Sul Região de Pelotas

Tudo sobre Cerrito

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
5.808
PIB Total
R$ 161,33 Mi
Per Capita
R$ 27.776,69
Área (km²)
451,700
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Setembro

É a época da colheita e das festividades locais, onde se pode experimentar a cultura e a gastronomia típicas da região.

🛡️

Segurança

Cerrito é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando um ambiente seguro para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cerrito, um encantador município do Rio Grande do Sul, é um destino ideal para quem busca vivenciar a rica história e a beleza natural do Pampa. Com uma população de aproximadamente 5.808 habitantes, Cerrito é uma mistura de cultura e tradição, onde as influências de imigrantes africanos, italianos e alemães se refletem na hospitalidade local. Venha explorar as paisagens fascinantes e o legado histórico de Cerrito!

Principais Atrações

Cerro Pelado

Um ponto histórico e natural que oferece uma vista deslumbrante da região e remete à rica história local com suas referências aos primeiros habitantes.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Uma bela construção que simboliza a religiosidade e a história do município, sendo um local perfeito para quem aprecia a arquitetura colonial.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor maneira de chegar a Cerrito?

Cerrito pode ser acessada de carro através da BR-153, e a cidade está localizada a cerca de 250 km de Porto Alegre.

? Existem opções de hospedagem em Cerrito?

Sim, a cidade conta com pousadas e hotéis que oferecem conforto e hospitalidade, além de opções de camping para os amantes da natureza.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cerrito?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Cerrito

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

O nome Cerrito surgiu em 1780 com a chegada de imigrantes africanos, italianos e alemães, estes colonizadores chamavam o município de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

Segundo informações de descendentes dos primeiros colonizadores, originou-se Cerrito por ser um lugar bastante elevado e estar muito próximo de cerros e coxilhas. Uma das designações dadas pelos índios referia-se a montículos sepulcrais que significa: ponto culminante do lugar (Cerro Pelado ), cruzamento histórico dos heróis portugueses em peleias farroupilhas.

A origem de Cerrito foi a localidade de Cerrito Velho, que devido ao seu grande progresso foi elevada à categoria de município pela Lei nº 154, de 05 de agosto de 1848, não chegando a ser instalado e tendo sido tornado sem efeito no ano de 1857. Com seu desenvolvimento paralisado, os moradores de Cerrito Velho começaram a imigrar para a sesmaria de Manuel José Gomes, situada na margem esquerda do Rio Piratini. Nesta época, em 12 de dezembro de 1844, é inaugurada a Estação de Cerrito, que mais tarde tornou-se Vila Cerrito.

Paralelamente à Vila Cerrito, desenvolvia-se o núcleo de Santa Cruz ou Maria Gomes, situado na margem direita do Rio Piratini, que com passar do tempo denominou-se Olimpo e atualmente Pedro Osório.

Gentílico:

Formação Administrativa

No ano de 1959, Cerrito e Olimpo (Pedro Osório) uniram-se e emanciparam-se dos municípios-mãe, Canguçu e Arroio Grande, respectivamente, e formaram o Município de Pedro Osório, de acordo com a Lei nº 3.735, de 03 de abril de 1959.

Em 22 de outubro de 1995 foi realizado plebiscito popular, culminando o processo emancipatório, no qual a comunidade cerritense decidiu por elevar Cerrito à categoria de município, tendo sido criado oficialmente pela Lei nº 10.656, de 28 de dezembro de 1995. O município de Cerrito foi oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1997.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ROGÉRIO MICHELON KRAUSE