tranquilidade.

Rio Salgado

Um dos principais rios da cidade, ideal para atividades de pesca e passeios nas suas margens.

Dúvidas Comuns

? Como chegar a Pedra Mole?

A cidade não possui rodovias asfaltadas, mas é acessível por estradas vicinais a partir das cidades vizinhas.

? Quais atividades posso fazer em Pedra Mole?

Os visitantes podem explorar a cultura local, visitar pontos históricos e aproveitar a natureza ao redor, principalmente as atividades relacionadas ao rio.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pedra Mole?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Pedra Mole Sergipe - SE

Histórico

A partir de 1700, a colonização e povoamento da Capitania de Sergipe expande-se pela zona sertaneja. Segundo a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, a primeira incursão na área territorial de Pedra Mole foi feita por Manoel Alves da Silva, que obteve por alvará, de 25 de outubro de 1713, a sesmaria de uma légua de comprimento por três de largura, começando no Rio Salgado, que deságua no Rio Vaza-Barris.

Em 1890, a família francesa Ettingers fundou na região uma fábrica de beneficiamento de algodão. O exemplo e o entusiasmo dos dois pioneiros, Gootchaux Ettinger e seu sobrinho Gabriel Lazar Ettinger, foram atraindo pessoas da circunvizinhança que desejavam prosperar.

O desenvolvimento foi relativo, por causa da falta de transportes regulares e rápidos que permitissem o escoamento da produção para os mercados do litoral. Até hoje Pedra Mole sofre por falta de uma rodovia asfaltada, já que é a única cidade que tem acesso somente por estrada de barro, mesmo assim em péssimas condições.

Pedra Mole, como suas cidades vizinhas, deixou de se desenvolver também pela falta de chuvas e com os processos rudimentares da agricultura que reduzem e encarecem a produção.

Os pedra molenses têm várias versões sobre o surgimento do nome da cidade. Uma delas é que alguns moradores encontraram pedras com a marca da pata de um animal e de um pé de uma pessoa, e disseram que as pedras eram moles. Outros acreditam que viajantes marcavam como ponto de encontro o lugar das pedras moles. Sabe-se, com certeza, que onde hoje é a cidade havia pedras relativamente fofas, mas que hoje não existem mais

Gentílico: pedra-molense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pedra Mole ex-povoado, pela lei estadual nº 823,de 24-07-1957, subordinado ao município de Pinhão.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pedra Mole, figura no município de Pinhão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pedra Mole, pela lei estadual nº 1231, de 21-11-1963, desmembrado de Pinhão. Sede na atual distrito de Pedra Mole ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-02-1965. .

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE