Sul Região de Encantado

Tudo sobre Doutor Ricardo

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
1.888
PIB Total
R$ 78,89 Mi
Per Capita
R$ 41.784,96
Área (km²)
108,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

março

O clima ameno e as festividades locais atraem visitantes, além da paisagem verdejante da Mata Atlântica.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Doutor Ricardo é uma pequena cidade situada no estado do Rio Grande do Sul, que encanta pela sua rica história e belezas naturais. Com uma população de apenas 1.888 habitantes, a cidade está rodeada pela Mata Atlântica e oferece um ambiente tranquilo e acolhedor.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Doutor Ricardo

Uma linda igreja com arquitetura marcante que representa a história da cidade.

Caminho dos Imigrantes

Um trajeto que conta a história dos primeiros imigrantes italianos e suas lutas.

Parque Natural Municipal

Uma área preservada da Mata Atlântica, ideal para caminhadas e contato com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Doutor Ricardo?

A melhor época é em março, quando o clima é mais agradável e há eventos locais.

? Doutor Ricardo possui opções de hospedagem?

Sim, a cidade possui algumas pousadas e opções de hospedagem simples.

? O que é famoso na culinária local?

A culinária local é influenciada pelos imigrantes italianos, com destaque para salames, queijos e vinhos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Doutor Ricardo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRIA

O nome "Doutor Ricardo" originou-se da homenagem que o Governo Municipal de Encantado e a comunidade local, conforme a Lei nº 1-59 l, de 22 de outubro de 1959, prestaram ao Dr. Ernesto Ricardo Heinzelmann, médico competente, honrado e reconhecido pelo Governo Brasileiro por volta de 1882.

Doutor Ricardo desmembrou-se dos municípios de Encantado e Anta Gorda, por meio da Lei Estadual nº 10.639, de 28/12/95, tendo sido instalado oficialmente no dia 1º de janeiro de 1997.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram por volta de 1910. Vinham do interior de Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Caxias do Sul. A vida era difícil, para chegarem até aqui abriam piques, pois a área era coberta por mato, iam abrindo clareiras para se estabelecer e para plantar. A casa era levantada sobre altos cepos (colone), por medo dos animais selvagens. Mais adiante, com casas altas, formou-se o famoso porão que servia de adega para o salame, o queijo, o vinho,etc.

Alguns produtos eram indispensáveis à vida dos primeiros imigrantes: o vinho, o pão, o queijo, a polenta, o chimarrão, o salame. As refeições dos colonos italianos se constituíam em três fundamentais: colazzione (café da manhã), disnar (almoço), e cena (janta). Os costumes das famílias italianas e que, de certo modo, perduram até nossos dias, são: as práticas religiosas, as festas, as visitas, os casamentos, as primeiras comunhões, as crismas, o batismo, o lazer, a mora.

Os valores que os colonos, primeiros imigrantes, trouxeram e evidenciam até hoje, são o amor à família, ao trabalho, à religião, às comunidades, a honestidade, a solidariedade e o associativismo.

CARACTERÍSTICAS

Gentílico: Ricardense

Área: 108 Km²

População: 2.053 habitantes

Distância da Capital: 169 km

O município está localizado na região alta do Vale do Taquari. Criado em 28 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual n.º 10.639 e instalado em 1.º de janeiro de 1997, o município tornou-se independente, desmembrando-se de Encantado e Anta Gorda.

- Aspectos Físicos

A topografia é muita acidentada. O município está situado entre dois grandes vales: do Rio Guaporé, a Leste, e do Arroio Putinga, a Oeste.

- Economia

A maioria da população vive na zona rural e pratica atividades primárias onde são cultivados produtos de subsistência, como: feijão, batata, aipim, amendoim, pipoca, milho, erva-mate entre outros. Também dedicam-se a pecuária com a criação de aves, suínos e gado leiteiro.

- Cultura

Sua população é constituída basicamente de imigrantes italianos descendentes dos que ocuparam o local em 1910, oriundos do norte da Itália, região do Vêneto.

Pode-se dizer que a colonização italiana deixou em Doutor Ricardo marcas inconfundíveis, como: o estilo arquitetônico, hoje modificado; o comportamento das pessoas; lembranças do país de origem dos primeiros colonizadores; as formas de convívio humano: aquelas baseadas na solidariedade; a preservação da cultura do interior; os encantos e aguras do passado; o grande apreço à família, ao trabalho e à espontaneidade.

Quando chegaram os primeiros imigrantes italianos, por volta de 1910, trouxeram um espírito de religiosidade muito forte e a vontade de construir uma nova vida. Em cada núcleo de colonização foi edificado um templo, a princípio, de madeira serrada à mão e, alguns anos mais tarde, passaram a ser edificados em outros estilos. As marcas religiosas do povo Ricardense hoje continuam sendo as igrejas onde o povo reúne-se para professar a fé.

As manifestações culturais, como: dança, canto e música típica, sempre estiveram presentes na evolução da comunidade Ricardense, além de fazer parte da vida dos antepassados, em que se cultivavam os valores morais, religiosos, cívicos e estéticos, legado cultural deixado pelos imigrantes.

O município divulga e incentiva o turismo ecológico e religioso. A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes tem localização privilegiada em meio à mata nativa, com uma maravilhosa cascata com aproximadamente 40 metros de queda d’água, com trilhas de fácil acesso. Nesse local é explorado o ecoturismo, que oferece área de lazer, com piscinas naturais, churrasqueiras e espaço para camping.

Atualmente o município vem dando uma atenção especial à área da educação, pensando no desenvolvimento integral das crianças e jovens. Possui duas escolas estaduais de ensino fundamental incompleto, uma escola estadual de ensino fundamental completo e uma escola municipal de ensino fundamental completo. Além disso, auxilia estudantes de ensino médio e superior, já que no Município não possuímos este tipo de escola.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL IBGE