Sul Região de Lagoa Vermelha

Tudo sobre Caseiros

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
3.000
PIB Total
R$ 199,20 Mi
Per Capita
R$ 66.398,67
Área (km²)
235,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Outubro

O clima é ameno e as paisagens da Mata Atlântica estão exuberantes, tornando ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Caseiros é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando uma visita segura aos turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Caseiros é uma charmosa cidade no Rio Grande do Sul, imersa na rica biodiversidade da Mata Atlântica e com um histórico fascinante que remonta ao século XVII. Com uma população de cerca de 3.000 habitantes, este destino se destaca pelo seu legado cultural e belezas naturais.

Principais Atrações

Centro Histórico de Caseiros

Explore a rica história da cidade com construções que datam da época colonial e placas que contam a história dos bandeirantes.

Parque Natural das Águas

Um espaço natural para caminhadas e picnics, rodeado pela floresta exuberante da Mata Atlântica.

Mirante do Pinhais

Um mirante incrível que oferece vistas panorâmicas da região, ideal para fotos e apreciação da natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Caseiros?

Você pode chegar de carro pela BR 285, que conecta Caseiros a diversas cidades próximas na região.

? Quais são as opções de hospedagem em Caseiros?

A cidade oferece opções de pousadas e hotéis simples, muitas vezes com um toque familiar e acolhedor.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Caseiros?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Caseiros Rio Grande do Sul – RS

Histórico

Em meados de 1637, Caseiros foi passagem para os bandeirantes rumo às missões jesuíticas. Em 1713, índios missioneiros conduziram e fizeram aqui parada para rebanho de gado, com que se iniciou o povoamento dos campos na vacaria dos Pinhais. Ainda em 1738 serve como caminho das missões a São Paulo, em 1819 o tropeirismo, abriu novo caminho entre os matos Castelhano e Português, encurtando distâncias e abrindo pioneiramente a atual BR 285.

Com o final da Batalha de Monte Caseros em 1852 e a criação da Colônia Militar de mesmo nome, em 1859, no então Mato Português é concretizado o vinculo definitivo de Caseiros com a Argentina. Com intenção de aprisionar os índios para cristianizá-los, o Governo Imperial criou uma colônia militar com contingente de militares e esses responsáveis pelo trabalho na região, isto por volta de 1850.

Após a guerra da independência, o Governo Imperial resolveu manter os soldados portugueses na região, e para isto distribuiu lotes de áreas férteis, para habitação da região, com duração nesta condição até 1878, deixando de existir a colônia militar, sendo esquecido pelo Governo.

Continuando o desenvolvimento local, foi mantido o nome referencial de Caseiros, sendo criado o distrito pertencente à Lagoa Vermelha, por Decreto Municipal em 31 de outubro de 1919.

O esforço e o desprendimento dos emancipacionistas, primeiro, pelos anos de 1965 com os padres Barnabitas, depois em 1987 pelas lideranças comunitárias. O movimento teve êxito e, em 09 de maio de 1988, pela Lei Estadual nº. 8612, foi criado o Município de Caseiros.

Município emancipado em 09 de maio de 1988, com origem do município mãe de Lagoa Vermelha, localizado junto a BR 285, a 280 km da capital, Porto Alegre, a 80 km de Passo Fundo e a 20 km de Lagoa Vermelha, na região Nordeste do Estado, com sua economia baseada na agropecuária e sustentação na atividade rural, com fortes relações de base econômica e social.

Gentílico: caseirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Caseiros, pela lei estadual nº 8612, de 09-05-1988, alterada em seus limites pela lei estadual nº 9009, de 11-01-1990, desmembrado de Lagoa Vermelha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE