Sul Região de São Borja

Tudo sobre Itaqui

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
35.768
PIB Total
R$ 2,19 Bi
Per Capita
R$ 61.141,83
Área (km²)
3.404,100
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Setembro

Durante a primavera, as temperaturas são amenas e a paisagem do Pampa se torna ainda mais vibrante, ideal para atividades ao ar livre e eventos culturais.

🛡️

Segurança

Itaqui é considerada uma cidade segura para visitantes, com boa convivência entre a população e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Itaqui é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, com uma população de aproximadamente 35.768 habitantes. Situada às margens do rio Uruguai, a cidade é marcada por uma rica história que remonta ao século XIX, quando foi importante para a pecuária e a colonização da região do Pampa. Com um bioma característico, Itaqui oferece uma experiência única para os turistas que desejam explorar suas belezas naturais e sua cultura local.

Principais Atrações

Igreja Matriz São João Batista

Uma bela igreja com arquitetura imponente, que é um dos principais marcos da cidade e um local de grande importância cultural e religiosa.

Parque da Lagoa

Um espaço para lazer e convivência, com área para piqueniques, trilhas e belas vistas da natureza local.

Museu Histórico de Itaqui

Um pequeno museu que retrata a história da cidade e da região, com acervos sobre a colonização e a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Itaqui?

Itaqui pode ser acessada de carro pela BR-290 e também possui ligação ferroviária com outras cidades.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Itaqui possui diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e acomodações familiares.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Estação Rodoviária de Itaqui Tel: (55) 3433-1406

Rua Tiradentes, 1320
Itaqui - RS - CEP: 97650-000

Ver no Mapa →
✈️

Aeroporto de Itaqui

SSIQ

Endereço:

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 335
Telefone: (0xx55)433-2323

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itaqui?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

ITAQUI RIO GRANDE DO SUL Monografia - nº 488 Ano: 1970

ASPECTOS HISTÓRICOS O TERRITÓRIO ocupado hoje pelo Município de Itaqui pertenceu, primeiramente, ao das Missões Orientais.

Das mais diversas origens foram os elementos que primeiro habitaram aquelas paragens à margem do rio Uruguai.

Em princípios do século XIX, foi o território conquistado às Missões. Em 1816, André Artigas, filho adotivo do Governador de Montevidéu, reuniu na província de Corrientes (Argentina) mais de 1.600 homens, entre índios e soldados, e com alguma artilharia de campanha quis assaltar as Missões Orientais e incorporá-las ao domínio uruguaio onde seu pai era ditador. Realmente o fez, e em setembro de 1821, transpunha o rio Uruguai na altura onde atualmente se ergue a cidade de Itaqui (naquela época contava apenas 2 ou 3 ranchos de barro).

Fundando estância, desenvolvendo a pecuária, Artigas iniciou o povoamento do território ocupado, chamado então Rincão da Cruz. Mas pouco durou o domínio do filho do ditador oriental logo expulso pelo destacamento do capitão Fabiano Pires de Almeida, que veio acampar na barra do arroio Cambai com o objetivo de guardar aquele território da fronteira contra as possíveis invasões estrangeiras.

Mais tarde, os navios de uma flotilha foram ancorar junto ao destacamento do Capitão Pires de Almeida, mas uma grande enchente no rio Uruguai e seus afluentes obrigou-a a procurar ancoradouro mais seguro, tendo optado por aquele onde hoje se encontra a cidade de Itaqui.

Deslocado o acampamento da barra do Cambaí, com ele foram algumas famílias pobres, tanto brasileiras como estrangeiras, e mais uns 50 homens sob o comando de Fernando Pires (irmão de Fabiano) e Camilo Justiniano Ruas. O novo acampamento deu origem a uma aldeia, marco inicial da atual Itaqui.

Como São Borja e Uruguaiana, Itaqui sofreu as conseqüências da invasão paraguaia em 1865, e também seus filhos atuaram destacadamente nessa campanha.

EM 25 de junho de 1865, as Forças brasileiras da IV Brigada, sob o comando do Coronel Sezefredo Alves Coelho Mesquita, juntamente com a brigada do Coronel Fernando Lima, opuseram séria resistência ao inimigo invasor, dando-lhe combate na estrada de Itaqui.

Ao mesmo tempo a esquadra brasileira do rio da Prata, sob o comando geral do Almirante Tamandaré, com algumas embarcações de pequeno calado, e ordens do Tenente Eduardo Wandenkolk, subia o Uruguai até a vila de Itaqui, onde forçou o bloqueio do exército paraguaio em Uruguaina.

Formação Administrativia

O DISTRITO deve sua criação à Lei provincial n.° 15, de 23 de dezembro de 1837.

Por força da Lei provincial n.° 419, de 6 de de zembro de 1858, criou-se o município de Itaqui, com território desanexado do de São BorJa. Sua instalação verificou-se a 30 de março do ano seguinte.

Em 1879, em virtude da Lei provincial n.° 1.207 de 3 de maio, a sede municipal adquiriu foros de cidade; o distrito-sede teve sua criação confirmada pelo ato municipal nº 3, de 29 de dezembro de

Na divisão territorial vigente por ocasião do Censo 1960, o Município compunha-se dos distritos de Itaqui e Maçambará.

De acordo com a Lei n.° 5.449, de 4 de junho de 1968, foi declarado de interesse da segurança nacional.Costitui-se atualmente, de dois distritos: Itaqui e Itaó. E sede de Comarca por efeito da Lei provincial n.° 1.207, de 3 de maio de 1879, e atualmente de 2ª entrância.

Fonte: IBGE