Sul Região de Passo Fundo

Tudo sobre Tio Hugo

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
3.267
PIB Total
R$ 174,78 Mi
Per Capita
R$ 53.499,54
Área (km²)
114,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e agradável, ideal para explorar a cidade e suas redondezas.

🛡️

Segurança

Tio Hugo é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando uma experiência segura para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Tio Hugo é uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, rica em história e cultura, com forte influência dos imigrantes alemães e italianos. Situada no bioma da Mata Atlântica, a cidade oferece uma experiência única com suas tradições, belezas naturais e a gastronomia típica da região.

Principais Atrações

Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Construída em 1951, é um dos principais marcos históricos da cidade e um testemunho da influência da colonização alemã.

Espaço Cultural

Um espaço dedicado à cultura local, onde são realizados eventos, exposições e atividades culturais.

Caminho dos Migrantes

Uma rota que celebra a história dos primeiros habitantes da região, com paradas em locais históricos e belas vistas da mata.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Tio Hugo?

A agricultura é a principal atividade econômica, com destaque para o cultivo de feijão e outras culturas.

? Que tipo de eventos culturais acontecem na cidade?

Tio Hugo realiza festas típicas, exposições de arte e eventos religiosos que celebram a cultura local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Tio Hugo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Tio Hugo

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Pode-se afirmar que haviam vilarejos bem distintos, devido ao comércio, serrarias, atafonas e a existência de pequenas propriedades rurais e seus moradores, maioria migrantes descendentes de alemães e italianos que vieram das seguintes regiões: Colônia Velha, Taquari, Lajeado e Estrela.

Os primeiros moradores construíram escolas para os filhos aprenderem a ler, escrever e calcular. Eram as famílias que pagavam para os professores darem aulas. Nas escolas também cultivavam a fé, até que mais tarde construíram as igrejas. A primeira igreja construída, onde hoje é a sede do município, foi a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, no ano de 1951. A educação foi assumida pela Prefeitura Municipal por volta do ano de 1953, de acordo com registros encontrados.

A maioria das famílias trabalhava na agricultura. Cultivavam, logo após a derrubada e queimada das matas, o feijão. Os estabelecimentos comerciais da época vendiam querosene, soda para sabão, açúcar, tecidos em metro, fumo em corda, soga, cigarros, calçados (tamancos, chinelos, alparagatas), chapéus, louças, panelas, e demais utensílios domésticos. Os estabelecimentos comerciais compravam dos colonos manteiga, ovos, banha, galinha, mais tarde o queijo também passou a ser fabricado e comprado pelo comércio. Estes produtos eram revendidos nas cidades vizinhas; maior parte destes produtos iam para Passo Fundo.

O nome do município surgiu em 1962, quando iniciaram-se os trabalhos de construção da BR-386, estrada que liga Porto Alegre à Santa Catarina, cortando o Planalto Médio do Estado. Neste mesmo período, estabeleceu-se no Km 214 desta rodovia, o Sr. Hugo André Londero com a finalidade de instalar um Posto de Combustível. Inicialmente era um pequeno Posto de Serviços da rede Petrobrás. Hugo Londero era uma pessoa carismática, de bom relacionamento, muito atencioso no atendimento a seus clientes e prestativo em relação aos seus vizinhos e amigos. Esse carisma fez com que todos passassem a chamá-lo de tio Hugo e, por conseguinte, a localidade ficou também conhecida como Tio Hugo.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tio Hugo, pela Lei Municipal n.º 056, subordinado ao município de Victor Graeff.

Em divisão territorial datada de 1995, o distrito de Tio Hugo, figura no município de Victor Graeff.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tio Hugo, pela Lei Estadual n.º 10.764, de 16-04-1996, desmembrado de Victor Graeff, Ernestina e Ibirapuitã. Sede no atual distrito de Tio Hugo (ex-localidade). Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal